Muito estudo, dedicação, disciplina e foco foram os ingredientes utilizados por Bianca em sua receita de sucesso para o XX Exame da OAB. Inspire-se!

Avatar


03 de novembro5 min. de leitura

OABA entrevistada da Coluna Cheguei Lá desta semana é uma das mais novas advogadas do Brasil. Aprovada no XX Exame de Ordem da OAB, Bianca Figueira conta como foi o processo de preparação para o Exame e compartilha conosco táticas e dificuldades enfrentadas no período. Bianca tem 45 anos e é Oficial Superior reformada da Marinha do Brasil. A aprovada já tinha um curso superior na Marinha e optou pelo Direito como sua segunda graduação. Ela enfrentou o XX Exame de Ordem antes mesmo da conclusão do curso de Direito e logrou êxito no Exame. “Me chamo Bianca Figueira, tenho 45 anos e sou Oficial Superior reformada da Marinha do Brasil, portanto, tenho curso superior na Marinha e Direito foi minha segunda graduação. Cursei a Faculdade Estácio de Sá, campus de Niterói, por 5 anos e, antes de terminar o 10º período, realizei o XX Exame da Ordem, tendo logrado êxito no mesmo.”

Bianca foi uma boa aluna e uma estudante motivada na faculdade de Direito e conta que tudo correu dentro da normalidade no curso. Ela já sonhava em exercer a advocacia e se preparava para a faculdade visando adquirir e absorver conhecimentos que serviriam para sua futura profissão. Como já sonhava em advogar, a aluna já pensava na prova da OAB, e a faculdade direcionava os alunos para isso. “Minha fase acadêmica foi tranquila, dentro do normal, realizei todas as disciplinas dentro do tempo previsto, adiantando algumas matérias, quando era possível. Meu CR GERAL, após 9 períodos, foi de 9,02. Eu já pensava no Exame da OAB, pois minha meta era me formar e estar em condições e apta a exercer a Advocacia. Não obstante, a própria Faculdade direciona o estudante ao exame, realizando provas com questões anteriores do exame, com o sistema de marcação similar as do exame.”

Bianca conta que sua preparação para o Exame foi intensa. Após terminar o período que estava em curso na faculdade, ela se dedicou exclusivamente para a 1ª fase do XX Exame, estudando muitas horas por dia. Após a notícia da aprovação na 1ª fase, a aluna descansou por um curto período e logo retornou aos estudos focada na 2ª fase do Exame na área de Direito Civil. “ Minha rotina de estudos para o exame foi a seguinte. Após terminar o 9º período da Faculdade, tendo realizado as provas finais do semestre 2016.1, dediquei 3 semanas para passar na 1ª fase do XX Exame da OAB, dedicando todo meu tempo disponível (cerca de 10 hs diárias), tendo conseguido a aprovação, acertando 54 questões objetivas; após essa fase, descansei 2 semanas e dediquei outras 5 semanas, dedicando também todo meu tempo disponível (cerca de 10 hs diárias), para passar na 2ª fase do XX Exame, em Direito Civil, com CPC novo. Consegui atingir 8,3 de nota final, tendo gabaritado a peça processual de agravo de instrumento. Sobre o que mudou após eu ter passado na OAB, foi o peso da responsabilidade, a preocupação que ficou mais aliviada. Recebi muitas congratulações de amigos e família, e notei também que as pessoas passaram a me observar ou olhar com respeito e admiração, principalmente os Professores da Faculdade que sempre diziam que sabiam que eu ía passar de primeira. Me senti aliviada, após passar no exame, antes de me formar na Faculdade, é como se meu diploma tivesse maior valor, maior valia.”

A advogada conta que enquanto se preparava para o Exame estava trabalhando somente no estágio obrigatório da faculdade e com isso tinha bastante tempo disponível para estudar. Bianca sempre foi uma aluna organizada com seus materiais e cadernos e como o conteúdo do Exame é abordado na faculdade de Direito, ela se sentia segura com seus próprios resumos e cadernos para muitas disciplinas, já para outras como a parte material de Direito Processual Civil demandou uma preparação mais enfática. Bianca também pontua que gostava muito de utilizar o Gran Cuca para resolver questões, simulados e testar seus conhecimentos. “Eu trabalhava somente no Estagio obrigatório da Faculdade o que não ocupava muito do meu tempo e tinha muitas horas disponíveis para estudar durante os períodos em que me preparei para o Exame da Ordem. Não encontrei grandes dificuldades nas disciplinas, pois as matérias eu já havia visto na Faculdade e meus cadernos sempre foram bem completos. Nem mesmo assisti às aulas de direito material, pois me sentia preparada só estudando pelos meus cadernos e resolvendo questões anteriores pelo Gran Cursos Online (Gran Cuca) e por outros sites na internet. Pra não dizer que não tive dificuldades, a parte material de Direito Processual Civil, eu procurei dar mais ênfase, tendo em vista que o Direito Processual que aprendi na Faculdade foi baseado pelo antigo CPC.”

