Decisão do STJ: Portadora de hepatite B eliminada de concurso poderá tomar posse!

Avatar


28 de abril2 min. de leitura

Decisão do STJ: Portadora de hepatite B eliminada de concurso poderá tomar posse!

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão unânime, determinou a posse imediata de candidata aprovada em concurso público que foi considerada inapta para assumir o cargo de auxiliar de serviços gerais por ser portadora de hepatite B.

No âmbito administrativo, o laudo médico atestou que a doença era “grave, contagiosa e especificada em lei como invalidante”. Ao analisar mandado de segurança da candidata, o Tribunal de Justiça de Rondônia considerou que ela não tinha direito à nomeação diante do risco de contaminar outras pessoas – risco que, para aquela corte, poderia ser presumido.

No STJ, a candidata defendeu que não há norma legal nem editalícia que a proíba de ser investida no cargo de zeladora. Afirmou ainda que os exames médicos atestam a presença da patologia, mas na forma não ativa e assintomática.

Discriminação

O ministro Rogerio Schietti Cruz, relator do recurso, verificou que o laudo produzido pela administração pública não menciona as formas de contágio nem a presença de sintomas da doença para demonstrar eventual incompatibilidade com o exercício do cargo – que, para ele, não apresenta nenhuma peculiaridade capaz de justificar tais cuidados.

Por outro lado, o relatório médico apresentado pela candidata, além de atestar que seu quadro clínico é ótimo e assintomático, informa que a transmissão do vírus da hepatite B se dá por relação sexual ou contato sanguíneo.

O relator disse que o ato que eliminou a candidata deixou de apresentar seu principal requisito de validade: a necessária fundamentação. Segundo Schietti, em situações assim, a administração teria de demonstrar concretamente que as condições do candidato, em razão da doença, são incompatíveis com o exercício do cargo, “sob pena de configurar inadmissível ato de discriminação”.

Probabilidade

De acordo com o ministro, o STJ já decidiu que o candidato considerado inapto em exame médico não pode ser eliminado de concurso por motivos abstratos e genéricos, situados no campo da probabilidade. Nessas hipóteses, disse o relator, a jurisprudência impõe que “o laudo pericial discorra especificamente sobre a incompatibilidade da patologia constatada com as atribuições do cargo público pretendido” (RMS 26.101).

Ele mencionou que a administração pública tem retirado da relação de exames médicos exigidos nos concursos a sorologia para HIV e hepatite B, principalmente por afrontar o princípio da dignidade da pessoa humana.

“No atual cenário brasileiro, em que se busca dissipar toda e qualquer forma de discriminação, não se mostra razoável a exclusão de uma candidata em concurso público apenas pelo fato de estar ela acometida de uma moléstia que não apresenta sintomas ou risco iminente de contaminação”, concluiu.

Leia o voto do relator.

 

Novo concurso em breve

O Superior Tribunal de Justiça (concurso STJ)  já está em pleno processo de elaboração do novo concurso para os cargos de técnico (nível médio) e analista (superior), que proporcionam vencimentos de R$ 6.117,88 e R$ 9.555,93, respectivamente. Portanto, essa é a melhor hora de iniciar a preparação, a fim de se adiantar à concorrência, antes mesmo da abertura da seleção. De acordo com a Coordenadoria de Imprensa do órgão, a comissão responsável pelo concurso trabalha para definir a oferta de vagas, o que deverá atrair para Brasília um grande número de interessados. A expectativa é que, nos próximos dias, haja alguma definição quanto a algumas especificidades do edital. A informação inicial era de que 90 oportunidades seriam oferecidas. Leia +

Prepare-se com quem mais aprova há 25 anos e conquiste a sua vaga! 

O Gran Cursos Online possui uma equipe altamente qualificada e cursos diferenciados, o nosso Gran Juris – Carreiras Jurídicas. O corpo docente reúne a melhor equipe de professores, em sua maioria juízes, promotores, auditores, delegados. Clique na imagem abaixo e confira os mais variados cursos voltados para a área.

gran juris 2015

Continue Lendo

tribunais grupo

Avatar


28 de abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso stj decisão edital STJ