Esforçar-se vale a pena.

Avatar


28 de outubro3 min. de leitura

esforçar-se

O artigo desta semana fala sobre a importância do concurseiro esforçar-se ao máximo para alcançar suas metas e objetivos, das dificuldades e dos benefícios que esse esforço pode trazer

Todo ser humano tem sonhos, certo? Na verdade, passamos a vida tentando torná-los reais, não é mesmo? Muitas vezes, eles parecem distantes e inatingíveis, tanto que pensamos em desistir por não nos sentirmos capazes de concretizá-los. Então, por que algumas pessoas conseguem realizá-los com relativa tranquilidade ou chegam bem perto disso enquanto outras desistem logo na primeira dificuldade? O que diferencia as pessoas em relação a sua capacidade de persistir?

Creio que a resposta está na necessidade – que em algumas pessoas é gigante; muito, muito forte – e no esforço que cada um emprega – em maior ou menor grau, a depender do tamanho da sua necessidade – para alcançar seus objetivos. O fato é que nada – nada mesmo! – pode ser obtido sem esforço, e tudo é possível com ele. Sou da opinião de que todo esforço terá, ao fim e a cabo, sua devida recompensa. Por isso, acredito muito na força deste conselho: mesmo que tudo nos leve a concluir que um alvo é impossível de alcançar, não podemos desistir do nosso sonho. Precisamos buscar força dentro de nós, pedir ajuda divina e trabalhar muito duro, mas nunca desistir.

Se você quer ser bem-sucedido, deseja mesmo o sucesso profissional em uma carreira com estabilidade financeira e muitas outras vantagens, precisa se dedicar nada menos do que 100% a tornar esse projeto realidade. Deve estar preparado para atingir o seu limite máximo de dor física e emocional e entregar o melhor de si para fazer com que as coisas aconteçam. Acredite na beleza dos seus sonhos e na possibilidade de realizá-los.

Atribui-se a Thomas Edison a frase: “Gênio é 1% inspiração e 99% transpiração”. Podemos adaptar essa ideia à nossa realidade de preparação para a conquista da carreira pública. Ficaria algo assim: “Bem-sucedidos são 10% genialidade e 90% esforço, muito esforço”. Em nosso contexto, não existe possibilidade de vitória sem sacrifícios. Se eu desejo muito algo, eu preciso me dedicar continuamente até conquistar esse algo. Os amadores se limitam a sonhar e sonhar; nós, verdadeiros profissionais dos estudos, trabalhamos duro para fazer de nossos sonhos realidade, com a aprovação no concurso público.

Mas há um detalhe. Quando alguém decide ir em busca de seus sonhos, precisa ter em mente que em vários momentos precisará tomar decisões difíceis, mas inadiáveis. Chegará a hora de optar pelo estudo em vez do lazer, e por mais estudo ainda no lugar do convívio com a família. E agora eu lhe pergunto: Você tem a coragem necessária para abraçar o seu sonho e fazer sacrifícios em nome dele? A resposta a essa pergunta é o divisor de águas entre os exitosos e os fracassados; os felizes e os infelizes. Ouça o seu coração para saber a resposta e em hipótese alguma dê ouvidos a pessoas pessimistas ou menos persistentes do que você.

Os candidatos esforçados sabem que diariamente enfrentarão adversidades. Sorte e azar os acompanharão por toda a estrada. O que eles fazem com a sorte é o que os torna vitoriosos. Lembre-se de que o fracassado é aquele que cai e não se levanta mais. Até a queda final, ainda é possível se recuperar e se tornar bem-sucedido. Afinal, errar é humano: é a vida ensinando algo que se precisa aprender.

Em síntese, é o esforço contínuo e determinado que quebra a resistência e vence todos os obstáculos. E sabe quando você será recompensado de fato por todo o empenho que tiver destinado a seu projeto? Só quando bater aquele cansaço típico de quando se está exaurido. Acredite: é nesse momento que você será tomado pela conquista arrebatadora. Quanto mais a pessoa se dedica e intensifica seu esforço físico, intelectual ou moral para a realização de algum projeto ou tarefa, mais sorte e sucesso terá. A fórmula é simples assim!

Veja bem: mesmo que você se esforce e acredite, pode ser que as coisas não aconteçam de fato, que elas não saiam como você esperava, ou pelo menos com a rapidez que você imaginava. Todavia, se há uma certeza, é esta: enquanto você não se esforçar nem acreditar de verdade, nada vai acontecer mesmo. Não custa repetir: o sucesso nada mais é do que fruto de esforço, muito esforço.

Portanto, motive-se e continue caminhando, alimentando seus sonhos e se esforçando. Sempre em frente, amigo concurseiro, que você conquistará a tão sonhada vaga no serviço público. Você é capaz, e nós do Gran Cursos Online estamos juntos com você nessa missão.

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

___________________________________________________________________________________

Gabriel Granjeiro

GabrielDiretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

___________________________________________________________________________________

Avatar


28 de outubro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

motivação palavra de quem entende