A aluna comenta sobre a estratégia utilizada para cada uma das fases do Exame. “É fundamental que, para a primeira fase se estude o direito material, mas as questões anteriores ajudam e facilitam muito. Sendo assim, dediquei 1/3 (semana) do meu tempo disponível só para resolver as questões anteriores após ter estudado o direito material. Para a segunda fase, dediquei muito mais tempo estudando as peças processuais, que, em Direito Civil e Direito Processual Civil, são muitas.”

Bianca comenta que o Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online foi essencial na preparação por diversos motivos. Ela destaca a dedicação dos professores em abordar os conteúdos mais relevantes, o incentivo vindo deles para que o sonho do aluno fosse atingido e também destaca a experiência dos mesmos em relação aos pontos do conteúdo de cada disciplina que eram fundamentais e seriam cobrados no Exame. A advogada comenta que as peças processuais elaboradas pela equipe de professores do Gran Cursos Online fizeram a diferença pois na Faculdade elas não são abordadas profundamente como o Exame da OAB exige. “A dedicação e incentivo dos Professores foram fundamentais. A cada aula, eles procuravam incentivar, buscar que o aluno se dedicasse, apontavam os pontos mais importantes e direcionavam seu estudo para que se estudasse o que era fundamental. As peças processuais, também, foram fundamentais, pois, na Faculdade, elas não são abordadas em sua totalidade e no grau de aprofundamento que o Gran Cursos Online oferece.”

A aprovada comenta que como havia pouco tempo hábil na sua preparação, ela resolveu se dedicar aos estudos de maneira intensa e ininterrupta até o dia da prova, utilizando o tempo livre para descansar a mente e estar disposta para mais horas de estudo posteriormente. “Foram bem intensos meus períodos que antecederam ao exame, pois, como meu tempo foi curto, dedicava-me boa parte do meu tempo para o estudo. Não havia muito descanso e horas livres para o lazer, procurava utilizar minhas horas livres para dormir e acordar com mais vontade e vigor para estudar.”

Bianca comenta os pontos que segundo ela foram fundamentais para lograr êxito no XX Exame de Ordem. “Acredito que o que fez a diferença na minha aprovação foi um misto de DEDICAÇÃO, FOCO, DISCIPLINA e RESPONSABILIDADE.”

A advogada fala sobre a emoção de como foi ver seu nome na lista final de aprovados do XX Exame.”Ver meu nome na lista de aprovados do resultado final foi ALENTADOR, REVIGORANTE, DESLUMBRANTE.”

A aluna acredita que o erro de muitas pessoas na preparação para o Exame da OAB é não resolver questões de provas anteriores e não trabalhar a parte prática que é cobrada na 2ª fase – as temidas peças processuais. “Acredito que o erro de muitas pessoas que não conseguiram a aprovação está em não estabelecer metas e horários para estudos e descanso e não dedicar tempo para estudar as questões anteriores e fazer, exaustivamente, as peças processuais.”

Como Bianca fez a 2ª fase do Exame na área de Direito Civil, se deparou com a dificuldade na mudança do Novo Código de Processo Civil instaurado em 2015, já que na faculdade tinha aprendido o antigo.” Minha maior dificuldade foi o NOVO CPC que veio trazendo grandes novidades que tive que reaprender todo.”

Bianca salienta a importância da dedicação e empenho para os estudos e deixa algumas dicas de estratégias que funcionaram com ela para todos aqueles que estão se preparando para a OAB. “Como disse acima, o fundamental é estabelecer seus horários de estudo e descanso. Se puder, estabeleça também seus horários de lazer. Lembrar que é um período passageiro, muitas vezes curto, de sacrifícios, mas que, no final, vai valer a pena. Ter DISCIPLINA, DEDICAÇÃO, FOCO e RESPONSABILIDADE com seus estudos. A satisfação depois é inigualável e reconfortante.”

A advogada, agora com a carteira vermelha, pensa em atuar na área advogando e posteriormente visa concursos para a Magistratura Estadual ou Federal. “Pretendo Advogar, fazer um Mestrado e, em futuro próximo, prestar concurso para a Magistratura Estadual ou Federal.”

Por fim, Bianca deixa uma mensagem para todos aqueles que almejam se tornar advogados, ou que buscam metas ousadas que exigem dedicação: “Na vida, você sempre terá que fazer escolhas e os desafios são muitos. Só os mais fortes e os mais preparados vão conseguir alcançar seus objetivos e regozijarem com a satisfação da meta alcançada. Portanto, preparem-se! Pois todos possuem as mesmas chances e oportunidades, mas só os que se esforçarem mais lograrão êxito.”

 

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXI Exame de Ordem!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

XXI Exame de Ordem.fw

Avatar


03 de novembro5 min. de leitura