Equilíbrio físico e mental contribui para o sucesso do concurseiro. Por: Juliana Gebrim

Avatar


14 de setembro3 min. de leitura

Equilíbrio-físico-e-mental-contribui-para-o-sucesso-do-concurseiro

Estudar para concursos exige muito dos candidatos. A época da preparação necessita de horas de estudo, mas é preciso ter preparo físico e mental para alcançar o desejado cargo público. Para isso, estar com a saúde em dia contribui e muito para a qualidade dos estudos e da preparação.

De acordo com a psicóloga do Gran Cursos Online, Juliana Gebrim, os cuidados com a saúde física, como o sono reparador, alimentação adequada, postura correta e condicionamento físico, devem ser os primeiros a serem cultivados.

– Quem estuda necessita ter um preparo físico, pois estudar é extremamente desgastante. A coluna vertebral é pouco cuidada, e devemos prestar atenção no zelo dela, pois a postura física ruim pode levar a uma série de problemas. Muitas pessoas também engordam muito quando estudam. Depois gastam o salário com saúde mal cuidada, resquícios dessa época.

Além de preparar o corpo, o concursando também precisa estar com a mente pronta para encarar o ritmo de estudo. Portanto, o equilíbrio psicológico é fundamental. A psicóloga explica que o estresse é necessário para termos motivação para realizar algo, mas em certo nível ele paralisa, prepara o corpo para a fuga ou para lutar.

– Jogamos substâncias o tempo todo nele ao lidarmos com o estresse. Cada um tem uma parte do corpo fraca, podemos ter sequelas no estômago, dores na cabeça, dores musculares etc. É uma questão de tempo estourar em algum local.

Para evitar o desgaste físico e mental que atrapalha a preparação, Gebrim aconselha ter a organização como principal guia na hora dos estudos e em outros aspectos da vida.

– A organização nessa hora é um conceito bastante amplo. Organização psicológica, como o equilíbrio e autoconhecimento; organização familiar: não se deixar abater por pessoas próximas e saber dizer não; organização social: ter relações construtivas; organização biológica: cuidar da saúde; e organização subjetiva: ter cuidado com os pensamentos e aspectos inconscientes.

Recursos para lidar com o estresse na rotina de estudos podem contribuir para a qualidade da preparação. Exercícios de alongamento ajudam a diminuir o estresse em dez minutos. No entanto, momentos de distração, como acessar o Facebook e olhar o celular com frequência, devem ser utilizados cuidadosamente.

– Isso é perda de tempo e quando os alunos olham já se passaram horas de estudo desperdiçadas. A organização aqui é necessária. Estude duas horas e descanse dez minutos. Isso pode aliviar muito a carga afetiva que os estudos adquirem.

A ansiedade é outro fator que deve ser controlado na fase preparatória e na véspera da prova. Gebrim recomenda manter a discrição e falar para o mínimo de pessoas que se estuda para concursos para evitar cobranças.

 – Isso causa um estresse tremendo e uma ansiedade em relação ao futuro, além do medo de não passar.

Ter foco em um concurso ou área específica e estudar constantemente com esse objetivo é uma forma de estar mais bem preparado para quando sair o edital.

– O maior erro das pessoas é dar aquele gás ao sair o edital. Edital deve ser revisado. Não abra nenhum edital se não tem domínio das principais matérias.

A psicóloga do Gran Cursos Online recomenda conhecer o local da prova com antecedência e não estudar nas 40 horas que a antecedem.

– A cabeça deve descansar.

Juliana Gebrim

Psicóloga clínica e neuropsicóloga conhecida e reconhecida por seu trabalho e palestras em todo o Brasil. Inúmeras especializações. Psicóloga clínica (UNB – Universidade de Brasília). Mestrado (UNB). Trabalho de 2 anos com o gênio Luiz Pasquali (LABPAM-UNB). Neuropsicóloga (IPAF-Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal). Terapeuta com certificado internacional pelo Institute EMDRIA e EMDR Ibero-Americano-Francine Shapiro-(EUA). Terapeuta especialista em Brainspotting com David Grand(CA-EUA). Psicóloga perita(UNB-CEFTRU). Psicóloga especialista em Play of Life com CarlosRaimundo (Austrália). Terapeuta especialista em Barras de Access Conciousness com Jeffrey L. Fannin. Especialista em Thetahealing com Leonardo Codignoli(Brasília). Especialista em PMK(Psicodiagnóstico Miocinético). Experiência de 20 anos em psicoterapia,sendo 10 anos atuando em ambulatório e hospital-dia psiquiátrico(CAAP-VIDA). PRIMEIRA e ÚNICA psicóloga no BRASIL a fazer uma teoria usada em clínica , e patenteada em 5 esferas, sobre EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSOS PÚBLICOS. Trabalho com dezenas de resultados e amplamente divulgado em todo o Brasil, pelos pacientes. Palestrante, professora de EQUILÍBRIO EMOCIONAL PARA CONCURSOS PÚBLICOS,em vários cursinhos preparatórios. Palestra já vista por mais de 20 mil pessoas. Programa na plataforma do Gran Cursos Online: Divã do Concurseiro.


 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


14 de setembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

atento concurseiro estudar