Lições de Forrest Gump para os concurseiros

Avatar


06 de março5 min. de leitura

Lições de Forrest Gump para os concurseiros“A minha mãe sempre disse que você tem que colocar o passado para trás antes que possa seguir em frente.” – Forrest Gump

Algum tempo atrás, atendendo a pedidos de nossos amigos internautas, elaboramos uma lista de filmes de conteúdo motivacional direcionado aos concurseiros (link). O artigo foi um sucesso, tornando-se um dos nossos campeões em curtidas e compartilhamentos. Poucos sabem disso, mas, para chegar àquela seleção de filmes, tão adequada ao nosso contexto, tivemos de assistir a dezenas de outros, e mais de uma vez. Foi bastante trabalhoso, como você pode imaginar. Mas nossa intenção era mostrar que a vida não é mesmo fácil para ninguém. Pretendíamos demonstrar que, em geral, alcançamos as vitórias e o sucesso depois de muita dor, depois de muito choro e após incontáveis decepções e sacrifícios. De fato, a felicidade só costuma vir depois de muita garra e fé na força do destino e no trabalho planejado, organizado, dirigido, controlado e focado.

Além desse artigo que já mencionamos, produzimos outros com o mesmo tema, nos quais falamos de mais dois filmes que consideramos muito especiais: “À Procura da Felicidade” (link) e “Homens de Honra” (link). Esses textos também foram campeões de acesso e de comentários em nossa página. Aparentemente, as pessoas não fazem ideia de que as histórias narradas em filmes como esses contêm lições, diálogos, imagens e cenas com enorme potencial para inspirar mudança de comportamento, muitas vezes tão necessária em nossa trajetória. Quando chegam os créditos dos filmes, o espectador já é capaz de rever seus conceitos sobre a preguiça que às vezes o acomete; sobre a importância dos valores e dos princípios que devem nortear sua vida enquanto ele busca a estabilidade financeira e o sucesso pessoal e profissional; sobre as conquistas em geral. Por tudo isso, acho que vale a pena reler esses artigos vez ou outra. Talvez até seja uma boa ideia afixar em seu Mural dos Sonhos algumas das imagens e frases que apresentamos neles.

Hoje tentaremos atender mais uma demanda sobre filmes inspiradores que chegou até nós. Trata-se de extrair, agora do belo “Forrest Gump: o Contador de Histórias”, lições capazes de balizar a vida dos que estão na fila por uma vaga no setor público. “Forrest Gump”, vencedor do Oscar de 1994, foi um sucesso de público e de crítica. Conta a história de vida de um homem pra lá de especial. O personagem, de rara sensibilidade e de pura inocência, é, ainda, muito inteligente e tem um jeito especial de encarar a vida e as dificuldades. Não importa a circunstância em que se encontre, ele não se deixa abalar por nada.

A película traz dezenas de lições, frases, diálogos, imagens – muitas delas fruto de edição de computador, é bem verdade – que nos ensinam a encarar os problemas com simplicidade e alegria. Neste artigo, vamos nos ater a cinco dessas mensagens, que podem ser úteis em diversos momentos da jornada do concurseiro, do cidadão, do empregado público, do servidor. São elas:

  1. 1. Procure sempre ver o lado bom de cada situação.

Imagine que você levou um fora do grande amor da sua vida. Para algumas pessoas, isso pode se tornar um drama com consequências como depressão e paralisia. Para outras, pode se transformar na oportunidade de concentrar as energias nos estudos, na preparação intensa, no sonho maior que é a conquista da vaga no serviço público. Já vi isso acontecer. Já vi, aliás, um momento de crise como esse ser convertido em força e garra pra ir à luta até garantir condições melhores de vida, boas o bastante para formar uma nova família, objetivo final da pessoa cuja guinada testemunhei.

O fim de um amor é apenas um exemplo, entre muitos outros, em que um revés na vida pode ser enxergado por um filtro que nos impulsione para a realização de um projeto auspicioso. No início, certamente será difícil e sofrido. Mas, depois de pouco tempo, o novo hábito estará formado. No caso do concurseiro, o novo hábito do estudo. Será, então, questão de tempo até que as aprovações comecem a ocorrer, umas atrás das outras

  1. 2. Faça sempre o seu melhor.

Em dado momento do filme, a mãe de Forrest ensina ao filho: “Você deve fazer o melhor do que Deus deu para você.” Ouvir uma mãe falando isso para o filho, uma criança, é muito marcante.

