Concurso Anvisa – Regressiva: dica gratuita de Gramática!

Avatar


07 de outubro2 min. de leitura


1Eu, a vírgula e o chefe

A vírgula antes da conjunção “e” incomoda muita gente, sobretudo os generalistas de plantão. Quem já ouviu falar: “não se coloca vírgula antes do e”. Afirmações como essa castram o produtor do texto, pois limita sua liberdade. Aproveito para contar aqui um segredo: já fui vítima de ditadores ortodoxos. Quando era burocrata, tive um chefe na repartição que impostava a voz e dizia: “Claiton, retire esta vírgula, porque já tem o e neste trecho”. Contudo, ele não era tão mau assim, pois sempre me dava a opção de usar a vírgula desde que eu retirasse a conjunção e. Era inadmissível usar os dois juntos. Eu – não por cristalina obediência, mas por falta de fundamentação “normativa” – sempre a retirava sem a mínima contestação. Prevalecia, então, a hierarquia. Ufa! Hoje estou liberto da amarra da regra pela regra, ou seja, a regra como fim. Uso os sinais de pontuação como um pintor renascentista que, ao usar a variação de cores frias e quentes, obscurece os elementos secundários, e destaca os elementos mais importantes. Note que só de “raiva” usei, no período anterior, a vírgula antes da conjunção coordenativa “e” (mero recurso estilístico ou birra). Observe que o “e” introduz uma oração coordenada sindética aditiva com sujeitos idênticos. À luz da gramática normativa, não se emprega – em regra – a vírgula antes do “e” nas orações coordenadas sindética aditivas com sujeitos idênticos. No entanto, posso utilizá-la como recurso estilístico, ou seja, para dar ênfase à conjunção. Gosto muito da frase notável da professora Tereza Cavalcanti: “Não podemos normatizar a estilística”. Devemos contemplar a intencionalidade do “artista”. Agora, você que fará a prova da Anvisa me pergunta: o examinador do Cespe admite, na prova objetiva, a vírgula antes do “e” introduzindo orações coordenativas aditivas. Observe o item abaixo.

 

(CESPE/TRE/PI/2016) A discussão sobre a participação dos analfabetos na vida política nacional remonta aos tempos do Brasil colônia e se mantém durante a formação da sociedade brasileira e os processos de reconhecimento de direitos e de visibilidade social das diferentes parcelas sociais anteriormente excluídas do processo democrático.

A correção e a coerência do texto seriam mantidas se inserisse uma vírgula logo após o vocábulo “colônia” (linha 3).

Gabarito oficial: C

Comentário

Ao se empregar a vírgula imediatamente após o vocábulo “colônia”, a correção e a coerência serão preservadas. Como eu disse no texto, não se emprega, em regra, vírgula nas orações coordenadas sindéticas aditivas com sujeitos idênticos. No entanto, posso utilizá-la como recurso estilístico, ou seja, para dar ênfase à conjunção. Cuidado! Não use a regra pela regra. Neste item, o examinador contemplou o aspecto estilístico.

 

Até a próxima!

______________________________________________________________________________________________

Claiton Natal – Bacharel e licenciado em Língua Portuguesa, é conhecido principalmente por ser especialista em provas para concursos públicos. Já lecionou em escolas, cursos pré-vestibulares e faculdades. Atualmente, atua em preparatórios para concursos públicos e ministra cursos e palestras em empresas, órgãos públicos e faculdades.

 

 

_______________________________________________________________________________________________

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico Administrativo
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 78
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7.680,06
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 4 de dezembro de 2016

edital

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


07 de outubro2 min. de leitura