O que o concurseiro e o empreendedor têm em comum?

Avatar


13 de março5 min. de leitura

O que o concurseiro e o empreendedor têm em comum?Pode parecer estranho, mas empreender e ser um concurseiro moderno têm muito em comum. Apesar de um lidar com o risco constante (e até gostar disso) e o outro buscar sobretudo estabilidade financeira e uma vida mais segura, os atributos para que tanto um como o outro sejam bem-sucedidos em seus propósitos são idênticos. Quer ver?

Como todos sabem, um empreendedor moderno – categoria em que me incluo – deve reunir habilidades como organização e boa comunicação. Além disso, ele precisa saber trabalhar em equipe e ser um bom ouvinte, para captar das pessoas informações muitas vezes preciosíssimas. Todas essas são características que o concurseiro também precisa desenvolver se quiser ser aprovado.

Outra importante habilidade que o empreendedor precisa ter é disciplina financeira, que, em geral, ele adquire com a prática, aprende com pais empreendedores ou extrai de grandes exemplos de sucesso no mundo do business. Um bom planejamento financeiro é essencial para o controle do capital de giro, dos gastos e dos resultados dos negócios. Para se manter no rumo certo em relação às finanças, o empreendedor precisa estar sempre se renovando, se reinventando e estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo.

“…hoje em dia ninguém consegue ser aprovado para um bom cargo se não tiver um controle eficaz dos recursos que precisará empregar em sua preparação.”

Sim, esses atributos também devem estar presentes no concurseiro de sucesso. Afinal, ninguém passa em concurso público sem antes ter elaborado um bom planejamento, com metas e métodos bem definidos. Além disso, hoje em dia ninguém consegue ser aprovado para um bom cargo se não tiver um controle eficaz dos recursos que precisará empregar em sua preparação. Tampouco, sem ter pensado bem antes de escolher uma carreira e se não tiver a capacidade de se ajustar a qualquer situação ou ambiente, com tranquilidade e sempre em busca de soluções para os problemas que surgirem.

Outras características exigidas dos empreendedores – em particular dos que atuam no Brasil – são ousadia e coragem para assumir riscos. Trata-se de embarcar em novos projetos, em novos desafios, com a consciência de que não será nada fácil. Estamos falando de mergulhar em um novo empreendimento, buscando os melhores caminhos para atingir os melhores resultados, tanto para si como para os colaboradores e para os clientes da empresa. É preciso, ainda, ser muito determinado, para lidar bem com os insucessos e para aprender rápido com os erros.

O concurseiro também deve reunir esses atributos. Eventualmente, ele precisará arriscar todas as suas fichas em um concurso em vez de em outro. Pior: pode ser que ele tenha de abrir mão até mesmo do emprego na iniciativa privada, a fim de ter mais tempo para estudar. Nesse caso, precisará, ainda, lidar com as duras críticas dos amigos e familiares, que certamente virão. Para piorar, enfrentará reprovações ao longo do caminho e, quando isso acontecer, ainda escutará muito desaforo dos outros, que não conseguem compreender as decisões que um concurseiro costuma tomar (confira AQUI um artigo que trata de como lidar com as decepções).

“O concurso público abre uma janela para novos horizontes, os quais muito provavelmente a iniciativa privada não viabilizaria nunca.”

A maior parte desses críticos nem imagina que, apesar dos riscos inerentes a qualquer projeto, o de se dedicar exclusivamente para concurso público costuma ser muito bem-pensado. O concurso público abre uma janela para novos horizontes, os quais muito provavelmente a iniciativa privada não viabilizaria nunca. Como já mencionamos em outra oportunidade, estudar para concurso é um excelente negócio, um investimento sem igual. Já provamos isso por A mais B. Veja aqui.

“…tanto o empreendedor como o concurseiro precisam ser otimistas e ter visão de longo prazo.”

Por último, mas não menos importante, tanto o empreendedor como o concurseiro precisam ser otimistas e ter visão de longo prazo. É inevitável: obstáculos surgirão no caminho e sacrifícios terão de ser feitos. O que vai fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso, no fim, será a capacidade de manter a alegria para seguir em frente e superar cada dificuldade. Já escrevemos sobre todos esses e outros temas em nossos artigos. Acesse-os pelos hyperlinks acima.

