Fim da internet ilimitada: mitos e verdades

Avatar


16 de maio4 min. de leitura

Fim da internet ilimitadaMilhões de concurseiros(as) em todo o Brasil estão preocupados com a informação de que a internet poderá deixar de ser ilimitada. A notícia se espalhou nos últimos dias e teve como origem os novos contratos de banda larga fixa com limite de tráfego da Vivo, em meados de fevereiro de 2016. O sistema de franquia de dados, que é comum nos planos de internet para celular, prevê que a velocidade da internet seja cortada ou reduzida ao atingir o limite de dados contratados no plano ou a cobrança pelo tráfego excedente.

Plano de Serviço Vivo Internet 8Mbps

Plano de Serviço Vivo Internet 8Mbps

A imagem acima é o resumo do plano de 8 Mbps da Vivo, incluindo uma referência direta ao novo contrato, como exemplo. Percebam que o plano de 8 Mbps possui 100 GB de franquia de consumo de dados.

O Gran Cursos Online é a 1ª escola preparatória para concursos públicos a se manifestar publicamente contra o fim da internet ilimitada, entretanto, é importante esclarecermos alguns mitos e verdades sobre o tema:

  • Todos os usuários de banda larga fixa da Vivo GVT estão com tráfego limitado.

Mito. No caso do ADSL, permanecem inalteradas as condições para quem contratou o serviço até 04/02/2016. Já para Vivo Fibra e a banda larga da GVT, os contratos continuam iguais para os usuários que adquiriram os serviços até 1º/04/2016. Ou seja, nos dois casos, os contratos antigos continuam iguais, prevendo uso ILIMITADO de internet. Aos que contrataram planos de ADSL após 04/02 e Vivo Fibra após 1º/04, a Vivo promocionalmente deixará ILIMITADO até dezembro de 2016.

  • Net sempre teve franquia de dados em seus planos de banda larga fixa.

Verdade. Segundo o site da operadora, seus planos de internet fixa sempre foram regidos por franquias de uso, desde a inauguração da empresa em 2004.

  • Operadora Oi lança novos contratos com franquia de dados para banda larga fixa.

Verdade. A Oi, após o lançamento de novos contratos com limite de tráfego imposta pela Vivo GVT, também optou em novos contratos com franquia de consumo de dados. A operadora afirma ainda que, por ora, a internet, mesmo para os novos contratos, continuará ilimitada por prazo indeterminado.

  • As operadoras não oferecerão planos de internet ilimitada.

Mito. O Governo Federal anunciou que os planos de internet ilimitada deverão coexistir com os planos de franquia de dados. Outro fato importante noticiado no dia 12 de maio é que o Ministério das Comunicações publicou uma portaria exigindo que as operadoras tenham, ao menos, um plano de internet ilimitada.

  • Banda larga fixa da Live TIM é ilimitada e não há planos de franquia de dados.

Verdade. Não há nenhuma menção a limitação de internet fixa no site da operadora.

  • Com um plano de 100 GB de franquia de dados mensal, é possível assistir apenas a 100 horas, por mês, de vídeos ou a, aproximadamente, 100 episódios de uma série, por mês, na Netflix. Em alta qualidade, o número de séries cai para 33 episódios de uma série por mês.

Verdade. Segundo o site da Netflix, você usa cerca de 1 GB de dados por hora em cada transmissão de vídeos com definição padrão. Considerando que o tráfego de uso do Facebook, Whatsapp, Instagram, YouTube, navegação, emails com anexos etc. é relevante, as 100 horas/mês para o Netflix podem ser reduzidas a muito menos.

  • Baixo (0,3 GB por hora)
  • Médio (SD: 0,7 GB por hora)
  • Alto (a melhor qualidade de vídeo: até 3 GB por hora para HD e 7 GB por hora para Ultra HD)

Houve um momento em que o Governo Federal e a Anatel não estavam com objetivos alinhados, entretanto, a Anatel anunciou neste dia 22/04, a proibição de limitação da internet fixa, por prazo indeterminado.

  • O limite de franquias inviabilizará os meus estudos online para concursos.

