Seja capaz de insistir e serás capaz de vencer!

Avatar


20 de julho3 min. de leitura

sefaz-capazDe todos os desafios que a caminhada em direção a realização de algum sonho possui,  o mais difícil de ser vencido é a vontade de continuar caminhando. Chamamos isso de motivação. Por que será que nos falta  motivação quando lutamos pelo que queremos? Por que será que em um dia estou com vontade de transformar o mundo e no outro não consigo nem levantar da cama?

Costumo dizer aos meus alunos que motivação é como tomar banho, por mais que você já tenha tomado, sempre terá que tomar novamente. A motivação deve ser alimentada todos os dias para que você nunca desista de caminhar.  É preciso alimentar a capacidade de insistir até conseguir.

O problema, é que a vida nunca é uma linha reta. Planejamos de um jeito e o caminho se apresenta de outro jeito completamente mais complexo e difícil. Por mais desesperador que possa parecer essa observação, uma coisa é certa. As dificuldades da vida são para todos. Você não foi o único premiado. Por mais importante que você seja, a vida não olhou apenas para você e decidiu te testar até o seu limite.  Então as dificuldades da sua caminhada são semelhantes aos dos outros e considerando que algumas pessoas conquistam o que desejam, posso lhe afirmar que você também conquistará desde que não desista de tentar.

A teoria sempre é mais fácil do que a prática por isso resolvi escrever este artigo, para compartilhar com você algumas das técnicas que tenho utilizado para renovar minha motivação todos os dias e continuar a minha caminhada até o lugar que desejo chegar.

A primeira estratégia que costumo usar é alimentar os meus pensamentos com mensagens motivadoras. Todos os dias quando acordo costumo alimentar meus pensamentos com mensagens que me renovem o desejo de continuar. Muitas dessas mensagens eu compartilho com vocês através dos canais e redes sociais que possuo. A lógica por trás dessa estratégia está no fato de que tudo que somos está intimamente atrelada a forma como pensamos. Se você pensar que as coisas não vão funcionar, provavelmente elas não funcionarão pois sua predisposição em fazê-las acontecer foi jogada fora da sua mente. Se você não desejar e acreditar que é possível, nunca acontecerá. Em contrapartida, quando você lê mensagens positivas ou assiste a um vídeo motivacional ou mesmo conversa com alguém que te coloca para cima, a tendência natural é de que seus pensamentos reproduzam essa energia na conquista dos seus objetivos. Não tem nada a ver com algum poder mágico sobrenatural do tipo, fecho os olhos, penso e as coisas acontecem. Não é isso que estou dizendo. O que estou sugerindo é uma mudança na forma de pensar que favoreça sua força interior para trabalhar pelo que deseja.  Um pensamento poderoso é capaz de produzir energia suficiente para você alcançar o que desejar.

Um segundo recurso que utilizo para insistir até conseguir, é lembrar de onde eu vim. Provavelmente se você está lutando por uma vida diferente é porque a que tem  já não te satisfaz. Se você está em movimento para conquistar novos objetivos é porque os que já conquistou não fazem mais sentido. Não existe nada de ruim em desejar ter uma vida melhor. Por muito tempo as pessoas associaram a riqueza e o sucesso como sendo algo pecaminoso, mas não é. O seu desejo por conquistar algo maior, desejar um novo desafio, lutar por uma mudança é natural da nossa essência humana. Não tem nada de errado com isso. Então se porventura você começar a perder o desejo de continuar lutando pelos seus objetivos, lembre-se de como está sua vida hoje. Se você está satisfeito com o que tem, então curta a sua vida e seja feliz. Mas se você não está feliz, então mude, faça algo novo, diferente do que tem feito até aqui e lembre-se que o melhor combustível para você não desistir é lembrar de como está sua vida agora. Geralmente gosto de pensar nisso quando estou correndo ou nadando. Torna a atividade bem mais leve e quando eu menos percebo, chego ao fim.

O terceiro fator de motivação que utilizo quando estou em busca de um novo objetivo é pensar em como será a minha vida lá na frente. Como será a minha vida quando eu tiver alcançado aquilo que desejo? Geralmente, quando busco um novo objetivo passo horas pensando em como será lá na frente. É algo excitante, pois os meus e os seus pensamentos não possuem limites. É como uma lista dos sonhos permanente saltitando no nosso cérebro. Pense nos sentimentos bons que esse sonho te trará. Pense em como você e as pessoas que ama serão beneficiadas.  Pense na satisfação que te proporcionará e se perca em seus pensamentos. Enquanto sua mente estiver produzindo essa energia boa que te faça caminhar até o fim, entregue-se a ela. Uma sugestão: pratique esses pensamentos quando estiver sozinho em um canto só seu. Gosto de pensar neles quando me deito. É um momento mágico que provoca uma energia incrível quando acordo.

Então meus queridos, aqui estão três ferramentas poderosíssimas que te ajudarão a conquistar todo os seus objetivos. Lembre-se que saber dessas coisas não fará muita diferença. O que move a nossa vida é a atitude. A atitude é que dá vida aos pensamentos e os tornam possíveis.  Pratique esses exercícios diariamente e descobrirá a incrível força que tem dentro de você. É exatamente essa força que te fará insistir e quando fores capaz de insistir, serás capaz de vencer.

Daniel Sena é professor de Direito Constitucional do Gran Cursos Online. Bacharel em Direito e especialista em direito público, servidor público federal, professor nos melhores cursos preparatórios para concurso público do país, colunista do Jornal dos Concursos e do site “Direito Com Ponto Com”, escritor, Coaching licenciado pelo Sociedade Brasileira de Coaching, palestrante motivacional e orientador pedagógico para concursos e OAB.

Avatar


20 de julho3 min. de leitura