Os homônimos e parônimos. Por: Elias Santana

Avatar


27 de janeiro1 min. de leitura

Olá, amigos! Tudo bem? Há um assunto, em língua portuguesa, que gera discussões frequentes entre os brasileiros: homônimos e parônimos. O nome técnico pode ser desconhecido por você, mas as circunstâncias, não. São perguntas do tipo “professor, quando uso concerto ou conserto?”, “professor, qual é a diferença entre retificar e ratificar?”. Vamos falar sobre isso hoje!

Homônimos são palavras que possuem escrita ou pronúncia iguais, mas possuem sentidos diferentes. Quando tudo é igual, chamamos de homônimos perfeitos. Quando só a escrita é igual, homônimos homógrafos. Quando só a pronúncia é igual, homônimos homófonos. Vejamos alguns exemplos:

  • Não consuma manga com leite!

A manga está rasgada; mas a gola, não.

(Exemplo de homônimos perfeitos)

  • “Cada volta é um recomeço”.

Recomeço minha dieta amanhã!

(Exemplo de homônimos homógrafos)

  • Mais uma cela foi arrombada em Alcaçuz.

Preciso trocar a sela do meu jumento.

(Exemplo de homônimos homófonos)

Já parônimos são palavras com escrita e pronúncia parecidas e sentidos diferentes. Vejamos exemplos:

  • O comprimento da casa assusta! (tamanho)

Faça seu cumprimento com brevidade. (saudação)

  • Aquela descrição revelava o bandido. (dizer como é)

É preciso agir com discrição. (ser discreto)

  • O animal é amoral. (nem moral, nem imoral)

Seu comportamento é imoral. (contrário à moral)

Entendemos, assim, que concerto e conserto são homônimos homófonos. O primeiro diz respeito à harmonia (de instrumentos musicais, por exemplo), ao passo que o segundo é o mesmo que restaurar, reparar. Já retificar e ratificar são parônimos. Aquele significa “corrigir”, enquanto este é o mesmo que “confirmar”.

Em diversas gramáticas e sites, você poderá encontrar listas enormes com homônimos e parônimos. Só há duas formas de estudar esse assunto: memorização e leitura. Por meio da memorização, você vai conhecer quais são os casos mais comuns em língua portuguesa. A leitura ajudará a ratificar esse conhecimento! Entendeu? Um forte abraço e bons estudos!

Elias Santana


Elias Santana – Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


27 de janeiro1 min. de leitura