Com organização e uma tática de estudos objetiva e eficiente Amanda foi aprovada no XXI Exame de Ordem. Inspire-se.

Avatar


21 de março4 min. de leitura

tática de estudosHoje recebemos em nosso quadro de entrevistas “Cheguei Lá”, Amanda Victória Prado Lages, bacharel em Direito e uma das mais novas advogadas do Brasil, aprovada no XXI Exame de Ordem da OAB. Ela foi mais uma aluna que, acompanhada do Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online, consolidou os conhecimentos adquiridos durante o curso e direcionou os estudos para ser habilitada para o exercício profissional da advocacia.

Amanda iniciou sua preparação para o Exame de Ordem em meados de 2016, enquanto cursava o último semestre da faculdade. Ela conta que nessa época tinha a rotina muito atribulada, pois era estagiária no STJ, fazia um estágio obrigatório da faculdade, cursava a faculdade à noite e além disso, como estava na etapa final do curso, tinha que se dedicar para redigir sua monografia.

Com isso, a entrevistada conta que aproveitou as férias de julho da faculdade e do estágio no STJ para se dedicar para a primeira fase do Exame, como estava determinada em conquistar seu objetivo e sabia que quando as férias acabassem teria menos tempo para se dedicar, chegou a estudar até 10 horas diárias nesse período. Após esse período de recesso, a rotina cheia de Amanda voltou ao normal e ela voltou a estudar com foco e direcionamento total para Exame de Ordem no final de 2016, acompanhada pelo Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online.

“Minhas férias duraram 2 semanas e foi o tempo de estudo para a primeira fase. Mas quando a rotina voltou ao normal, os estudos para o Exame ficaram um pouco em 2º plano, então voltei a estudar no final do ano, em dezembro, quando concluí todas as minhas outras atividades, isso me deu quase 2 meses de estudo para a 2ª fase.”

Ela conta que sua carga horária de estudos foi turbinada após concluir a faculdade e o estágio, então conseguiu se dedicar muito mais para a segunda fase, quando conseguia estudar cerca de 6 horas diárias. Ela frisa que estudava também aos finais de semana, porém com menos intensidade. “Para a segunda fase tive mais tempo para estudar, 2 meses, pois a faculdade e estágio haviam acabado, então estudava cerca de 6 horas por dia, no final de semana eu diminuía mais o ritmo.”

Ela lembra que o estágio obrigatório que fez no último semestre da faculdade foi muito útil para a 2ª fase da OAB, pois lá praticava muito e estava sempre em contato com diversos tipo de peças processuais. 

Consciente de que a organização é fundamental para os estudos, Amanda criou uma tática de estudos eficiente e, com o seu planejamento, otimizou seu tempo para conquistar seu objetivo. Ela frisa que a resolução de exercícios e provas de Exames anteriores foram métodos essenciais em seu processo de preparação para ambas as fases, pois além de ajudar a fixar o conteúdo estudado, essa prática evidencia as disciplinas em que é necessário se dedicar mais.

“Acho que a principal técnica que utilizei nas 2 fases foi a resolução de exercícios, pois só assim conseguia descobrir meus pontos fracos nas matérias e então pude estudá-los com mais atenção. A primeira fase tem um grande número de matérias, então selecionei aquelas que mais tinham questões nas provas e revisei os principais assuntos de cada uma, para o restante eu estudava por meio de resolução de provas antigas.”

Ela conta que resolveu ter o acompanhamento do Projeto Exame de Ordem, do Gran Cursos Online, pois já havia feito outros cursos com o Gran Cursos Online e conhecia a qualidade e seriedade do curso, professores e da plataforma. 

Como sabia que a segunda fase do Exame era mais complexa e campeã nos índices de reprovação da OAB, a advogada contou com o Gran Cursos Online e o Projeto Exame de Ordem para revisar assuntos em que tinha mais dificuldade e consolidar os conhecimentos que seriam necessários para realizar a prova prático-profissional.

“Eu estudei com o Gran Cursos Online para a segunda fase do Exame de Ordem que, ao meu ver, é a fase que não tem para onde correr, ou você sabe o conteúdo ou você não tem chances, então eu resolvia questões de provas antigas. Como eu havia comprado o cursinho online, eu assistia aulas sobre as matérias que tinha mais dúvidas ou que errava mais e revisava os modelos de peças da minha área, sempre pegando os casos de provas anteriores para saber as principais teses.”

Amanda acredita que o maior diferencial para a sua aprovação foi ter se dedicado em resolver muitas provas de Exames anteriores, pois isso fez com que ela se acostumasse com o estilo da prova e, com isso, ter mais segurança para enfrentar a prova prático-profissional de Direito Penal (sua opção para a segunda fase).

“Acho que o maior diferencial na minha preparação foi a resolução de provas antigas, porque, principalmente para a segunda fase, a prática é muito importante, pois é uma prova extensa e você tem que saber escrever o que a banca quer ler. Saber identificar o objetivo da pergunta deles e ser direta te traz uma segurança maior na hora da prova e te poupa tempo e linha.”

Ela destaca as maiores dificuldades que enfrentou ao se preparar para o Exame. “Acredito que a maior dificuldade que se tem na hora de se preparar para o Exame de Ordem é a quantidade de conteúdo a ser estudado, pois o tempo sempre é curto, principalmente entre a primeira e a segunda fase, e as matérias são enormes. Saber o que estudar é um desafio, por isso considero importante um cursinho, porque ele te guia para as matérias mais relevantes.” 

A advogada lembra a sensação de ter visto o seu nome na lista de aprovados “Foi inexplicável, na hora eu estava com minha mãe, minha madrinha e minha prima e as 4 começaram a chorar no meio da rua, eu simplesmente nem acreditava que tinha conseguido.”

Ela deixa algumas dicas para os bacharéis que enfrentarão os próximos Exames da OAB ou até mesmo para aqueles que ainda não conseguiram ter êxito na prova. “Calma para estudar e principalmente para fazer a prova, não tentar estudar o conteúdo inteiro de todas as matérias e quando for fazer a prova, não deixar a pressão te consumir, pare e relaxe um pouco, se for preciso, porque atenção é tudo!”

Por fim, Amanda deixa uma mensagem para todos aqueles estudantes que, assim como ela, pretendem vencer a OAB e ingressar na advocacia.

“Não desanimem, o caminho é difícil, são 5 anos de curso e poucos meses para revisá-los, mas com calma, fé e perseverança, vocês chegam lá e quando chegarem vão ver que tudo valeu muito a pena. Cada minuto de estudo, cada noite mal dormida, isso não é nada perto do sentimento de ver seu nome na lista de aprovados.”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos OnlineResponda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

xxii-exame-de-ordem

Avatar


21 de março4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

aprovada na OAB XXI Exame de Ordem