Determinada, com foco total e um alvo certo Márcia soube driblar adversidades e conseguiu sua ascensão profissional. Motive-se!

Avatar


20 de outubro5 min. de leitura

cheguei-la-quadrado-facebookMárcia Regina Zgoda, 45 anos, cursou o magistério e iniciou sua vida na carreira pública ainda muito cedo como professora. Lecionando, trabalhou em instituições públicas e privadas durante algum tempo, mas por conta da baixa remuneração e falta de valorização do profissional de Educação decidiu optar por certames federais no ano de 2011. Atualmente está concluindo sua segunda graduação, no curso Serviço Social.

Nossa entrevistada logrou êxito no concurso do INSS – 2012 no cargo de Técnico do Seguro Social e conseguiu a excelente 2ª colocação no último concurso do INSS – 2016 para o cargo de Analista do Seguro Social com formação em Serviço Social e compartilha conosco suas experiências e dificuldades na difícil trajetória da busca pelo cargo público.

Márcia conta o início da sua caminhada nos concursos públicos. “Sou da época do ensino médio profissionalizante, quando cursei o Magistério, logo, minha experiência com concursos públicos vem desde os dezoito anos, láááááá no século passado, como professora. Lecionei por mais ou menos sete anos em escolas públicas e particulares e desisti em função dos baixos salários, infelizmente, após trabalhar também em empresas privadas. Estudo para concursos federais desde 2011. Em 2012 passei para técnico do INSS e agora em 2016 para analista/assistente social.“

Nossa entrevistada conta que na sua preparação para os certames teve que ter foco total em seu objetivo, sabia o que queria e não media esforços para atingir a sua meta. A rotina de estudos foi árdua e intensa e Márcia aproveitava seu tempo ao máximo para dedicar-se durante várias horas por dia em busca do seu sonho. A rotina de estudos foi intensificada depois da publicação do edital “Minha rotina para os concursos foi de FOCO TOTAL!!! Para o de técnico chegava a estudar 10 horas por dia, para o último (analista) estudei menos tempo por dia, pois já estava trabalhando. Depois do edital o que muda é que nem mesmo os domingos são perdoados. Como eu já estava trabalhando, minha “sorte” foi que precisei fazer uma cirurgia para reconstruir os ligamentos de um joelho e fiquei 04 meses de licença, então assistia as aulas do Gran Cursos Online 12 horas por dia…como dizem, “tudo tem seu lado bom”…bendita cirurgia, ok! A cicatriz ficou parecendo uma centopeia, mas tudo tem seu preço, até já me apeguei a ela.”

Como dito anteriormente, nossa entrevistada teve um imprevisto (cirurgia) no período da sua preparação  ela conseguiu se dedicar para as matérias específicas do certame durante os 4 meses que estava de licença médica. Márcia estudou exaustivamente até o dia que antecedeu a prova. “Dediquei-me intensamente para as matérias específicas nos 04 meses de licença. Desta vez, pelo fato de estar trabalhando, não relaxei nem mesmo nos dias finais, estudei até a véspera, coisa que não aconselho, pois no dia da prova estava bem tensa, cansada e com dificuldade de concentração. Em outros concursos que pude descansar nos dias finais foi  mais tranquilo.”

A Analista do Seguro Social relata que adquiriu um outro curso para se preparar para o certame, porém, se viu insatisfeita e concluiu que esse curso não conseguiria atende-la com excelência para buscar um sonho, um projeto de vida. Foi então que Márcia optou pelo Gran Cursos Online, gostou da metodologia, professores e da abrangência de todo conteúdo no curso. Seu método para estudar e fixar o conteúdo se deu apenas com leituras das apostilas de conteúdo e com as vídeo-aulas do Gran Cursos Online. E claro, muito foco e dedicação para assistir aulas e ler conteúdos incessantemente, inclusive finais de semana e dias que antecederam a prova. “ Não sou boa estrategista, não me adapto a roteiros, simplesmente assisto as aulas e leio as apostilas inúmeras vezes, resolvo poucas questões. O Gran Cursos Online foi decisivo!!!! Havia adquirido um curso da empresa pela qual tinha estudado para o concurso de 2012 e não fui feliz, não senti segurança, então adquiri o do Gran Cursos Online e recuperei as esperanças.”

