A infalível lei da semeadura!

Lei da semeadura, o que nós colhemos é o que plantamos!

Avatar


15 de dezembro3 min. de leitura

 Olá querido leitor.

tamanho-quadrado-15Hoje quero tratar, de forma bem objetiva, da conhecidíssima lei da semeadura, segundo a qual nós colhemos o que plantamos. Levando em conta essa máxima, pergunto a você: como está a sua semeadura na preparação para concursos? E mais: você está satisfeito com os “frutos” que tem colhido?

“… O estudo regular é peça chave nessa trajetória rumo à aprovação.”

 

Veja. Na preparação para concursos, sabemos que o estudo regular é peça chave nessa trajetória rumo à aprovação. Entretanto, temos vivido épocas tão conturbadas que, a cada dia, parece que está mais difícil continuar na luta.

 

Além das situações pessoais como cansaço, estresse, preocupações, falta da grana, família, etc, existem as situações externas, como por exemplo, as notícias bombásticas sobre os concursos, as quais são, sem dúvida alguma, uma das que mais causa impacto na cabeça dos concursandos.

Embora não seja tão fácil lidar com isso, é preciso continuar em nossa jornada, pois somente aqueles que se mantiverem na corrida conseguirão chegar à linha final, na qual se encontra a vitória.

Olha só.

Diz um provérbio bíblico que “quem fica observando o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.” (Eclesiastes 11.4) Neste mesmo texto, ainda encontramos: “pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.” (Eclesiastes 11.6)

Deste provérbio aprendemos que se ficarmos esperando o momento em que todos “os ventos” estejam a nosso favor, nunca semearemos. Isso é totalmente válido para a preparação para concursos. Note: qual seria o contexto ideal no mundo dos concursos?

– muitos concursos

– muitas vagas imediatas

– poucos concorrentes

– muito tempo para estudar entre a publicação do edital e a data da prova

– muito tempo diário disponível para estudar

– o que mais???

Embora esse contexto seja lindo, falando francamente, ele é meio utópico (para não dizer totalmente).

Nestes mais de 10 anos envolvidos com o mundo dos concursos, ainda não me deparei com situações em que todas essas variáveis estivessem presentes (quando muito, 1 ou 2).

Então, não podemos ficar parados, sem semear, esperando essa situação. Temos de continuar lançando nossas sementes de estudos, de fé, de disciplina, de coragem, de persistência, pois, no tempo certo, elas vão florescer.

“Temos de continuar lançando nossas sementes de estudos, de fé, de disciplina, de coragem, de persistência, pois, no tempo certo, elas vão florescer.”

 

Esse princípio de continuidade, independentemente das circunstâncias, é extraído da citação acima, que nos orienta a “pela manhã, semear a semente e, à tarde, não retirar a mão, porque não sabemos qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas”.

A questão aqui é: precisamos continuar, diariamente, lançando as nossas sementes, elas vão prosperar. Lembrando que quem não semeia não colhe.

Vale destacar que cada semente tem o seu tempo próprio para florescer e crescer. Dessa forma, precisamos ter esse entendimento, sabendo que algumas levam mais tempo que outras para crescer.

“… Cada semente tem o seu tempo próprio para florescer e crescer.”

 

Há sementes que precisam de maior tempo para crescer porque primeiro geram grandes raízes para, depois disso, florescer as primeiras folhas.

Talvez você esteja na jornada dos estudos e ainda não esteja vendo as flores ou os frutos. Se você está semeando, é bem provável que sua semente esteja criando as raízes para que o crescimento seja constante e duradouro.

Enquanto os frutos não vêm, continue semeando e regando suas sementes com gotas de perseverança, de melhoria contínua, de fé, de humildade…

Caso os frutos que estão chegando não estejam te agradando ainda, mude a semente. Mude a estratégia. Sementes diferentes geram frutos diferentes. Se lançar sempre a mesma semente, sempre colherá o mesmo fruto.

“Caso os frutos que estão chegando não estejam te agradando ainda, mude a semente. Mude a estratégia.”

 

O agricultor que pretende colher abacate e diariamente planta laranja, vai precisar mudar a semente.

Avalie a sua trajetória e veja o que precisa ser mudado para que você possa colher os frutos que tanto deseja.

Por fim, lembre-se que o fruto que se colhe é sempre maior do que a semente que foi lançada. O retorno, além de certo, é sempre superior ao que investimos.

“… O fruto que se colhe é sempre maior do que a semente que foi lançada.”

 

Essa é a infalível lei da semeadura.

Sucesso

Até a próxima.

Wellington Antunes

 


Wellington Antunes

wellington-antunesProfessor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”.


Avatar


15 de dezembro3 min. de leitura