Mito. Embora acreditemos que vamos vencer juntos esta batalha contra as operadoras, estamos preparados para o limite de tráfego, com videoaulas extremamente otimizadas (bitrate otimizado) para um baixíssimo consumo de dados e média qualidade de áudio e vídeo. É fato que as videoaulas não estão em alta resolução. Em meados de 2017, teremos uma versão das videoaulas em FULL HD (1080p), todavia, com a possibilidade de franquia de dados na internet fixa, optamos, por padrão, em entregar a melhor qualidade possível de vídeo e áudio, na forma mais otimizada e com o menor consumo possível de tráfego.

Considerando o plano supracitado de 100 GB por mês, o nosso curso da Receita Federal com 950 videoaulas de 30 minutos em média e as otimizações realizadas por nossos engenheiros broadcast e TI, o consumo total das 950 videoaulas será de 65 GB, ou seja, será possível assistir ao curso inteiro ao longo de um mês. Considerando que o intervalo de tempo entre o lançamento do edital e uma prova é, em média, de 3 meses, o tráfego gasto será de ~ 21,66 GB por mês, tendo como remanescente aproximadamente 80% da franquia de dados para consumo em navegação em internet, Whatsapp, Facebook, Viber, emails, Netflix, Spotify etc. O cálculo é bem simples, cada videoaula custará, em média, 0,07 GB.

Por que as operadoras resolveram limitar a internet?

Eis os cenários de receitas bilionárias perdidos pelas operadoras:

  1. Ligações DDI (internacionais), telefonia fixa e móvel: após a entrada do Skype no mercado, além de outros softwares VoIP com preços mais atraentes, as ligações DDI de forma convencional caíram bastante, deixando de ser uma fonte expressiva de lucro às operadoras. Com as ligações via Whatsapp, Viber, entre outros, por meio das conexões 3G e 4G, as ligações em telefonia fixa e móvel tornaram-se escassas, salvo se forem entre telefones da mesma operadora, pois essas ligações são ilimitadas. O próprio Presidente da Vivo chegou a dizer que Whatsapp era pirataria;
  2. SMS: Após a entrada dos aplicativos de mensagens como o Whatsapp, Viber, Telegram, Facebook Messenger, entre outros, as operadoras deixaram de lucrar aproximadamente R$ 13,9 bilhões de reais em 2011;
  3. TV: A Netflix já ultrapassou o número de 75 milhões de assinantes em todo o mundo. Logo, boa parte das pessoas estão cancelando suas caríssimas assinaturas de TV para assinarem o Netflix por R$ 19,90, com o primeiro mês grátis.

O que restou?

Restaram os planos de banda larga e a única forma que as operadoras encontraram para aumentar seus lucros foi pressionando o Governo para que os planos atuais sejam limitados e que surja um novo plano ilimitado mais caro. Outro ponto crucial é que as operadoras sabem que o Netflix, jogos online, Spotify, Whatsapp, Instagram, Facebook, Snapchat, Viber, YouTube etc. são os serviços com maior tráfego. Portanto, limitar a internet em uma franquia de dados e reduzir a velocidade após a franquia ser atingida, faria com que os usuários diminuíssem o uso destes serviços, podendo fazer com que boa parte de suas receitas bilionárias sejam retomadas, o que não faz o menor sentido nas tendências da internet.

Caros concurseiros e caras concurseiras, temos que ficar atentos, pois as operadoras vão lutar para que os planos ilimitados fiquem mais caros, uma vez que já sabem que vão perder essa briga contra os gigantes Netflix, Whatsapp etc., logo, a única saída que eles possuem no momento é apresentar planos limitados e ilimitados, tornando os planos ilimitados mais caros.

O que o(a) concurseiro(a) pode fazer para impedir a limitação da banda larga fixa?

  • Assinar a petição online no Aavaz.
  • Entre em contato com a Anatel e com os deputados e senadores que você elegeu. É dever deles defender os direitos dos cidadãos.

Bons estudos e GRAN sucesso,

Rodrigo CaladoRodrigo Calado é Diretor-executivo e Co-fundador do Gran Cursos Online. Atua no mercado de concursos públicos desde 2004. Formado em Gestão da Tecnologia da Informação e pós-graduando em Governança de TI pela Universidade Católica de Brasília. Tem paixão pela área de infraestrutura de TI, ensino a distância e empreendedorismo.

Avatar


16 de maio4 min. de leitura