Sete coisas que você precisa saber sobre o edital de um concurso

Avatar


20 de março5 min. de leitura

Sete coisas que você precisa saber sobre o edital de um concursoTenho conversado muito com nossos professores (conheça aqui alguns de nossos mestres), que, como você sabe, também atuam como agentes públicos das mais diversas áreas. São magistrados, diplomatas, delegados, auditores, analistas, consultores etc., todos ex-concurseiros e hoje, além de colegas, bons amigos meus. Também tenho acompanhado as gravações do nosso quadro “Como Passar?”, no qual traduzimos editais de concursos Brasil afora.

Com base no que venho aprendendo nessas conversas e nessas sessões de gravação, além de em pesquisas e exaustivas leituras, concluí que seria bom escrever um artigo sobre a importância da leitura dos editais de concurso. Digo mais: fazer uma boa e atenta leitura de todas as regras do concurso escolhido pode ser decisivo para a aprovação nele. Acredite: pode até parecer algo trivial, mas o fato é que os candidatos costumam ter dúvidas e cometem erros graves simplesmente por não conhecerem direito as regras da seleção de que estão participando.

Minha principal preocupação como diretor-presidente e fundador do Gran Cursos Online é levar aos nossos alunos conteúdo útil e diferenciado, seja ele técnico ou de natureza motivacional. Dito isso, espero que a lição de hoje lhe seja de singular utilidade e aplicabilidade. Nela, responderei 7 perguntas recorrentes sobre o edital de concurso público. Tais respostas, acredito, guiarão você quando forem publicadas as regras do concurso dos seus sonhos. Sei que algumas informações que mencionarei aqui já são do seu conhecimento, mas é importante relembrá-las. Afinal, até mesmo os concurseiros mais experientes em algum momento começam a se esquecer da importância de ler na íntegra as regras do concurso, após terem feito isso diversas vezes em seleções anteriores.

1. O que é edital?

Edital é o instrumento que define as “regras do jogo”. Contém todas as informações sobre o concurso: como e quando serão as inscrições, que conteúdo será cobrado nas provas e qual será a natureza delas, como será feita a classificação dos aprovados. É o documento que traça o caminho das pedras para quem deseja conquistar a estabilidade financeira por meio do concurso público.

Trata-se de instrumento de comunicação oficial e de publicidade obrigatória. Entre a publicação do edital e a realização das provas, como sabemos, passam-se pelo menos 45 dias. Aqui, no DF, esse período é de no mínimo 90 dias. Apesar de a prática já garantir prazos como esses, existe uma proposta de que a Lei Geral do Concurso, quando editada, obrigue os órgãos e entidades a reservar um prazo mínimo de 120 dias entre a última publicação relativa ao edital e a aplicação da prova.

O texto do edital é de leitura obrigatória. É como se ele fosse a Constituição do concurso. De conteúdo extenso, às vezes bastante repetitivo e nem sempre de fácil compreensão, o edital é, de fato, a “lei” do concurso em tela. Não minimize a importância dele.

2. O que os candidatos mais inexperientes costumam ler no edital?

Os ingênuos e os marinheiros de primeira viagem limitam-se a prestar atenção a dados como quantitativo de vagas, remuneração, período de inscrição e data da prova. Alguns até chegam a “dar uma olhada” no que será cobrado nas provas, achando que, como sabem tudo, não precisam perder tempo com a leitura atenta desses textos tão extensos. Esse é um erro crasso.

3. Devo ler todo o edital ou somente algumas partes dele?

Você precisa ler todo o edital, e mais de uma vez. Todos os profissionais da área com quem conversamos ratificam o que todos os ex-concurseiros de quem recebemos relatos de sucesso afirmam: é preciso saber tudo e mais um pouco sobre o que rege o edital do concurso.

É isso aí. Há que ler o edital como se lê um texto a ser interpretado: riscando e rabiscando, assinalando os pontos-chave. Nada de preguiça! Quem tem preguiça de ler não passa em concurso; não passa em nada.