Amigo leitor, fiz essa aproximação entre empreendedorismo e estudo para concurso público como introdução para compartilhar com você um resumo do que costumo chamar de “os dez mandamentos do concurseiro”. São conselhos que elaborei com base em minha experiência empreendedora, adaptando-os ao contexto dos concursos. Na minha prática – e pelo que observo ao meu redor –, seguir esses mandamentos é fundamental para levar até o fim um projeto como o de passar em concurso público. Vejamos cada um deles:

  1. 1. Planejarás e organizarás metas.

O concurseiro em busca da aprovação precisa ter uma rotina e um cronograma de estudos bem-definido. Essa é uma maneira de evitar a perda de tempo frente a uma grande quantidade de conteúdo a vencer.

  1. 2. Cuidarás da saúde.

Quem estuda para concurso não pode descuidar nem da saúde física nem da mental. Fazer exercícios físicos, assim como seguir uma dieta saudável e não descuidar de boas noites de sono, é importantíssimo para a oxigenação do cérebro e para a melhora da capacidade cognitiva. Lembre-se: corpo são, mente sã.

  1. 3. Assumirás os próprios erros.

O estudante que não obteve sucesso em seleções passadas precisa ter humildade para reavaliar seus métodos e analisar o que fez de errado ou onde se omitiu. Reconhecer as próprias falhas é o primeiro passo para acertar o caminho rumo à aprovação.

  1. 4. Buscarás a ajuda de professores, colegas, parentes e mentores.

Um dos erros do candidato é pensar que seu concorrente é o colega do curso preparatório, quando, na realidade, é a banca examinadora. Colegas de curso costumam ter muito a compartilhar, seja com técnicas de estudo, seja com novas estratégias de preparação. Já os professores, obviamente, têm muito a contribuir, graças a todo o conhecimento que acumularam ao longo de anos de experiência. Quanto aos parentes e mentores, não hesite em recorrer a eles quando precisar de motivação.

  1. 5. Evitarás perder muito tempo nas redes sociais.

Se você ainda não tinha percebido, aí vai uma grande verdade: as redes sociais são as grandes vilãs do aproveitamento de tempo. Duas, três horas diárias na internet poderiam ser muito mais bem-empregadas na solução de exercícios e na revisão dos conteúdos. Moderação é a palavra-chave em tempos de tantas e variadas fontes de distração.

  1. 6. Afastar-te-ás de pessoas preguiçosas e pessimistas.

Pessoas assim são extremamente prejudiciais ao concurseiro. Negatividade e pessimismo são contagiosos e só produzem desmotivação. Fuja de pessoas desse tipo!

  1. 7. Conhecerás o teu inimigo.

Essa é a principal lição contida no clássico livro que todo empreendedor deve ler: “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu. Já que a banca é considerada uma das principais concorrentes do concurseiro, conhecer os pontos fortes e fracos dela e o seu estilo representará uma enorme vantagem para o candidato.

  1. 8. Revisarás os teus conhecimentos.

Resumos, mapas mentais e esquemas são excelentes meios de organizar os estudos e de memorizar o conteúdo.

  1. 9. Serás fiel ao teu objetivo.

O concurseiro que estuda para muitos concursos de carreiras diferentes acaba tendo de estudar matérias demais, sem, no entanto, de fato dominá-las. Seguir um grupo específico de concursos é a forma mais eficiente de acumular conhecimento para oportunidades cada vez melhores.

  1. 10. Manter-te-ás motivado sempre.

Não basta conhecer bem a remuneração, as vantagens e os benefícios de se tornar servidor público. O candidato precisa ser continuamente encorajado a seguir em frente e a manter o foco, mesmo quando resultados demoram a aparecer. Pensando nisso, nós, do Gran Cursos Online, produzimos o e-book “Guia Prático Motivacional para Futuros Servidores”. Baixe aqui. É gratuito! E consulte sempre que se sentir desanimado.

As oportunidades são como as alvoradas: se a gente espera muito, as perde.” Wilson Ward

Que assim seja!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Veja abaixo, mais artigos para ajudar em sua preparação:

O papel da atividade física na preparação para concurso
A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Inteligência emocional e as conquistas na vida e nos concursos

Gabriel Granjeiro


Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


 

Avatar


13 de março5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurseiro concursos