Em 2017, não chore; venda lenços!

Avatar


02 de janeiro5 min. de leitura

 

Em 2017, não chore; venda lenços!“Em época de crise, uns choram e outros vendem lenços.” (Autor desconhecido)

A palavra “crise” vem do latim crisis. A expressão latina significava “momento decisivo”, “momento de separar o bom do ruim”. Traduzia o conceito de que era hora de escolher entre ficar paralisado em frente às portas que se fecharam, conformando-se com a situação e simplesmente aguardando que a fase ruim passasse, ou criar outras saídas e percorrer os caminhos diferentes que elas oferecem, aproveitando cada nova oportunidade. Enfim, a expressão diz respeito à escolha entre juntar-se aos que choram ou vender lenços para eles e lucrar algo com a tristeza geral.

 

É, amigo leitor… O mundo, o país e a cidade-sede de nossa empresa já passaram várias vezes por momentos de crise, superados sempre com criatividade, ousadia, inteligência, coragem, fé e muito trabalho, cooperação e luta. Não existe lugar no mundo que não enfrente crises. Acreditar que o Brasil se tornará um local assim, então, é pura utopia. Como jovem empreendedor que sou, imagino que 2017 não será diferente dos outros anos nesse ponto. Certamente atravessaremos momentos de turbulência, o que só me instiga a jogar bem com as cartas que tenho nas mãos e a buscar sempre as melhores soluções para os problemas que surgirem, em vez de correr em loop e ficar ruminando os problemas sem me mover para sair deles.

 

O saudoso presidente estadunidense John Kennedy, nos discursos que proferia para levantar o ânimo do eleitor e do povo americano, lembrava sempre que a palavra “crise”, quando escrita em chinês (weiji), é composta de dois caracteres: um de conotação negativa, que representa o conceito de “perigo” (wei), e outro de conotação positiva, que se traduz em “oportunidade”, “ocasião propícia” (ji). De fato, apesar de estarmos em plena crise no Brasil, muitas pequenas empresas têm conseguido virar o jogo e crescer, ao passo que empresas gigantes têm se mantido estagnadas ou perdido espaço para a ousadia e a coragem dos pequenos e laboriosos empreendedores. É claro que também há casos de grandes corporações que lograram ficar ainda maiores e de pequenas organizações que infelizmente saíram de cena. A verdade é que tudo depende do esforço e da visão de cada uma delas para se reinventar em períodos como este.

“Sem crise, não há provocação, não há desafio, não há o afloramento do melhor de cada um, não há mérito.”

É, sim, na crise que as nações mais crescem, se desenvolvem, progridem, prosperam. A criatividade sempre experimenta um boom em momentos ruins e após tragédias, desgraças e fracassos. Ela é fruto da angústia, da penúria. Sem crise, não há provocação, não há desafio, não há o afloramento do melhor de cada um, não há mérito.

 

Mas você, concurseiro, deve estar se perguntando por que estamos aqui falando tanto de crise, se nossas conversas em geral dizem respeito a concurso público. Eu respondo: para de alguma forma prepará-lo para enfrentar o que se desenha em 2017. Como é de conhecimento geral, o mundo dos concursos tem passado por momentos turbulentos. Mas saiba que isso já ocorreu em anos anteriores, sem que disso resultassem grandes prejuízos para quem se prepara com afinco. Aqueles que acreditaram na superação e não deram ouvidos às catástrofes propagadas por muitos estão, hoje, desempenhando tranquilamente suas funções no cargo que antes era o seu cargo dos sonhos.

 

Pegue como exemplo o difícil ano de 2016 e você perceberá que milhares de oportunidades foram abertas em concursos como o do TRF 2, o do TRE-SP, o da SEDF, o da Anvisa, o da PM e da PC-PE/PA, o do MPRS, o do CBM-DF, o do TCM-RJ, o do TRT 20 e o do TRT 24, entre tantos outros.

“Acompanhamos, no período, a nomeação de um grande número de candidatos aprovados em importantes certames, inclusive centenas de ex-alunos dos nossos cursos.”

