Concurso INSS 2016: 15 dicas de reta final para a prova objetiva. Confira!

Avatar


11 de maio6 min. de leitura

Dicas INSSNo próximo domingo, 15 de maio, mais de um milhão de candidatos ao concurso do Instituto Nacional do Seguro Social  participarão da primeira etapa do concurso que oferta 950 vagas para técnico e analista do seguro social.

Foram dias, meses e até anos de estudo, dedicação e abdicação, mas que, com certeza, valerão a pena quando estiver garantida sua vaga na carreira pública. Há menos de três meses, a publicação do edital e a expectativa em tornar-se um Técnico em Seguro Social do INSS fizeram com que suas horas fossem direcionadas à realização de um sonho. E a hora chegou.

Aulão de véspera neste sábado, 14 de maio, inscreva-se gratuitamente. Clique aqui!

Agora, o momento é de colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo desse período. Não há receita, cartilha ou manual, quando o candidato está a um passo da realização. A prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores.

E falando nisso, nossos professores listaram algumas dicas importantes que poderão fazer a diferença no momento da prova. Veja:

Direito Previdenciário, professor Carlos Mendonça

  1. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas.
  2. O processo de justificação administrativa é parte de processo antecedente, vedada sua tramitação na condição de processo autônomo.
  3.  O valor do abono anual correspondente ao período de duração do salário-maternidade será pago, em cada exercício, juntamente com a última parcela do benefício nele devida.
  4. O pagamento da cota individual da pensão por morte cessa pela adoção, para o filho adotado que receba pensão por morte dos pais biológicos, salvo quando o cônjuge ou companheiro adota o filho do outro.

Direito Constitucional, professor Wellington Antunes

5. Segundo a CF, nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

 

 

 

Direito Administrativo, professor Rodrigo Cardoso

6. O servidor público ocupante exclusivamente de cargo em comissão é filiado obrigatório do RGPS, em que pese possuir vínculo estatutário. A anulação de ato administrativo produz efeitos ex tunc, podendo ser promovida pela Administração ou pelo judiciário, se provocado. Respondem de forma objetiva (independente de dolo ou culpa) as pessoas de direito público e as pessoas de direito privado que prestam serviços públicos. A administração indireta é formada pelas entidades administrativas que possuem personalidade jurídica própria e são vinculadas à administração direta. A concessão e a permissão de serviços públicos exigem licitação e são formalizadas mediante contrato, por prazo determinado. Em regra, o poder de polícia é discricionário; porém, em certos casos será vinculado, como por exemplo, nas licenças. O direito administrativo integra o ramo do direito público e possui quatro fontes: lei, jurisprudência, doutrina e costumes.

Ética, professor Glauber Marinho

7. No aspecto etimológico (origem e significado) ética deriva do grego ethos e significa costumes, valores, hábitos e tradições. O mesmo significado se tem para moral, no entanto esta tem origem do latim mos. Para a filosofia, a distinção entre os dois conceitos se torna clara, já que a ética passa a ser uma ciência e a moral seu objeto de estudo. Da mesma forma, ética e universal (imutável), moral é cultural/temporal (variável).

 

 

Lei 8.112/90, professor Rodrigo Cardoso

8. Segundo o art.119 da Lei n° 8.112/90, o servidor não poderá exercer mais de um cargo em comissão, pois o cargo comissionado é de dedicação exclusiva. No entanto, o servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade (§ único do art. 9º da Lei nº 8.112/90).

 

Raciocínio Lógico, professor Josimar Padilha

9. Na prova, se a questão expõe uma situação onde existem elementos que pertencem a mais de um conjunto, teremos que aplicar diagramas de Venn, em que o termo “ou” significa união, o termo ” e” significa interseção e o termo “apenas” exige exclusividade. Uma proposição simples possui apenas uma ideia, enquanto uma composta tem mais de um pensamento e possui operador lógico. Não se esqueça que o número de linhas de uma tabela verdade na lógica bivalente é dado por 2n, já na trivalente é dado por 3n, em que n é o número de proposições simples. Tautologia é uma proposição composta que será sempre verdadeira independente dos valores das proposições simples, muitas vezes se torna mais prático e rápido tentar mostrar que uma proposição não é uma tautologia. Quanto a porcentagem é de suma importância observar que o referencial será 100% e que teremos uma relação diretamente proporcional entre as grandezas.

Interpretação de Texto, professora Viviane Faria

10. Interpretar um texto de uma prova elaborada pela banca examinadora CESPE é mais do que somente ler e entender. Para se tornar um hábil julgador dos itens formulados, é imprescindível que você, além de paciência para reler vezes necessárias, tenha a capacidade de contextualizar e intertextualizar a produção presente. Por isso, tenha em mente que o que ali se encontra escrito é resultado de um conjunto de ideologias e informações de uma dada época, organizado de forma denotativa ou conotativa, para que você o compreenda, e não para que crie posicionamentos de concordância ou discordância. Entenda que seu papel, naquele momento, é analisar se o autor em questão disse ou tentou transmitir ideias sobre determinado assunto, e não o de avaliar se ele expôs uma verdade.

