O poder da gratidão

Avatar


25 de agosto5 min. de leitura

gratidão-1080Você quer muito passar em um concurso público, nós sabemos. Mas esse não é um objetivo fácil de ser atingido. Pela minha experiência nessa área posso afirmar que há um atributo muito importante que é ignorado pelos candidatos e não estamos falando de apenas se esforçar em estudar muito e ter disciplina. Há que ter um ingrediente a mais para que, como num passe de mágica, as coisas passem a acontecer em sua vida: a gratidão.

Você se lembra de quando era criança e olhava a vida com entusiasmo e admiração? Tudo era mágico e empolgava muito, até mesmo as coisas mais simples te enchiam de emoção: as plantas; os animais; aquela borboleta batendo asas; quando perdia um dente era aquela felicidade, sonhando que a fada aparecesse; e o coelho da páscoa e o Papai Noel, hein?

Tudo isso era fantástico, mas quando chegamos à vida adulta, as responsabilidades, os problemas, as dificuldades do dia a dia cobram seu preço, trazendo-nos desilusões, e aquele mundo mágico some, desaparece. Isso também fez parte de sua vida, tenho certeza. Aliás, ficar perto de crianças, até hoje, é sensação das mais agradáveis, pois nos remete àquela época.

O resgate desse mundo mágico, de outro modo, é o segredo da vida: A gratidão. Você não verá renas voando, mas verá seus sonhos sendo materializados. É claro que os estudos para as provas de concursos públicos têm que estar ali também. Nada cai do céu. Mas já reparou que existem pessoas que se esforçam e estudam, batalham do jeito certo e não conseguem vitórias na vida, mormente em provas e seleções naturais da vida? Falta-lhes gratidão.

Mesmo se não tiver religião alguma, respeite o que vou inserir agora. Na bíblia e nos demais livros religiosos, uma escrita sagrada permeia as forças do universo: “Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.”

Nossa! Mas que ensinamento é esse? Alguém pode pensar que é injusto. Parece significar que os ricos ficarão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Diga que foi isso que você pensou, não foi? Eu também, até conhecer que o significado disso tudo é a gratidão.
Substitua pela gratidão no ensinamento. “Pois quem tem gratidão, mais lhe será dado, e terá em grande quantidade. Mas que não tem gratidão, até o que tem lhe será tirado”.

É isso!!!

Mesmo no alcorão, veja: “E lembre-se de quando Deus declarou: Se você for grato, eu lhe darei mais: mas, se for ingrato, em verdade minha punição será severa”

O segredo da vida é ser grato a tudo que se é ou tem. Trata-se de lei universal que governa a vida das pessoas. Se você sempre pensar que não gosta do seu emprego, ou que nunca vai encontrar sua alma gêmea, ou que não vai conseguir pagar suas contas, ou que não vai conseguir ser Advogado, Juiz, Promotor, Delegado, Procurador, Médico, Engenheiro, Empresário, Artista, Cantor, Atleta, etc., irá sempre atrair coisas e situações negativas para o seu lado.

Porém, se pensar em ser grato, todos os dias, eu disse todos os dias, dizendo “eu adoro meu trabalho”, “minha família me dá muito apoio”, “estou me sentindo muito bem hoje”, “agradeço por ter me formado na faculdade”, “agradeço por estar estudando”, “agradeço por não ter conseguido passar agora, mas ter a oportunidade de tentar de novo”, “agradeço pelos ensinamentos dos professores”, será mais feliz. Ou seja, agradecer tudo de bom ou não que acontece em sua vida, é o segredo. São experiências que estão passando e que te fazem crescer. Agradecendo todos os dias por tudo, você criará, dia a dia, uma capa magnética de atração positiva.

Já ouviu falar nas expressões cotidianas: “é dando que se recebe” e “você colhe o que planta”? Issac Newton ensinou: “Toda ação provoca uma reação igual e de sentido contrário”. Trocando pela gratidão, você cientificamente tem: toda ação de oferecer gratidão provoca uma reação de receber gratidão. Recebe-se proporcionalmente à quantidade que se oferece. Lembrando que essa demonstração de gratidão tem que ser a mais sincera possível, com a ingenuidade daquela criança e daquela época mágica.

