Um programa de estudos eficiente foi o diferencial para Miguel conquistar o 2º lugar de Técnico do INSS.

Avatar


11 de janeiro4 min. de leitura

cheguei-la-960x960-miguel-a%cc%82ngelo-araujo-aguiarO quadro Cheguei Lá de hoje recebe o cearense Miguel Ângelo, 30 anos, natural de Brejo Santo – CE, município localizado na divisa com o Estado de Pernambuco.

Miguel compartilha nessa entrevista um pouco da sua história de vida, da sua trajetória nos concursos públicos e sobre a conquista da aprovação em 2º lugar no concurso do INSS no cargo de Técnico do Seguro Social – INSS na gerência executiva de Campina Grande/PB.

O entrevistado conta que agora, passado o período de preparação e aprovação no concurso, tem objetivos profissionais bem definidos e uma meta ousada, mas possível, no universo dos concursos públicos. “Meu nome é Miguel Ângelo Araújo Aguiar e tenho 30 anos. Os meus objetivos para este ano quanto à formação profissional é começar a cursar Ciências Políticas e Gestão Pública e prestar o próximo concurso de Auditor-Fiscal do Trabalho.” 

O aprovado comenta brevemente sobre o certame em que foi aprovado em 2º lugar. “Fui aprovado no concurso do INSS 2015/2016 para o cargo de Técnico do Seguro Social. Este concurso tem sido aguardado desde o início de 2015 e, como aconteceu, com previsão para uma concorrência fora da curva: mais de um milhão de inscritos para 950 vagas.” 

O aluno conta que estuda para concursos públicos desde 2008 e nessa caminhada já acumulou uma aprovação no concurso do Banco do Brasil. Ele destaca que escolheu a carreira pública por ter um perfil profissional que se associa com o serviço público e pelas vantagens de ser um servidor público estatutário. “Estudo para concursos desde 2008 e já fui aprovado no concurso do Banco do Brasil. Escolhi a carreira pública tanto por uma questão de perfil profissional como também devido às vantagens de seguir uma carreira típica de Estado.”

Miguel fala sobre o motivo da opção de realizar um concurso em outra cidade. “Dois motivos me levaram a escolher a minha lotação em outra cidade. O primeiro deles foi a concorrência. Campina Grande/PB ofereceu uma das menores concorrências neste concurso. O segundo motivo foi de cunho pessoal, para ficar na mesma cidade da minha namorada.”

Miguel comenta que fez uma preparação pré edital baseada em provas anteriores do INSS e que aproveitou o período pré prova para se familiarizar com a disciplina chave para o certame, o Direito Previdenciário. Após a publicação do edital, Miguel aumentou a carga horária para conseguir estudar todo o conteúdo programático.” A rotina pré-edital se resumiu a estudar o conteúdo programático de editais passados, principalmente as matérias específicas (Direito Previdenciário, na grande parte do tempo); durante esse período eu estudava 6 horas por dia para o INSS e 4 horas para outro concurso. Depois que foi lançado o edital, a dedicação foi inteiramente para o INSS. Fiz um programa de estudos que abarcava todo o conteúdo programático e o dividi em estudos diários de 10 horas.”

Miguel conta que no período de sua preparação já se dedicava exclusivamente para ser aprovado em um concurso público e deixou de lado o concurso que vinha estudando para se dedicar ao INSS. “Quanto a divisão das matérias, para as matérias específicas, estudei cerca de 8 horas diárias; e para as outras matérias, 2 horas por dia. 

O aprovado comenta a tática de estudos utilizada por ele na preparação. ” Dividi as matérias do edital de uma forma que eu as pudesse estudar três vezes entre dezembro e maio. Estabeleci um número mínimo de páginas para estudar e de questões para resolver diariamente. Dessa forma, diariamente eu tinha uma meta para cumprir.”

Durante o período de preparação, sempre acompanhei as dicas no blog do Gran Cursos Online e sempre estava de olho nos aulões no canal do YouTube. Os aulões de véspera para o INSS foram muito importantes; serviram como uma revisão de alto nível para mim”.

