Concurso SEDF: dicas de Língua Portuguesa. Por: Elias Santana

Avatar


20 de janeiro2 min. de leitura

Concurso SEDF Língua PortuguesaNos dois próximos domingos (dias 22 e 29 de janeiro), haverá provas para a seleção de novos servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A concorrência será ferrenha, e os mais bem preparados é que irão conquistar as vagas. Para todos os cargos, a língua portuguesa será cobrada. E o que estudar nessa reta final? O artigo de hoje é para te dar algumas dicas!
1. O que você aprendeu, revise. Com o que você não aprendeu, tenha paciência. As provas do Cespe exigem do candidato mais do que conteúdo; elas também avaliam o autoconhecimento. Agora é a hora de você ter certeza do que sabe, para colocar em prática no dia do exame. Também é preciso que você saiba quais assuntos nunca foram bons para você, porque, nesse caso, é melhor deixar em branco do que anular questões certas.

2. Exercícios e simulados. Esses são os instrumentos mais poderosos nesses últimos dias. Você deve se colocar em situação de prova, a fim de avaliar perfeitamente seu rendimento. Além disso, os exercícios feitos a partir de questões já aplicadas pela banca trazem ao candidato segurança acerca do estilo adotado pelos elaboradores do Cespe.

3. Organização durante a prova. Meu conselho para quem vai fazer o concurso para cargos de nível médio: Primeiramente, leia todas as questões de português, dividindo-as em gramática e texto. Comece a prova por gramática; depois, texto. Jamais leia o texto sem ler antes as questões. Para cargos de nível superior: assim que a prova for iniciada, faça suas preces e leia a proposta de redação, para que você comece a refletir acerca do tema. Em seguida, siga o mesmo procedimento acima citado para nível médio.

4. Redação boa é redação planejada. Seu primeiro questionamento deve ser: o que falarei para cada um desses tópicos apresentados pela banca? Faça uma lista dos pontos centrais, ainda sem iniciar a composição do texto. Em seguida, use os pontos levantados para elaborar o rascunho. Por fim, confirme tudo o que você montou, repassando o texto para a folha definitiva. Nada de ficar mudando de ideias o tempo todo, ok? Confie em seus conhecimentos!

5. Assuntos muito cobrados pelo Cespe nos últimos certames: análise de textos, coesão, tipologia textual, concordância, regência, crase, reescritura, colocação pronominal, funções do SE e do QUE, semântica de conjunções, período composto (principalmente orações subordinadas) e pontuação.

Ao longo dessa preparação, realizei muitos eventos online com meus alunos, a fim de oferecer a eles a melhor preparação possível! Quem efetivamente estudou está apto a conquistar uma vaga! Se você fez sua parte, fique seguro de que Deus cuidará do resto! Um forte abraço! Boa prova!

Elias Santana


Elias Santana – Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


20 de janeiro2 min. de leitura