11. Além dos documentos chamados “padrão ofício” – Ofício, Aviso, Memorando –, o Manual de Redação da Presidência da República traz a Exposição de Motivos e a Mensagem. Este é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, com a finalidade de encaminhar projeto de lei ordinária, complementar ou financeira; encaminhar medida provisória; indicar autoridades; pedir autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do País por mais de quinze dias; entre outras mensagens. Já aquele é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para informá-lo de determinado assunto, propor alguma medida, ou, ainda, submeter a sua consideração projeto de ato normativo. Tenha em mente essas informações.

Fique com as dicas e boa prova!

LOAS, professora Núbia Lima

12. A Lei n° 8.742/1993, se refere a normatização da Política de Assistência Social, enquanto uma política pública, dever do Estado e direito do cidadão.  Ela está prevista nos arts 203 e 204 da Constituição Federal. Sendo assim, não se esqueça que a Política de Assistência Social, é universal, não contributiva, terá direito a ela a quem dela necessitar, seu objetivo é atender indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

 

Decreto 6.214/03, professora Núbia Lima

13. O Decreto n°6.214/2003, normatiza o Benefício de Prestação Continuada, conhecido como BPC. Não se esqueça que o BPC é um benefício que pertence a Política de Assistência Social (LOAS), porém sua operacionalização é realizada pelo INSS. Lembre-se! O BPC corresponde ao repasse mensal, no valor de um salário mínimo, destinado a pessoas com deficiência e pessoas idosas a partir de 65 anos ou mais, independente de contribuição, que não possuam meios de prover o próprio sustento ou tê-lo provido por sua família e que possuam a renda per capita inferior a 1/4 de salário mínimo.

 

Direito Administrativo, professor Ivan Lucas

14. O servidor público ocupante exclusivamente de cargo em comissão é filiado obrigatório do RGPS, em que pese possuir vínculo estatutário. A anulação de ato administrativo produz efeitos ex tunc, podendo ser promovida pela Administração ou pelo judiciário, se provocado. Respondem de forma objetiva (independente de dolo ou culpa) as pessoas de direito público e as pessoas de direito privado que prestam serviços públicos. A administração indireta é formada pelas entidades administrativas que possuem personalidade jurídica própria e são vinculadas à administração direta. A concessão e a permissão de serviços públicos exigem licitação e são formalizadas mediante contrato, por prazo determinado.

15. Em regra, o poder de polícia é discricionário; porém, em certos casos será vinculado, como por exemplo, nas licenças. O direito administrativo integra o ramo do direito público e possui quatro fontes: lei, jurisprudência, doutrina e costumes.

Informática, professor Jeferson Bogo

16. Vamos relembrar as extensões padrão de cada programa do pacote Libreoffice: Writer – ODT / Calc – ODS / Impress – ODP. E ainda que todos permitem salvar o arquivo em edição como PDF através do menu arquivo: Exportar > Exportar como PDF ou através do botão este presente na barra de ferramentas.

 

 

NÃO ESQUEÇA!

  • bullet1.gif (844 bytes)O descanso é fundamental. É necessário que o corpo esteja bem preparado para o momento da prova. Uma noite mal dormida pode atrapalhar a concentração e memorização dos pequenos detalhes adquiridos ao longo dessa jornada. Evite bebidas alcóolicas e poucas horas de sono. Descanse o máximo possível de sábado para domingo, de preferência as oitos horas indicadas.
  • bullet1.gif (844 bytes)Alimente-se bem, comidas leves para evitar aquela sensação de cansaço e sono. Beba água regularmente.
  • bullet1.gif (844 bytes)Não deixe para chegar ao local da prova minutos antes, esteja preparado e bem informado quanto ao local. Certifique-se dos seus dados e leia atentamente as exigências da banca organizadora.
  • bullet1.gif (844 bytes)Leve documentos e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (duas, para possíveis imprevistos).

Agora é com você! A equipe Gran Cursos Online está na torcida e aguardando seus resultados nessa parte objetiva!

Boa prova!

Equipe Gran Cursos Online

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS 2016).
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Cebraspe (Cespe/UnB)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico do Seguro Social; Analista do Seguro Social
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Nível médio e superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Estados: Nacional
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 950
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: Até R$ 8 mil
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: ENCERRADAS
  • bullet1.gif (844 bytes)Taxa: R$ 65 ou R$ 80
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 15 de maio de 2016

edital

Estudando para o concurso do INSS? Prepare-se com quem mais aprova há 26 anos e conquiste a sua vaga. Confira os nossos cursos de reta final para o INSS: Revisaço com Resolução de Exercícios e Simulado Comentado (com questões autorais em videoaula) e Gran Dicas Online – Dicas inéditas teóricas e exercícios selecionados.

Apenas no último concurso do INSS aprovamos 577 alunos, incluindo os primeiros lugares. Confira aqui. Todos os cursos online estão de acordo com o novo edital.

Cursos Online – Início imediato

Diferenciais exclusivos: Visualizações ilimitadas, início imediato, simulados online, cronograma de estudos online, banco com mais de 200 mil questões, material didático e muito mais.

matricule-se 3

grupo-inss 001

Depoimentos de alunos aprovados AQUI.

MARIANA

 

Avatar


11 de maio6 min. de leitura