4. Devo fazer um resumo do edital?

Esse é um bom conselho, uma boa dica. Faça um resumo do edital como você faria o de um documento importante, para ser lido e relembrado antes de você sair para resolver a prova. Uma leitura rápida desse pequeno texto, e você pode se lembrar de uma tática que fará a diferença na conquista de preciosos pontos no dia D. Concurso é uma guerra, e vence quem conhece bem o inimigo. O começo desse conhecimento passa por entender a fundo como ele pensa e o que quer das suas “vítimas”. E a redação de um resumo obriga que o candidato tenha esse entendimento.

5. Devo analisar se tenho os requisitos para o cargo?

Com certeza! O candidato deve examinar atentamente quais são as atribuições do cargo para saber se terá condições de desempenhá-las bem e, por conseguinte, de ser bem avaliado e progredir na carreira com mérito e louvor. Se você perceber que não tem os atributos exigidos no edital nem o perfil para exercer bem o cargo, então trate de desenvolvê-los até a posse e a entrada em exercício no cargo.

6. Por onde começo a ler o edital?

Pelo início mesmo, dando especial atenção – nesse primeiro momento – às informações sobre a remuneração do cargo, sobre os benefícios oferecidos ao servidor e seus dependentes, se houver, e sobre a lei que rege a carreira. (Em seguida, já aproveite para consultar essa lei específica, a fim de saber, por exemplo, como se dará a progressão e a promoção.)

Esse conhecimento preliminar deve produzir em você grande motivação para começar a estudar com afinco. É comum que o candidato que lê o edital se sinta animado para conquistar a vaga o quanto antes. Um bom salário inicial ainda é um dos maiores atrativos dos talentos que se submetem às seleções públicas.

7. O que os futuros servidores leem no edital?

Quem passa em concurso lê absolutamente tudo no edital. Procura descobrir logo qual é a banca examinadora (Quebrando a banca Cespe | Quebrando a banca FCC), avalia como serão o regime e a jornada de trabalho, identifica os requisitos que serão exigidos dele e se precisará ter habilitação para dirigir. Anota a data e o local das provas e se debruça pelo tempo que for necessário ao conteúdo programático – tópicos e subtópicos –, dando especial atenção ao peso de cada disciplina, aos critérios de desempate e ao sistema de contabilização de pontos por disciplina e por grupo de disciplinas ou provas. Busca indicações de bibliografia ou, na ausência delas, avalia se é possível, pela leitura atenta das terminologias, identificar autor(es) a ser(em) consultado(s). Vê se há como obter isenção da taxa de inscrição e compreende como deverão ser elaborados eventuais recursos. Avalia se a banca admite chute e se há possibilidade de zerar a nota de alguma prova. Descobre qual será o provável local de lotação e se o concurso é somente para cadastro de reserva, e o que isso significa. Inteira-se sobre objetos que podem ou não ser levados no dia da prova e sobre o tipo de roupa com que deverá se apresentar para o fiscal de prova. Não menos importante, descobre, em seus mínimos detalhes, se o concurso terá prova discursiva e de quantas fases ou etapas será composto. Em resumo, o candidato que será aprovado sabe tudo sobre o edital e seria capaz de responder uma prova sobre ele, se fosse preciso.

Concluída a leitura atenta e criteriosa do edital, o candidato passa à elaboração do plano de estudo. É hora de verticalizar o edital (algo que também nos oferecemos para fazer, para ajudar nossos queridos alunos ?). Na sequência, o candidato deve baixar as últimas cinco provas de concursos da mesma banca e resolvê-las, com o intuito de conhecer bem o pensamento do seu examinador: se ele é do tipo que se atém à letra da lei, do tipo que aborda mais jurisprudência ou do tipo que cobra muita doutrina.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Se você acha que faltou algo sobre o assunto, deixe aqui nos comentários os pontos que você gostaria que abordássemos.

Bons estudos e GRAN sucesso,

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Veja abaixo, mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Avatar


20 de março5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital estudo para concurso