Você conhece as 4 regras de ouro da aprovação?

Avatar


26 de outubro5 min. de leitura

aprovação “Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem. (Deuteronômio 29:9)

Olá querido leitor.

Em tema de concursos públicos, ou exame de ordem, a aprovação é o que realmente nós queremos. Não é mesmo? Então, há alguns itens que não podem faltar em nossa jornada, sob pena de não atingirmos nosso alvo. Esses itens essenciais eu chamarei de “regras de ouro”. Destaco que há diversos itens que poderiam ser abordados. Neste texto, cuidarei das 4 regras de ouro que julgo mais relevantes.

Vamos lá?!

Regras de ouro que o levarão até a aprovação

1ª Regra de ouro – PLANEJAMENTO

Infelizmente, há ainda uma certa resistência de alguns concursandos em investir no planejamento, sob a alegação de que seria “uma perda de tempo”. Esse é um erro gravíssimo, que custa bem caro. Digo isso porque a preparação para um projeto tão importante, como o concurso público, não pode estar baseada em “achismos”. Com o aumento do nível de exigência das provas, somado ao prazo cada vez mais exíguo para a preparação, diante da quantidade de matérias que temos de estudar, o planejamento é uma peça chave para o êxito nessa empreitada.

a preparação para um projeto tão importante, como o concurso público, não pode estar baseada em “achismos”.”

Perceba! Planejamento é o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações visando à consecução de determinados objetivos. Quando planejamos, podemos saber como será o passo a passo em direção à nossa vitória. Isso evita, entre outras coisas, o desperdício do nosso valioso tempo.

Li certa vez uma frase que dizia: “cada mergulho sem planejamento será seu afogamento no raso”. (autor desconhecido) Essa é uma grande verdade. Há um número expressivo de pessoas se afogando no raso, quando o assunto é preparação, pois não se programam, não se planejam.

Veja. Na fase do planejamento, você deve definir aonde quer chegar (foco) e quais os passos que serão dados para chegar. Após o planejamento, aí é arregaçar as mangas e executar o que foi previamente definido.

Atribui-se a Margaret Thatcher a frase segundo a qual “planeje seu trabalho para hoje e todos os dias, em seguida, trabalhe o seu plano”.

Aplicando essa 1ª regra de ouro em sua jornada, você está contribuindo expressivamente para a realização do seu projeto. O planejamento tem tudo a ver com o resultado futuro dos atos que você pratica hoje. Peter Drucker disse que “o planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”.

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento. (Thomas Edison)

 

2ª Regra de ouro – NÃO PROCRASTINAR

Procrastinar, de forma bem simples, é você não fazer o que precisa ser feito. Segundo o Dicionário Aurélio, procrastinar é “transferir para outro dia; adiar, delongar, demorar, espaçar, protrair. Usar de delongas, de adiamentos”. Pela etimologia, a palavra procrastinação vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã). Em tradução livre, seria deixar o que precisa ser feito hoje para “à frente de amanhã”. Observe alguns sinônimos de procrastinar: adiar, espaçar, postergar, demorar, atrasar, protrair, prolongar, retardar, protelar, prorrogar, pospor, diferir, delongar e tardar.

No geral, a maioria da pessoas, em determinado momento da vida, já desenvolveu algum tipo de procrastinação; já adiou tarefas importantes. Quem nunca deixou alguma coisa para resolver na última hora? Por exemplo, muitas pessoas somente decidem estudar, de forma séria, após a publicação do edital. (isso é muito ruim, viu!!!)

Quando essa atitude começa a impedir a realização dos projetos de vida, é necessário “puxar o freio de mão” e verificar o que precisa ser feito para corrigir esse obstáculo tão prejudicial à realização de sonhos.

Normalmente, nós queremos deixar para depois aquelas coisas que julgamos difíceis, ou de que não gostamos, ou que achamos chato, ou de que temos medos, ou, ainda, daquelas tarefas que, após realizadas, não sabemos exatamente quais resultados decorrerão.

