Conheça Seu Professor – Weslei Machado – Analista Judiciário do TSE

Avatar


29 de março3 min. de leitura

Formado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, o nosso entrevistado é o professor Weslei Machado, que exerce atualmente a função de Analista Judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Assessor do Desembargador do TJDFT. O professor do Gran Cursos Online também dá aula de Direito Constitucional e é assessor do Curso de Direito da UCB.

A experiência de lecionar aconteceu ainda durante a faculdade. “Ao longo do curso, por precisar de dinheiro, dava aulas para meus colegas de sala e eles me remuneravam por isso. Após as experiências iniciais, descobri que a sala de aula me proporcionava experiências inigualáveis. De um lado, cresço como profissional e como ser humano, já que aprendo diariamente com meus alunos; de outro, participo e auxilio na realização dos sonhos e projetos de meus alunos”, afirma.

Conforme relata o professor, a escolha do serviço público ocorreu pelos benefícios ofertados nessa carreira, mas se tornou algo muito maior. “Inicialmente, decidi ser servidor público em razão da estabilidade, remuneração, direitos e vantagens. Depois, com o tempo, percebi como posso participar da busca de uma sociedade melhor, da solução de alguns problemas no exercício de minhas atribuições. Enfim, atualmente, o serviço público me permite desempenhar um papel social com o qual me realizo”, conta.

Weslei Machado dá aulas das disciplinas de Direito Eleitoral, Direito Constitucional e Regimento de Tribunais há 10 anos, mas conta que teve certa dificuldade quando começou a lecionar. “A inexperiência e a necessidade de adaptação com a sala de aula dificultaram meu ingresso em sala de aula. Além disso, a grande quantidade de informações a serem transmitidas de forma descomplicada e objetiva ao aluno constituem dificuldades inerentes à profissão”, lembra.

 

O ingresso no serviço público também teve suas dificuldades. “No serviço público, tive dificuldades em entender o funcionamento da burocracia e adaptar-me à forma de funcionamento da Administração Pública,” confidencia.

O professor comenta as táticas que utilizou para conseguir a sonhada aprovação “Acima de tudo, paciência. A aprovação em concurso, o desenvolvimento de uma carreira são projetos que exigem esforço, dedicação e resiliência. O aprendizado e a sua memorização são tomados pelo esforço. Não é fácil a vida cotidiana de estudos, de um pequeno distanciamento familiar e social, durante um tempo. Entretanto, acima de tudo, não podemos desistir. Temos que nos adaptar aos novos desafios e continuar até alcançarmos nosso objetivo”, aconselha.

Durante as horas de estudo, o professor confessa uma mania estranha: “Gosto de estudar em locais movimentados da casa. Apesar dos ruídos, das pessoas passando, esse ambiente me permite não me sentir sozinho e, com isso, consigo me concentrar mais e apreender mais conteúdo”. Apesar disso, ele ainda admite ter dificuldade com algumas matérias como Português, Raciocínio Lógico e Informática.

Como é de se imaginar, o docente tem facilidade para aprender Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Processual Penal, Direito Civil.

Apesar de trabalhar em um dos mais prestigiados Tribunais do país. Weslei Machado ainda não trabalha no cargo dos sonhos, mas isso deve mudar em breve. “Ainda não trabalho no cargo dos sonhos, mas já fui aprovado para ele. Estou, atualmente, classificado em 3º lugar em um concurso para o cargo de Promotor de Justiça. Em breve, teremos a nomeação. Enquanto isso, continuo aqui estudando para poder ser um servidor melhor, um professor melhor.”

Quando não está trabalhando ou dando aulas, Weslei gostar de assistir filmes e andar de carro.

Nosso professor deixa uma mensagem para aqueles que ainda estão na busca pela aprovação: “Independentemente da sua dificuldade, dos seus problemas, do grau de dificuldade do concurso do cargo de seus sonhos, da concorrência, não deixe de lutar. Apesar dos “gigantes”, temos que usar as ferramentas que temos para vencê-los todos os dias. Não se amedronte, não desista!!! Seja forte e corajoso e, com a técnica adequada, com o seu esforço e com a ajuda de DEUS”.


Sobre a série “Conheça seu Professor”

Conseguir uma vaga no serviço público é o sonho de milhões de brasileiros e se preparar tendo o suporte de profissionais reconhecidos no mercado de trabalho e no mundo jurídico é o que todo mundo deseja. A nova série do Gran Cursos Online, “Conheça o seu Professor”, vai trazer para perto dos candidatos a experiência de cada professor e as dicas e macetes que cada um deles pra fazer a diferença na sua história de sucesso.

Ao longo dos próximos meses, os alunos poderão conhecer de perto a história de diversos professores reconhecidos e de larga experiência profissional que fazem parte da renomada equipe do Gran Cursos Online. Onde trabalha, o que levou a escolher tal profissão, quais foram as dificuldades enfrentadas até conseguir o cargo dos sonhos e muitas outras curiosidades você vai descobrir com a gente nessa nova série.

Acompanhe nosso blog todas as semanas e saiba um pouco mais sobre os professores do Gran Cursos Online. Você vai se surpreender com as histórias de superação, determinação e força de vontade de cada um deles. A cada semana uma nova história para você se inspirar!

 

Avatar


29 de março3 min. de leitura