Ser o melhor significa estar atento aos próprios limites e descobrir como superá-los. Significa reconhecer os seus talentos e empregá-los na realização de sonhos. Todos nós temos talentos que se revelam quando somos testados nos nossos limites, quando a única alternativa que temos é externá-los com a força da alma e do coração.

  1. 3. Nunca subestime os outros.

 

A certa altura, o filme mostra como Forrest era perseguido pelos valentões da escola por causa do problema que tinha nas pernas. Ele é obrigado a correr deles mesmo usando próteses. Além do problema físico, Gump também tinha dificuldades de aprendizagem. Quem diria que o jovem, tão menosprezado pelos outros, se tornaria, mais tarde, o fundador de uma empresa de sucesso e um dos acionistas da Apple? Com certeza, não os valentões da escola, que perderam a grande oportunidade de aprender com o jovem.

Ao longo da preparação para concurso público, o candidato encontrará inúmeros mestres. E não estamos nos referindo apenas aos professores. Estamos falando também dos inúmeros colegas de luta e de missão que o concurseiro conhecerá em sua caminhada. Ele não pode desprezar a bagagem, as histórias de vida, os conhecimentos de cada um que aparecer em sua estrada. Pelo contrário, deve tirar bastante proveito de cada momento de prosa que tiver. Estudos em grupo, intervalos entre as aulas, um lanche rápido no restaurante do curso… São todos momentos que podem propiciar enorme aprendizado, para além do conhecimento formal sobre as matérias do concurso.

  1. 4. Faça o que você ama de verdade.

Nosso personagem gostava tanto de cortar grama que, mesmo quando se tornou milionário, ele continuou aparando o gramado da vizinhança. De graça.

A lição que extraímos disso é: nunca deixe de fazer as coisas simples – mesmo as braçais e repetitivas – que lhe dão prazer e o deixam feliz. O estudo para concurso precisa ser uma dessas coisas; logo, você deve transformá-lo em algo apaixonante e prazeroso. O primeiro passo para isso é escolher o cargo ao qual você esteja vocacionado. Faça uma autoanálise e avalie se você se sente fortemente motivado a ser útil ao contribuinte, à sua cidade e ao seu país exercendo o cargo que escolheu. Este não pode servir de mero trampolim, muito menos se tornar um emprego em que você passe horas ociosas, sem nenhuma iniciativa ou dedicação.

A verdadeira felicidade está em fazermos algo em que nos sentimos úteis. Claro que, até conquistarmos o nosso sonho, talvez precisemos passar por outros cargos. Afinal, temos contas para pagar, não é mesmo? Mas isso não é desculpa para exercer sem prazer e afinco essa função intermediária. Não podemos esquecer que estamos ali cumprindo um papel importante para a sociedade. Temos um compromisso a honrar; compromisso firmado com o contribuinte, que é quem paga os impostos, e com muito suor.

  1. 5. Mantenha sua palavra e cumpra suas promessas.

Seja honesto e íntegro em relação aos seus compromissos. Se você prometeu aos seus pais, aos seus amigos, aos seus colegas que será uma autoridade de status e de poder no serviço público brasileiro, honre isso. Persista até realizar o que prometeu.

Naturalmente, nesse processo, você estabelecerá metas e objetivos audaciosos, muitas vezes inexequíveis, e em algum momento a vida vai lhe mostrar isso. Caberá a você manter a mente aberta e encarar o inesperado com flexibilidade e boa vontade. Assim como fazia Forrest Gump, que sempre cumpria suas promessas, custasse o que custasse.

Amigo leitor, o filme “Forrest Gump” é uma preciosidade. Além das lições que extraímos dele para nossa conversa de hoje, a história do personagem contém muitas outras mensagens interessantes. Por isso, sugerimos que você não deixe de assistir. Considere parte da sua preparação. Depois, retorne à nossa coluna e comente o que mais você aprendeu com ele.

“Não sei se cada um tem um destino ou se só flutuamos sem rumo, como uma brisa… Mas acho que talvez sejam ambas as coisas. Talvez as duas coisas aconteçam ao mesmo tempo.”

Até a próxima lição!

Confira também: As decepções fazem parte da caminhada. Não desista!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

O poder do pensamento positivo nos concursos e na vida!
O papel da atividade física na preparação para concurso
Quem sonha grande pensa a longo prazo

Sem sacrifício, não há recompensa!

A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Inteligência emocional e as conquistas na vida e nos concursos

Gabriel Granjeiro


Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


 

Avatar


06 de março5 min. de leitura