Há algumas máximas procrastinatórias que, consciente ou inconscientemente, podem prejudicar bastante o cumprimento de metas. Veja alguns exemplos:

“Por que fazer hoje o que pode ser feito amanhã?” “Por que fazer amanhã o que pode ficar pra depois de amanhã?” Deixa pra amanhã… Depois eu vou tirar a carteira de motorista. Na próxima segunda eu começarei a dieta. Na próxima semana eu começarei a estudar para o concurso público. Vou me matricular na academia no mês que vem… Há um número expressivo de pessoas que, embora não profiram essas palavras, vivem-nas com suas atitudes.

Isso é uma realidade na vida de muitas pessoas que conheço, acerca dos concursos públicos. Elas querem se tornar servidores públicos. Elas sabem que, para isso, precisam estudar. Contudo, vivem adiando essa importante decisão. Se você estiver passando por isso, tome uma atitude hoje mesmo! Saia da zona de conforto! Mude suas atitudes. Com isso,certamente, os resultados também mudarão.

Não adie mais!

Há um provérbio que diz: “adie por um dia, e dez dias passarão.” Reflita! E mude!

#xoprocrastinação

 

3ª Regra de ouro – NÃO DESISTA

Essa regra, de tão importante que é, poderia ser chamada de DIAMANTE.

Olha só! Se você está na jornada em busca dos seus sonhos, precisa estar ciente de que terá de enfrentar o cansaço, o sono, a renúncia a alguns compromissos sociais, a redução de alguns tipos de lazer, entre diversos outros pontos.

Ah! Merece destacar, ainda, a necessidade de se preparar psicologicamente para as possíveis reprovações no percurso, e também, saber lidar com as pessoas que sempre tentar te colocar “pra baixo”. Tudo isso faz parte da caminhada! São coisas que você não chama, nem envia convite de amizade no Face ou Instagram, (rsrs) mas elas vêm e se apresentam mesmo sem ser convidadas.

Para enfrentar isso, além de acreditar em si, você precisa ter um foco bem definido. Saber exatamente aonde quer chegar. (lembra que isso se define no planejamento) Todas as vezes que se deparar com essas situações, acima descritas, você precisa:

1º – lembrar que elas já estavam “previstas”… logo, não são surpresas para você.

Sugiro que você pergunte aos vencedores se eles tiveram que enfrentá-las.

2º – olhar para o foco. Para o alvo. Enquanto não tiver alcançado, a máxima é: tenho um alvo e nada vai me parar.

Embora desistir seja uma decisão fácil, é uma das mais frustrantes.

Muhammad Ali disse certa vez que “odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para si mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão”.

Thomas Edison, por sua vez, disse que “nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”.

Então, não desista do projeto! Não pare no meio do caminho!

Por fim, lembre-se: os desistentes nunca conhecerão o “sabor da vitória”. Persevere. Seja constante. A determinação é a marca dos vencedores.

 

4ª Regra de ouro – RESILIÊNCIA

A resiliência pode ser definida, segundo o Aurélio, como a “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”.

De forma menos técnica, poderíamos dizer que é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão decorrente de situações adversas.

“A pessoa resiliente é aquela que não se quebra na tempestade, mas se deixa curvar pelo vento para não ser arrancada. Depois, recupera-se e segue adiante.” (autor desconhecido)

Resumindo: após momentos difíceis, precisamos “sacudir a poeira e bola pra frente”.

Isso é imprescindível para quem pretende alcançar a vitória – a aprovação –, pois em nossa caminhada teremos de saber com lidar, conforme já destacamos, com reprovações, com estresse, com cansaço, com renúncia, entre outras tantas coisas que poderíamos listar.

Como diz um provérbio japonês: “cair sete vezes e levantar oito”.

Amigo leitor, se você quer realmente alcançar seu objetivo, no mínimo, aplique essas quatro regras de ouro!

Sucesso na jornada!

Se quiser me contatar, além dos comentários, mande um e-mail para wellington.antunes@globo.com

Abraço

Até a próxima

Wellington Antunes

______________________________________________________________________________

Wellington Antunes
wellington-antunesProfessor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”.

 

______________________________________________________________________________

Avatar


26 de outubro5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

aprovação aprovação em concurso