Quem aposta em estudo é a exceção por William Douglas


ArtigoWD QuadradoNão raro recebo relato de concurseiros desmotivados, frustrados com a demora para a aprovação, sujeitos à pressão familiar, pessoal e social seja por “não estar trabalhando” ou por “ainda não ter passado”. Se você se identifica com essa situação, a coluna de hoje é para você.

Infelizmente, a maior parte das pessoas ainda acredita que o sucesso vem da sorte, do casamento ou da fraude. Quem aposta em estudo é a exceção. Por isso ainda hoje é tão difícil fazer com que as pessoas compreendam e respeitem o estudo. Mas são as pessoas que quebram essa barreira que aparecem na lista de aprovados e nomeados.

A demora em ser aprovado, muitas vezes, vem dessa falta de intimidade com os estudos. São poucos os que se organizam, estudam e treinam de maneira eficiente. Passar em concursos é algo que depende integralmente de como você lida com a preparação e como está se colocando na “fila”.
Outra coisa que é certa é a cobrança familiar. Faz parte. O que você pode fazer é administrá-la, mostrando que está fazendo sua parte, que estudar é um investimento com excelente retorno, que leva um tempo etc. Mas faça sua parte: eles precisam ver você estudando e treinando. Quando você estiver no lazer e ouvir críticas, fale sobre a necessidade de um mínimo de lazer para repor as energias e reserve tempo para eles… Mostre seu quadro horário e respeite o tempo de estudo.

Tenha em mente uma coisa: a sociedade nunca vai facilitar para você. As pessoas são julgadas pela aparência, pela ostentação, pelo que têm e não pelo que são. É assim mesmo. Deixe isso para lá, retire seu foco da sociedade e foque em você e no seu projeto. A sociedade vai ter que engolir você daqui a algum tempo.

Se você está 100% focado nos estudos, e não está trabalhando, você tem de aprender a lidar com essa sensação de estar “desempregado”. Mude sua programação mental para pensar que você está trabalhando para sua aprovação. Encare o estudo como seu emprego, seja dedicado, assíduo e dê o melhor de si. Vejo algumas pessoas pegando emprego para ganhar metade, um quinto, às vezes um décimo do que poderão ganhar se aguentarem firme e se dedicarem exclusivamente aos estudos. Olhando essa foto com um pouco mais de distância, é óbvio que esse investimento de tempo, dinheiro e energia são compensadores.

Se seus pais estão bancando sua preparação eles estão apostando e acreditando em você. Poucas pessoas podem falar isso, portanto, aproveite! Mostre que o investimento e a confiança estão sendo retribuídos. Se eles reclamarem um pouco, é normal, não se sinta culpado, apenas faça o seu melhor. Eu tive que lidar com isso. Minha opção foi ficar com meus pais o máximo possível e investir todo meu tempo em estudo. Valeu a pena.

Não desanime! Administre as dificuldades, organize os horários, se acerte com os seus pais no que diz respeito a tempo, investimento e agradecimento. Jogue o jogo. O tempo vai premiar todos seus esforços.

Confira a palestra do professor William Douglas sobre Como Passar em Provas e Concursos:

___________________________________________________________________________________________

Willian Douglas é conhecido nacionalmente como o Guru dos Concursos. É Juiz Federal, Titular da 4ª Vara Federal de Niterói – Rio de Janeiro. Proferiu palestra para mais de 1.400.000 pessoas. Autor best-seller, vendeu mais de 1.000.000 de livros. Possui larga experiência na realização de provas e concursos públicos, sendo aprovado em diversos certames, entre eles: Juiz de Direito/RJ (1º colocado), Defensor Público/RJ (1º colocado), Delegado de Polícia/RJ (1º colocado), Professor de Direito, na Universidade Federal Fluminense – UFF (4º colocado) Analista Judiciário/TRF da 2ª Região (5º colocado) e Juiz Federal/TRF da 2ª Região (8º colocado).

 

 

___________________________________________________________________________________________

5 Comentários

  1. Carlos Augusto

    14/09/2016 16:19 at 16:19

    Excelentíssimo ! . Muito bom , mais um artigo abençoador do mestre WD . Gratidão por ter fácil acesso à um pastor , auxiliador e guru em concursos públicos. Obrigado Gran .

  2. Carlos Gonçalves

    16/09/2016 09:53 at 09:53

    Mestre,
    Muito obrigado pelas orientações. Como você sabe, participar desta “guerra” não é fácil e, muitas vezes, começamos da forma errada. Admiro muito seu trabalho de ajuda ao próximo! Saiba que hoje você começou a me ajudar e iniciarei minha organização do tempo (estudo/esporte/família/lazer/…).
    No futuro, após passar e classificar no concurso, buscarei fazer o mesmo. Um sábio sempre me dizia “É muito melhor dar do que receber”.
    Parabéns pelo trabalho!
    Grande abraço,
    Carlos Gonçalves

  3. Douglas de Araújo Gonçalves

    16/09/2016 11:33 at 11:33

    Sou fã do William, sem falar que me sinto muito melhor quando ouço as palestras dele.

  4. Carvalhus

    21/09/2016 15:52 at 15:52

    W.D. – excepcional! Em quase todas as manhãs tenho a seguinte reflexão: ” Esperar que a vida(pessoas) lhe trate bem porque você é boa pessoa é como esperar que um tigre não lhe ataque porque é vegetariano.” Bruce Lee.

  5. Handell Santos

    03/10/2016 10:07 at 10:07

    Não poderia começar a semana de melhor forma. Excelente texto do Professor William Douglas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *