O concursando e o cedro do Líbano

Avatar


13 de junho3 min. de leitura

Cedro do Líbano

“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.” (Salmos 92.12)

Olá, querido leitor.

Na realização de projetos ou sonhos, um dos grandes “vilões” é a ansiedade em excesso, pois esta, nesta medida, exerce um enorme peso sobre nós: principalmente, o peso do imediatismo.

Imediatismo, segundo o Dicionário online Priberam, é a tendência para o que é de obtenção, compreensão ou vantagem imediata.

Essa tendência à obtenção de vantagem imediata tem “contaminado” muitos concursandos, que, ao não verem, rapidamente, o resultado esperado, frustram-se e desistem do projeto logo após alguns dias ou meses de estudo.

Infelizmente, essa má tendência tem se alastrado e atingido a muitos.

Para todo projeto há um tempo determinado. Para cada pessoa, um tempo determinado. Não há nesse campo (estudo para concursos públicos) regras exatas inflexíveis. É necessário “dar tempo ao tempo” e continuar fazendo a parte que lhe cabe, especialmente, estudar, persistir, crer…

Analisando comparativamente a caminhada do concursando e o famoso Cedro do Líbano, pude perceber o quanto as características dessa árvore podem nos ensinar em nossa jornada em busca do cargo público.

Vejamos algumas delas.

1 – O Cedro do Líbano

O Cedro do Líbano (nativo desse país), também, é encontrado nas montanhas da Síria e da Turquia.

Essa árvore cresce bem devagar, entretanto chega a atingir até 40 metros de altura e 14 metros de diâmetro no tronco. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade. São bastante tolerantes a seca. Suas raízes buscam águas profundas. Aos quatro anos, o Cedro começa a crescer vinte centímetros por ano e, em geral, só aos quarenta anos, produz sementes. O Cedro é símbolo de força, continuidade e permanência. Há algumas dessas árvores que vivem entre 1000 e 3000 mil anos. (fonte: www.libano.org.br/o libano_ocedro)

2 – O Cedro do Líbano e o concursando

Pelo que vimos acerca do Cedro do Líbano, podemos sistematizar os seguintes pontos:

1º – o Cedro do Líbano é símbolo de força, continuidade e permanência.

Verdade prática – essas características são essenciais àqueles que buscam a aprovação em concursos públicos. Sem elas, dificilmente, o concursando alcançará sua aprovação.

2º – o Cedro cresce bem devagar, porém alcança altura expressiva.

Verdade prática – assim é, normalmente, a caminhada dos concursandos que alcançam a aprovação. Eles vão crescendo um pouquinho a cada dia. “Um tijolo a cada dia”, na construção do sonho. Com a continuidade e a disciplina, alcançam grandes vitórias. Chegam às alturas. São aprovados e nomeados.

3º – as raízes do Cedro buscam águas profundas nos lençóis freáticos. São árvores que não dependem exclusivamente de condições externas para crescer.

Verdade prática – assim deve ser a jornada daqueles que, verdadeiramente, almejam a aprovação. Embora não seja fácil enfrentar as adversidades da vida, aqueles que as “driblam” são os que vão vencer. Não deixe que as notícias ruins te parem. Não deixe que a oposição te pare. Não deixe que o desânimo de pare. Não deixe que o imediatismo te pare. Avance em direção ao seu sonho.

4º – o Cedro do Líbano pode levar até quarenta anos para começar a produzir sementes.

Perceba!!! Há um tempo para firmar as raízes. Há um tempo para desenvolvimento externo. E há um tempo para frutificar.

Verdade prática – Isso também vale para o guerreiro concursando. Há um período de firmar as raízes: estudo contínuo a fim de adquirir bagagem para começar a crescer externamente. Há um período em que a aprovação começa a aparecer. E, por fim, há um tempo em que o fruto floresce: a aprovação e nomeação chegam. (não estou dizendo que levará 40 anos para chegar a sua aprovação, beleza!!! (rsrs) Apenas que há um tempo para que isso ocorra.)

Se você está estudando, continue firme. Sua vitória chegará.

Se você estava em dúvida se iria iniciar o projeto de estudos, inicie-o agora mesmo. Corra atrás de seus sonhos.

#vamoaavançar

Qualquer dúvida ou sugestão, pode me contatar: wellington.antunes@globo.com.

Até a próxima semana. Terça-feira é o nosso encontro. Eu te espero.

Wellington Antunes

 ____________________________________________

Wellington Antunes é professor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Bacharelando em Direito. Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”

______________________________________________

Gostou do que você leu?

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

assinatura ilimitadaDepoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

 

Avatar


13 de junho3 min. de leitura