Estude, viva feliz e seja aprovado

Avatar


20 de outubro3 min. de leitura

estude-viva-feliz-2“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação.” Bernadinho

Para trazer para o nosso contexto a frase do senhor Bernardo Rocha de Rezende, grande técnico, mestre, guru, líder e vencedor, eu a reescreveria assim: “A paixão pelos estudos tem de ser maior do que a vontade de passar no concurso”. Tudo tende a ser favorável a quem trabalha de maneira apaixonada, com fé e convicção. Quando alguém se dedica a algo com amor, alegria e entrega total, o universo conspira para a realização e concretização de qualquer sonho. No nosso caso, o sonho é ser aprovado e classificado em concurso público.

Amigo, tome nota disto: antes mesmo de criar o hábito de estudar, desenvolva o de manter o contentamento em qualquer situação. Demonstre felicidade com o que tem em vez de inveja pelo que os outros têm e você não. As pessoas felizes entendem que as graças e dádivas vêm do senso de merecimento, do sacrifício e das escolhas acertadas. Importante ressaltar que estar feliz com o que se tem não significa estar acomodado. Uma coisa não tem nada a ver com a outra: uma é a fonte para o sucesso profissional e pessoal; a outra é a receita para uma vida aquém da ideal, bem abaixo das possibilidades e provavelmente medíocre e fracassada.

Alegria atrai alegria. Felicidade dá margem a boas ideias. Mais do que isso, desarma as pessoas, abrindo a mente delas para o recebimento de informações. Não se engane: adotar postura otimista frente à vida é muito importante para a aprendizagem e a assimilação, por exemplo, dos conteúdos dos editais de concurso. A atitude do candidato enquanto está na “fila” da preparação para concurso é o que determina, desde logo, como será o futuro dele. Afinal, amigo, quem é o único responsável por sua felicidade e sucesso senão você mesmo?

Pode estar certo de que bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo gostariam de estar no seu lugar, tendo a opção de estudar e de aprender enquanto busca por uma vida mais confortável. No entanto, essa multidão não tem escolha: está apenas sobrevivendo dia após dia, seja lutando por comida, seja fugindo de guerras, da seca, da morte.

Hoje vivemos a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, com episódios de violência similares aos que conhecíamos apenas pelos livros de história medieval. Todavia, não é você que está passando por isso. Você está – talvez com até muito sacrifício, sim – pagando por cursos, assistindo aos nossos eventos gratuitos e acompanhando as nossas mensagens no conforto do seu lar, na casa de um parente ou em uma biblioteca. Você tem a oportunidade de estudar com os melhores para realizar um projeto que ainda lhe permitirá fazer a diferença na vida do outro, servindo-o bem, no papel de autoridade pública. O fato é que você tem o poder de mudar sua própria vida, ao passo que bilhões de pessoas em todo o mundo não podem nem sonhar com essa possibilidade. Portanto, alegre-se e demonstre gratidão.

Pesquisas revelam que poucas pessoas têm bem claro o seu objetivo de vida. Menos ainda sabem que querem mesmo é trabalhar para o governo. Você faz parte da pequena parcela da população que está convencida de que a carreira pública é o melhor lugar para levar uma vida confortável, servindo ao próximo. Assimile isso, por favor!

Felicidade é um estado de espírito, de bem-estar, de sorte. Fixe em sua mente que somente você – exclusivamente você – é o responsável pelos rumos da sua vida e não deixe o medo ou o mundo impedi-lo de realizar os seus sonhos. Saiba que ninguém muda ninguém sem antes mudar a si mesmo. Por isso, altere a sua forma de se dedicar aos estudos e entregue-se a eles com alegria. Você só terá bons frutos para colher: muitas e sucessivas aprovações.

Estamos aqui, todos do Gran Cursos Online, contentes e felizes porque você, amigo concurseiro, confiou a nós o seu projeto de vida, de preparação e de felicidade. Seguiremos juntos até a vitória final.

Saber encontrar a alegria e a razão naquilo que se faz é a mais autêntica forma de felicidade.

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Precisando de mais motivação? Confira aqui mais artigos!

Como vencer seu maior concorrente nos concursos públicos?

Cinco erros que os vencedores NUNCA cometem!

Guia de sobrevivência (e de superação) num mundo altamente competitivo

O poder do pensamento positivo nos concursos e na vida

Concursando – O maior erro é parar de estudar!

 

Gabriel Granjeiro


Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

Avatar


20 de outubro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

motivação palavra de quem entende