Guia de Sobrevivência do Concursando por Wellington Antunes

Avatar


29 de novembro1 min. de leitura

Guia de Sobrevivência do ConcursandoOlá, querido(a) leitor(a)!

Em 2003, iniciou-se minha trajetória no mundo dos concursos públicos. Desde então, deparei-me com muitas situações adversas, as quais tive de aprender a driblar para que eu pudesse alcançar minha vitória, o sonho de me tornar um servidor público. Nessa jornada, infelizmente, eu encontrei muitas pessoas (muitas mesmo) que, consciente ou inconscientemente, tentaram me desmotivar, com todo tipo de palavra negativa. Entretanto, graças a Deus, olhando sempre para o meu foco, eu consegui vencer.

Atualmente, sou servidor do Ministério Público da União, um dos mais respeitados órgãos do Brasil. Recentemente, também fui aprovado, em sétimo lugar, para o cargo de Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados (estou aguardando a nomeação). Hoje, além de me dedicar ao ensino – tarefa na qual me sinto realizado –, eu faço questão de renunciar boa parte do meu tempo para poder compartilhar, gratuitamente, sementes de motivação, pois acredito que esta seja fundamental para que não haja desistência durante a jornada.

Eu sei que a caminhada entre o momento em que sonhamos com a aprovação em um concurso público e a sua realização é longa e cheias de altos e baixos. Às vezes, encontramos até alguns “espinhos”. Isso, embora não seja – em um primeiro momento – algo bom, acaba “filtrando” (estreitando) os que realmente estão dispostos a realizar seu sonho.

Nestes textos, que compartilho a seguir, além de conhecimentos adquiridos com pesquisa, você encontrará situações reais – e muitas delas acerca da minha caminhada –, as quais objetivam contribuir com a sua aprovação.

Essa é a missão deste material. Mantenha-o sempre por perto. Sempre que der aquela vontade de “chutar o balde” e desistir, respire fundo e conte até “mil”, se necessário; recarregue sua bateria com as sementes de motivação; e continue sua jornada. A perseverança é a chave do sucesso.

Eu realmente acredito no instituto do concurso público. Ele, embora necessite de melhorias, é um relevante instrumento democrático de acesso aos cargos públicos. Vale muito a pena todo o esforço empreendido.

Clique aqui e faça o download gratuito do Guia de Sobrevivência do Concursando

Sucesso na jornada!


Wellington Antunes

wellington-antunesProfessor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”.


 

Avatar


29 de novembro1 min. de leitura