Estudar com afinco, dedicação e perseverança fizeram com que Ana conquistasse sua vaga no concurso da FUNAI. Motive-se!

Avatar


07 de fevereiro3 min. de leitura

estudar com afincoO quadro de entrevistas do Gran Cursos Online “Cheguei Lá” recebe nesta semana Ana Virgínia da Costa Araújo, piauiense, que mora em Teresina-PI desde que nasceu e que, até então, viveu sua vida toda no município e nunca havia se mudado para outra cidade.

No entanto, Ana Virgínia em um futuro próximo estará de mudança, pois foi aprovada no concurso da FUNAI que fará a lotação dos aprovados preferencialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.

Nessa entrevista, Ana Virgínia conta um pouco da sua trajetória nos concursos públicos, da sua conquista no concurso da FUNAI e das estratégias de estudo que foram utilizadas em sua aprovação.

A entrevistada conta que sua opção para ingressar na carreira pública, além da remuneração atrativa e da estabilidade surgiu com naturalidade após seguir os passos de familiares. Como muitos familiares dela trabalhavam em diversos setores da carreira pública, a aluna sempre se viu motivada a seguir os passos das pessoas próximas e de ser servidora pública.

Ela lembra que iniciou os estudos para a FUNAI assim que soube que o concurso realmente aconteceria, mesmo antes do edital ser publicado. Inicialmente se dedicava para as disciplinas básicas, pois sabia da importância de ter um bom desempenho nessa parte da prova caso quisesse ir bem no concurso. “Durante o período pré-edital procurei me concentrar nas disciplinas básicas. Estudava por 2 ou 3 horas o conteúdo e então respondia questões. Após o edital eu intensifiquei o ritmo e adicionei as disciplinas específicas.”

Ana Virgínia relata que na época da sua preparação para o concurso não estava trabalhando mas tinha seus compromissos e afazeres diários, e conciliava seus horários sempre tentando se dedicar ao máximo nos estudos. Ela também destaca quem foram seus alicerces e as pessoas que não a deixaram desanimar nos momentos difíceis. ” Na época da preparação não estava empregada, mas como todas as pessoas eu tinha afazeres domésticos, responsabilidades familiares e amigos. Havia dias bons e dias ruins, mas tinha o apoio da minha família e quando não conseguia cumprir a meta em um dia eu procurava compensar no seguinte dia.”

Ana conta que se dedicou progressivamente e estudava mais horas líquidas por dia conforme o dia da prova se aproximava. Ela lembra que se dedicou muito para as matérias específicas e que uma estratégia muito utilizada por ela no processo de sua preparação foi resolver muitos exercícios da banca que realizou o concurso (ESAF). “Com a proximidade da prova usei 2/3 do tempo de estudo para as disciplinas específicas. Neste ponto já estudava 6 horas diárias intercaladas com períodos de descanso. E sempre respondendo questões voltadas para a banca Esaf.”

A aprovada conta que o Gran Cursos Online foi um grande aliado para a conquista do seu cargo na FUNAI, pois com a plataforma completa conseguiu o acompanhamento que precisava para compreender e vencer as disciplinas constantes no edital do concurso. Ela destaca que a revisão de véspera que aconteceu no canal do Youtube do Gran Cursos Online e as dicas do professor de Raciocínio Lógico, Josimar Padilha foram de grande valia para a prova do concurso. “Destaco a super revisão de véspera do Gran Cursos Online. Foi de grande auxílio e incentivo. As dicas do Professor Josimar Padilha, de Raciocínio Lógico foram especialmente úteis.”

A entrevistada deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, ou mesmo para quem já enfrenta a jornada de preparação para concursos públicos há algum tempo. “As dicas que eu posso dar são: 1º – Estude antes do edital sair, isto é vital para sua preparação. 2º – Respeite seu corpo e sua mente, o descanso é tão importante quanto o esforço. Aprendi isto a duras penas. Costumava estudar direto, sem descanso, e além de mentalmente exausta, fracassava em conseguir a tão sonhada aprovação. Não ficava nem mesmo próxima da classificação. Somente quando passei a equilibrar períodos de estudos com de repouso foi que comecei a apresentar resultados.”

Ela conta que ainda se enxerga estudando para conquistar seus próximos planos para o futuro e conta que a sensação da conquista no universo dos concursos vicia e, por isso, motiva…”Pretendo continuar estudando para concurso. Acho que estou viciada nisso.”

A ex aluna descreve a sensação que sentiu ao ver seu nome na lista de aprovados do concurso.”Sensação de vitória e de alegria incomensurável.”

Por fim, Ana Virgínia deixa uma mensagem para todos aqueles que almejam, assim como ela  “Chegar Lá”. “Não desista. Se na primeira vez falhar, tente de novo e de novo.”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-222-1

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


07 de fevereiro3 min. de leitura