O aluno comenta que acompanhou o Gran Cursos Online durante todo o processo de preparação para o concurso. O Gran Cursos Online se tornou um companheiro diário dos estudos, onde o entrevistado utilizava a gama de recursos disponíveis da plataforma para turbinar seus estudos e com isso se manter atualizado e em constante preparação. Dentre esses recursos, ele destaca os aulões do Projeto INSS que eram transmitidos no canal do Youtube do Gran Cursos Online e fizeram a diferença. “Durante o período de preparação, sempre acompanhei as dicas no site do Gran Cursos Online e sempre estava de olho nos aulões no canal do YouTube. Os aulões de véspera para o INSS foram muito importantes; serviram como uma revisão de alto nível para mim”.

O entrevistado comenta que manteve a mesma carga horária de estudos durante todo o processo de preparação, até mesmo nos dias que antecederam a prova. O que mudou foi o foco do estudo, nos dias que antecederam a prova ele já tinha terminado de estudar o conteúdo, então fazia rápidas revisões do conteúdo e se dedicava aos exercícios. “Nos últimos dias, tirei todos os dias para fazer revisões rápidas, de 2 horas no máximo, e nas 8 horas restantes eu ficava resolvendo questões, de todas as matérias. As horas de estudos continuaram as mesmas.

“Eu sempre precisei estudar muito, sempre precisei de muitas horas – mais por uma questão de gosto mesmo -, então não diferenciava fins de semana dos dias da semana – mantinha a mesma carga horária de estudos até nos dias que antecederam a prova.”

O aprovado acredita que o diferencial para ter obtido uma ótima classificação em um concurso tão disputado foi o seu programa de estudos feito por ele aliado a sua determinação para cumprir as metas propostas. ” O diferencial foi ter feito um programa de estudos que me deu oportunidade de estudar todas as matérias três vezes. E o essencial foi cumprir as metas diárias, desde o primeiro dia.” 

O Técnico do Seguro Social comenta como foi a sensação de ter visto seu nome na lista dos aprovados no concurso.” Foi gratificante. Depois de tanto esforço e dedicação, é indescritível ver o seu nome no Diário Oficial, na lista de aprovados dentro das vagas.”

Miguel comenta sua opinião sobre quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos. Ele também comenta sobre as maiores dificuldades que enfrentou nessa caminhada. ” Na minha opinião, o maior erro é não fazerem um programa que cubra todo o conteúdo programático do edital. Outro erro é não resolver questões da Banca que organizará o concurso. Acredito que o mais difícil foi segurar a ansiedade até o dia da prova.” 

O aluno destaca alguns pontos importantes e deixa dicas de estudos para quem está começando a estudar agora, ou até mesmo para quem já enfrenta essa árdua rotina. “A dica essencial é fazer um programa que abarque todo o conteúdo programático, que não deixe nenhum item de fora dos estudos, e que faça o candidato estudar não uma vez, mas no mínimo duas vezes toda a matéria. Quanto à divisão de matérias, é importante dedicar 60% do tempo para as específicas e 40% para o resto das matérias. E usar todos os dias da semana. Fins de semana geralmente quebram o ritmo de estudos. Usar, então, os 7 dias da semana.”

Miguel conta que mesmo com a aprovação nesse concurso, seguirá estudando, pois tem metas e objetivos bem definidos dentro da carreira pública e continuará estudando para a conquista do seu sonho. “O meu objetivo agora é continuar estudando para Auditor-Fiscal do Trabalho. É onde quero fazer carreira.”

Por fim, Miguel deixa uma mensagem para todos os estudantes e concurseiros que um dia almejam Chegar Lá como ele.”Estudar sempre com afinco, com dedicação e paciência. Dedicar-se às matérias específicas do cargo que o candidato deseja ocupar, mesmo que seja por um edital passado.”  

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


11 de janeiro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

aprovado em concurso público cheguei lá