Concurso SEDF 2016: saiba tudo sobre a carreira por quem entende do assunto!

Avatar


04 de julho4 min. de leitura

Concurso SEDF 2016

O edital do concurso da Secretaria de Educação do DF (Concurso SEDF 2016) deverá sair nas próximas semanas com oferta de nada menos que 2,9 mil vagas.

O edital do concurso da Secretaria de Educação do DF (Concurso SEDF 2016) deverá sair nas próximas semanas com oferta de nada menos que 2,9 mil vagas efetivas em cargos de níveis médio e superior. Segundo anúncio feito pelo governador de Brasília nesta segunda-feira, dia 4 de julho, o edital completo será publicado em até 40 dias, ou seja, até a primeira metade de agosto.

O concurso é indispensável para que a educação do DF não entre em colapso. Segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, 1.609 professores da rede pública estarão aptos a se aposentar até o fim de 2016. O número representa 5,4% do efetivo atual, composto por 29.748 funcionários. O levantamento aponta que, caso não seja realizado nenhum concurso para a categoria, 11% dos professores do DF podem se retirar – cumprindo os requisitos para pedir aposentadoria por tempo de contribuição e idade – até o fim do mandato de Rodrigo Rollemberg, em 2018.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO GRAN CARREIRAS: PROFESSOR DA SEDF

Conhecer a função e as peculiaridades do cargo é essencial para quem deseja ingressar na Secretaria de Educação. Pensando nisso, o Gran Cursos Online promoveu um bate-papo com o professor Carlinhos Costa. Ele destacou pontos importantes que precisam ser levados em consideração por quem estuda para ingressar na mais importante das carreiras, a de professor.

O professor Carlinhos deu uma ótima dica sobre a leitura dos conteúdos cobrados no edital, a técnica de ler, grifar e copiar o conteúdo no caderno é a que melhor funciona para ele. “A leitura tem que ser no mínimo duas, três vezes.
Você não vai ler só uma única vez e vai achar que aprendeu. Você vai ler uma vez, vai reler, vai separar aquilo que é mais importante pra você depois constituir aquilo que você quer.”

O professor comentou sobre a possibilidade da prova de redação ser aplicada pela primeira vez no concurso para o magistério. “O concurso da Secretaria de Educação nunca teve redação. Então, esse é o primeiro tem essa possibilidade de existir. O professor Julio, que é o Secretário de Educação, já contou isso algumas vezes na mídia. A gente tem ouvido falar por muitas pessoas que esse concurso terá redação e pra mim é muito interessante que tenha redação porque a gente tem colegas que têm grandes dificuldades de escrever e o professor ele é um pesquisador. Naturalmente é essa a lógica, quando você faz uma graduação você é um pesquisador e a pesquisa precisa de escrita, então eu acho que nada mais justo do que o profissional que vai entrar na Secretaria que é um órgão interessante, que oferece bastante coisas boas, também saiba ser um pesquisador. Saiba escrever e saiba produzir”, afirmou.

“Eu sempre falo em sala e alguns alunos ficam chateados comigo – Ah Carlinhos, você defende que tenha redação? – Defendo. E a redação vai selecionar os melhores, então você precisa ser o melhor. A gente estuda a parte objetiva e você precisa estudar para constituir o seu texto. Você fica bom naquilo que você faz muito, então escreva muito. Escreva, faça as redações. Estudar para parte subjetiva é igual a estudar para a parte objetiva a diferença é que você vai ter que produzir um texto com isso”, aconselhou Carlinhos.

Diversos outros pontos são abordados pelo professor, que dá dicas para as provas objetivas, dicas para a provável prova de redação, peculiaridades da carreira de professor e tirou dúvidas dos alunos que assistiam ao bate-papo ao vivo. Assista abaixo e conheça os detalhes desta fascinante carreira.

Sobre o concurso

O concurso da Secretaria de Educação do DF (Concurso SEDF 2016) trará como organizador o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB). A banca adotará um modelo de cobrança totalmente diferente do último certame para professores, que ocorreu em 2013 pelo IBFC. Mas prometendo vagas também para candidatos de nível médio, na carreira de assistência à educação do DF, o Cespe/UnB foi quem ficou a frente da seleção para diversos cargos de nível médio, não devendo haver grandes modificações no conteúdo programático.

Os candidatos/as devem se guiar pelo conteúdo dos últimos editais, tendo em mente o método de cobrança da nova banca. O centro organiza os maiores certames do país e foi o encarregado de planejar e executar o último para a carreira de assistência, e de lá para cá ocorreram significativas mudanças na legislação. Na ocasião o Cespe, referência no Brasil, aplicou somente uma prova objetiva, com 120 itens para julgamento de certo ou errado, para avaliação dos candidatos. A prova esteve dividida em conhecimentos básicos (língua portuguesa, atualidades, noções de informática, matemática, raciocínio lógico e legislação. A parte de conhecimentos específicos foi apenas para o cargo de secretário escolar e versou, dentre outros assuntos, sobre gestão secretarial, processos administrativos, gestão do atendimento a clientes na secretaria escolar, gestão contábil-financeira, todos no modelo Cespe de cobrança.

Os postulantes ao posto de Professor de Educação Básica, da Carreira Magistério Público do Quadro de Pessoal do Distrito Federal foram avaliados por meio de 50 questões objetivas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, atualidades, noções de direito administrativo e lei orgânica do distrito federal) e 20 de Conhecimentos Específicos.

A banca organizadora é conhecida por seu modelo de provas “certo e errado”, que difere da ampla maioria das provas de concursos públicos que contam com cinco alternativas em cada questão (sendo apenas uma correta). As provas do Cespe/UnB possuem apenas duas opções de resposta: correto ou incorreto. Mas é na pontuação que está a polêmica, pois cada erro do candidato anula um acerto. Em uma prova com 100 questões, por exemplo, um candidato que acerta metade das questões e erra a outra metade fica com a pontuação final igual a zero.

Portanto, conhecer a banca é tão importante quanto os estudos. A preparação de um candidato para concurso público exige não apenas conhecimento das matérias de prova, determinação férrea para estudar até o último momento e foco absoluto na meta final da aprovação. É preciso que ele conheça também a banca que vai aplicar a prova e como ela costuma abordar cada uma das disciplinas que farão parte do concurso, a fim de responder o que foi perguntado pelo examinador e não desperdiçar preciosos pontos com respostas divergentes do pensamento de quem elaborou as questões.

Detalhes:

  • Concurso: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Concurso SEDF 2016)
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos:  Professor; Analista; Técnico; Monitor
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Estados: DF
  • Número de vagas: 2,9 mil (imediatas + cadastro de reserva)
  • Remunerações: Até R$ 5 mil
  • Situação: EDITAL IMINENTE
  • Previsão p/ publicação do edital: 2016

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

BLOG

garantia GCO

Apostila digital para o concurso da SEDF por apenas r$ 21,90

liv-blog-sedf-analista-min

Antecipe sua preparação e saia na frente!

Depoimentos de alunos aprovados AQUI.

CHEGUEI-LÁ (2)  MARGARIDA  CHEGUEI-LÁ2  CHEGUEI-LÁ (7)

 

Avatar


04 de julho4 min. de leitura