Acompanhamos, no período, a nomeação de um grande número de candidatos aprovados em importantes certames, inclusive centenas de ex-alunos dos nossos cursos. Todavia, eu me lembro muito bem de, sobretudo nos primeiros meses do ano, ouvir propagadores do caos afirmarem que tão cedo não haveria concursos. Dizia-se até que seria o fim dessa garantia constitucional! Quem seguiu em frente e decidiu vender lenços em vez de parar e chorar; quem persistiu e continuou estudando provavelmente conquistou a tão sonhada aprovação. E os candidatos que ainda não alcançaram a vitória, mas se mantêm firmes na preparação estão muito mais próximos de obter sucesso e quilômetros à frente da maioria que para de estudar diante de qualquer notícia ruim.

“Quem seguiu em frente e decidiu vender lenços em vez de parar e chorar; quem persistiu e continuou estudando provavelmente conquistou a tão sonhada aprovação.”

De minha parte, estou convencido de que devo aproveitar o cenário de crise institucional, moral, econômica, política etc. para empreender. No meu modelo de negócios, isso significa que devo criar novos produtos e ofertar diferenciais competitivos para os nossos alunos-clientes, bem como contratar pessoal e investir na plataforma e em equipamentos, instalações e outros recursos. Afinal, a nossa missão é garantir aos nossos alunos uma carreira de sucesso e impactar positiva e potencialmente a vida daqueles que acreditam em nossas ideias e em nossos valores e princípios. Em busca disso, não posso medir esforços nem me acovardar.

“… A nossa missão é garantir aos nossos alunos uma carreira de sucesso e impactar positiva e potencialmente a vida daqueles que acreditam em nossas ideias e em nossos valores e princípios.”

Tal mentalidade tem nos trazido bons resultados. Tenho orgulho de dizer que a GG Educacional, empresa matriz do Gran Cursos Online, cresceu 257% nos dois últimos anos, considerados por muitos os piores da história contemporânea do Brasil, do ponto de vista econômico. Por isso, continuaremos a ignorar a crise e a trabalhar para a realização de sonhos. Sugiro o mesmo ao concurseiro que busca mudar de vida.
O concurso público, agora mais do que nunca, é a opção mais atrativa e digna para quem busca uma boa carreira profissional. Empossado em um cargo público, você terá a oportunidade de servir bem à população e de contribuir para o nosso país em momentos difíceis como o que temos enfrentado. Em contrapartida, contará com uma remuneração muito acima do que oferece a iniciativa privada, além de benefícios como a estabilidade, imprescindível para que você desempenhe suas funções com tranquilidade, sem se tornar vítima de perseguição política.

“O concurso público, agora mais do que nunca, é a opção mais atrativa e digna para quem busca uma boa carreira profissional.”

Tornar-se servidor público pode, ainda, ser o diferencial para livrá-lo de eventuais crises financeiras que, em outras circunstâncias, seriam capazes de limitar sua vida por anos. Graças à segurança e à estabilidade da carreira pública, você pode planejar melhor a sua vida; isso em um país nada previsível, mas ainda cheio de oportunidades para quem luta por elas.
Espero de coração que você, amigo concurseiro, se convença de que o momento não é para resmungos como “Ó dia, ó vida, ó azar!”. É, sim, hora de focar no estudos, na carreira e no sucesso profissional; na busca por um cargo que ofereça estabilidade, status, poder, prestígio e muitos benefícios sociais.

“Graças à segurança e à estabilidade da carreira pública, você pode planejar melhor a sua vida; isso em um país nada previsível, mas ainda cheio de oportunidades para quem luta por elas.”

“Mas e se, de fato, não tivermos concursos em 2017?”, você tem o direito de questionar. Bom, sugiro que você veja AQUI (Concursos 2017) o minucioso levantamento que nossa equipe fez de oportunidades previstas para este novo ano. O número pode ser inferior ao de anos anteriores, mas certamente haverá GRANDES oportunidades em 2017 e um boom em 2018, que apenas os fortes e persistentes saberão aproveitar. Estes venderão lenços enquanto o resto das pessoas continuará chorando, mesmo depois que o país sair da crise. Afinal, para o cidadão médio a crise é constante, e o indicador oficial é apenas mais uma desculpa para o fracasso. Já para você, candidato com determinação e perseverança, a crise será um mero quebra-molas na estrada rumo à aprovação e à desejada mudança de vida.
Sigamos juntos nessa missão, sobretudo se o momento é de crise e dificuldade. Combinado?

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Bons estudos e GRAN sucesso em 2017!

______________________________________________________________________________________________

Gabriel Granjeiro

GabrielDiretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

______________________________________________________________________________________________

Avatar


02 de janeiro5 min. de leitura