Maomé disse que a gratidão pela abundância recebida é a melhor garantia de que mais abundância virá. Buda afirmou que não há motivo para sentir algo que não seja gratidão e alegria. Lao Tzu declarou que, se você se alegrar com a maneira como as coisas são, o mundo inteiro será seu. Krishna disse que aceita com alegria tudo o que lhe é oferecido. O Rei Davi falou sobre a necessidade de darmos graças a todo o mundo, a tudo o que existe entre o céu e a Terra. E Jesus dizia obrigado antes de executar cada um de seus milagres.

Entretanto, apesar de simples, o exercício diário não é fácil. Assim como para passar em concursos você precisa de prática diária, o exercício da gratidão requer prática diária também.

O filósofo e estadista Ibn Khaldoun Al Muqaddima (1332 – 1406) disse: “Conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave que abre suas portas”

Sempre siga estes passos para tudo o que pretende:

1. Quando mentalizar a situação específica que te aconteceu (boa ou ruim), todos os dias, diga em voz alta: Obrigado!
2. Quanto mais você mentalizar a situação e disser obrigado, mais gratidão irá sentir.
3. Quanto mais gratidão mentalizar e sentir, mais abundância receberá (irá conseguir o que quer).
John F. Kennedy, 35º presidente do EUA, certa vez disse: “Ao expressarmos nossa gratidão, nunca devemos nos esquecer de que a melhor maneira de a demonstrar não é dizer determinadas palavras, mas viver de acordo com elas”.

Vamos propor um exercício para você conseguir o que deseja (aprovação em um concurso, saúde, felicidade, etc.):

1. Enumere as bênçãos que já conseguiu (uma apenas ou muitas). Ahh, não tenho nenhuma! Lógico que tem: a vida. Agradeça por cada uma delas.
2. Agradeça pelos relacionamentos que tem e pelas pessoas como elas são. Agradecer por eles trará curas. Dizia Sidarta Gautama, em o Buda: “Agarrar-se à raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de jogá-lo contra outra pessoa: no fim das contas, quem se queima é você”
3. Agradeça pela saúde que tem (a que tiver). Lembre-se: “Pois a quem tem gratidão pela sua saúde, mais lhe será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem gratidão pela saúde que tem, até o que tem lhe será tirado”.
4. Agradeça pelo muito ou pouco dinheiro que tem. Gratidão é riqueza, reclamação é pobreza. A sua condição financeira nunca vai melhorar se só reclamar, pelo contrário, vai piorar. Pensar que não tem dinheiro suficiente é ser ingrato. Seja grato pelo centavo que possui e verá a transformação.
5. Agradeça pelo seu trabalho ou a falta dele e verá a transformação. Depois corra atrás com garra, sempre sendo grato.
6. Vença a negatividade que pode ser inerente a você sendo grato por tudo na vida. Disse o jornalista e empresário americano W. J. Cameron (1879 – 1953): “um coração grato vive um eterno banquete”.
7. Todas as manhãs, quando acordar, seja grato por acordar e por mais um dia, qualquer que seja a situação que aconteceu ou que irá acontecer.

Portanto, tome, com fé, essas palavras e busque a gratidão diária e depois poste abaixo desta matéria, em qualquer ocasião que seja, as suas experiências com a gratidão e as suas conquistas. Deixe-nos saber que a gratidão diária lhe ajudou – junto com os estudos – a passar em certames, ou mesmo em outros aspectos da vida!

Assista ao filme Pollyanna (de Eleanor H. Porter), produzido pelo fantástico Walt Disney, que praticava a gratidão por qualquer coisa. No filme, tirar leite de pedra e agradecer por qualquer coisa são os principais ensinamentos.

Seja feliz!
Forte abraço.

Marcelo Borsio

_____________________________________________________________

Marcelo Borsio é Delegado da Polícia Federal do DF. Coordenador do Projeto Exame de Ordem do Gran Cursos Online. Professor de Direito Tributário e Direito Previdenciário há mais de 15 anos. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenze, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Autor de diversas obras no tema, palestrante pelo país, professor e coordenador do cursos de Pós-Graduação de Direito Previdenciário e da Prática Previdenciária.

_____________________________________________________________

Estudando para concursos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia de qualidade

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


25 de agosto5 min. de leitura