Márcia acredita que teve alguns ingredientes que foram seus diferenciais perante aos outros candidatos no período da preparação. Ela tinha um foco certo, um objetivo concreto e queria alcança-lo a qualquer custo, superando o cansaço diário para conseguir se dedicar cada dia mais, ao máximo. ”Penso que meu diferencial é mesmo o foco e a dedicação, pois acompanhando outros concurseiros que não foram aprovados,  notei que dedicaram-se menos, não sabiam exatamente o que queriam fazer, estavam um pouco hesitantes….”

A aluna conta que essa seria a primeira prova da banca Cespe que ela faria, e como muitas pessoas falavam sobre ser uma banca com um grau de dificuldade muito alto, Márcia ficou um pouco apreensiva, mas se surpreendeu positivamente. “Eu não sabia o que esperar de uma prova da CESPE, nunca havia feito e todos diziam que era muito difícil, mas ao fazer a prova me surpreendi, achei que o bicho perdeu as outras 06 cabeças e a que restou era bem amigável…… esperava passar sim , isso até ver o gabarito…aí….quando vi que havia acertado apenas 95 questões, chorei pitangas e abacaxis…pensei que não conseguiria passar dentro das vagas…algumas questões errei por desatenção, penso que por culpa do cansaço, por isso afirmei que o que fiz não é aconselhável. Mas, quando saiu o resultado final, outra feliz surpresa ao ver meu nome na segunda colocação, aí é que perdi de vez o medo do CESPE….pense numa pessoa medrosa!!!”

A entrevistada atribui o insucesso de alguns concurseiros ao fato de não terem um objetivo concreto traçado, um objetivo a atingir – seja ele em uma área ou um cargo específico. ”Penso que os maiores erros de quem não consegue  a aprovação, ao menos é o que vejo em meus colegas, é a falta de foco num concurso específico e começar a estudar somente depois de autorizado o concurso, típico ” de galho em galho com direito a uma paradinha na lagoa”.

Na sua intensa caminhada de estudos Márcia conta que uma das poucas dificuldades que enfrentou, além de administrar o tempo, dizia respeito a conseguir materiais confiáveis e de boa qualidade para os conteúdos do cargo de Serviço Social. A aluna gosta muito de estudar e é uma leitora compulsiva esses atributos a auxiliaram muito a não ter uma rotina dramática de preparação e na facilidade de compreensão dos conteúdos. “O mais difícil foi encontrar boas aulas na matéria específica, acho  que Serviço Social é tão jovem que as empresas não têm experiência na área, dificuldade que me foi sanada pelo Gran Curso Online, no mais, tirando o tempo que é sempre escasso, nada me foi difícil, eu verdadeiramente AMO estudar e sou uma leitora compulsiva, costumo dizer que na falta de um bom livro, até ler uma bula de remédio me deixa feliz e credito a isso minha facilidade de compreensão e memorização.”

A aluna pontua as estratégias que deram certo para que ela conseguisse sua aprovação no certame. “Como falei anteriormente, não monto um plano de estudos, organizo  o material e assisto as aulas exaustivamente, leio as apostilas várias vezes e raramente resolvo questões. Penso que as horas da manhã são as melhores para a memorização. Ah! Sim, ter uma boa noite de sono é fundamental.”

Apesar de já acumular algumas conquistas e aprovações em cargos públicos, Márcia não se deu por satisfeita e traçou seu próximo objetivo. “Sim, pretendo continuar a estudar, aliás, já estou estudando direito do trabalho, pretendo tentar analista TRT e AFT do Ministério do Trabalho, que não sei exatamente que denominação tem hoje, pois com essas questões políticas os órgãos públicos estão sofrendo crises de identidade.”

Márcia deixa uma frase para os estudantes que almejam um cargo público:

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.” Sêneca.

E finaliza com um agradecimento feliz, de quem Chegou Lá!

“Obrigada Gran Cursos Online e parabéns pela equipe competentíssima, não me canso de usar os superlativos em se tratando dos professores desta empresa, eles merecem !!! Muito obrigada!!!

_____________________________________________________________________________________________________________

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


20 de outubro5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá concurso inss e motivação