5 conselhos extraídos de histórias de sucesso

Avatar


22 de maio4 min. de leitura

“As oportunidades são como alvoradas: se a gente espera muito, perde-as.” Wilson Ward

Como você já deve ter notado, gosto de partilhar histórias de sucesso com os meus leitores. De fato, tenho enorme apreço pelos relatos felizes de gente exitosa, como os de nossos professores-servidores e de nossos alunos que realizaram o sonho de ingressar no serviço público. Isso sem falar nas lições que nos ensinam os grandes líderes e empreendedores – especialmente os que mais inovam e ousam. Enfim, considero uma fonte inesgotável de inspiração exemplos de pessoas obstinadas, que sempre souberam o que queriam e alcançaram seus objetivos com muito trabalho e dedicação.

Por isso, sempre que posso, assisto a palestras, leio livros e ouço depoimentos dos quais possam ser extraídas lições úteis para meus seguidores nas redes sociais e para os leitores do nosso blog na página do Gran Cursos Online. Minha intenção, ao redigir textos fundados nesses ensinamentos, não é oferecer nenhuma receita de bolo, mas apenas difundir bons exemplos e boas práticas. Acredito que, assim, incentivo quem também é batalhador, mas que esteja precisando de referências ou de conselhos de um amigo que se preocupa com o seu futuro.

Acho que tenho alcançado esse propósito com os meus artigos e com as mensagens que publico nas redes sociais. E a conversa de hoje é mais uma com essa intenção. Nela, pretendo difundir alguns comportamentos que tenho observado em pessoas bem-sucedidas, cujas histórias acompanho. Naturalmente, eles serão adaptados ao nosso contexto, que é o do concurso público; e à nossa missão, que é a conquista da carreira pública. Interessado? Então, confira:

1. Não desista nunca.

É claro que, na busca pela realização dos nossos sonhos, vez ou outra nos depararemos com pessoas negativas – inclusive no seio da nossa própria família. Isso acontece com todo mundo, e o testemunho das pessoas de sucesso que estudei ratifica esse fato. Todas elas já cruzaram, em seu caminho, com alguém que taxou seus sonhos “de malucos, de absurdos, de delirantes”. Elas, porém, não deram ouvidos aos insultos e persistiram em seus objetivos.

Para vencer, é preciso, antes de tudo, acreditar nas próprias ideias e na própria capacidade. Não se deve parar por nada. Ao contrário, é preciso tentar, tentar e tentar, quantas vezes forem necessárias, até alcançar o objetivo.

Em termos bem práticos, se até agora você ainda não conquistou nenhuma aprovação, talvez seja o caso de mudar completamente seus métodos. É preciso deixar o passado no passado e mirar o futuro. O candidato sagaz não deixa passar a oportunidade de alterar o percurso quando necessário. Ele sabe que tem de estar sempre preparado para inovar e disposto a mudar o que for preciso para se tornar mais competitivo e começar a vencer.

Confira AQUI as histórias de alguns de nossos mestres que experimentaram a reprovação em dezenas de concursos antes de se tornarem as autoridades públicas que são hoje. A trajetória de cada um deles ilustra bem como é válido o conselho de persistir sempre.

 

2. Seja curioso e flexível.

Tenha humildade para buscar conselhos com os seus pais, com os seus professores, com os seus colegas de classe ou de trabalho, com os seus amigos e com quem já é servidor público. Aprender com a experiência dessas pessoas pode evitar que você cometa erros graves na jornada em direção à carreira pública.

Particularmente, tenho o hábito de ouvir duas ou três opiniões antes de tomar decisões importantes. Posso até não aceitar um conselho ou outro, mas sempre me obrigo a ouvi-los.

Decidir é fazer escolhas e renúncias. Tente ser diferente, singular e competitivo ao fazer as suas, mas sempre com a humildade de antes escutar quem quer ajudá-lo. Somente quem é inovador vence. Qualquer pessoa que não cultive mentalidade de longo prazo, limitando-se a apenas reproduzir o que lhe garantiu algum sucesso no passado, está condenada ao fracasso.

 

3. Cerque-se de pessoas de confiança.

Procure se aproximar de pessoas que estão no mesmo barco que você, ou seja, de outros concurseiros que estejam buscando sonho igual ao seu. Eles podem e devem ser vistos não como meros concorrentes, mas como seus grandes parceiros rumo ao sucesso.

Sempre almeje por mais conhecimento, por bons relacionamentos e por experiências enriquecedoras. Não deixe de experimentar técnicas sugeridas pelos professores ou pelos colegas de classe nem de ouvir dicas e conselhos úteis dos amigos e dos familiares. Com base neles, crie o seu próprio repertório de métodos, técnicas e condutas que o guiarão até o sucesso mais rapidamente. Sem um plano bem definido, não haverá aprovação nem vitória.

 

4. Procure deixar um legado para a administração pública e para o nosso país.

Antes de desejar a aprovação propriamente dita, você precisa carregar no coração o desejo insaciável de não deixar a sua vida passar despercebida. Sua vontade de ter status de autoridade pública e de fazer a diferença quando chegar lá tem de motivar cada escolha, cada decisão que você tomar ao longo da sua preparação.

O candidato que quer passar em concurso tem de se fazer merecedor da aprovação e dos benefícios que o cargo público lhe oferecerá. Deve ser teimoso e aspirar por deixar um legado relevante para a sua cidade, para o seu estado, para o seu país. Precisa ser, de fato, útil para a sociedade. Esse é o primeiro passo para se tornar um servidor exemplar e digno de reconhecimento.

 

5. Tenha prazer pela função de servir ao público.

A paixão pelos estudos, pela capacitação, pela qualificação e pelo bem comum tem de ser o combustível que nos movimenta em direção às conquistas. O amor pelo trabalho é fator importante para alcançarmos o sucesso em qualquer atividade, projeto, carreira ou área de atuação profissional.

Se você pretende crescer na carreira que abraçou, seja como técnico, seja como líder, precisará encontrar maneiras e formas de energizar as pessoas que estão à sua volta, a fim de que elas não exerçam as próprias atribuições e competências com mediocridade, entregando apenas o mínimo que se espera delas. Sirva de exemplo e de modelo para os seus colegas de trabalho, atuando sempre com paixão e dedicação.

Caminhando para o fim da nossa conversa semanal, gostaria de lembrar que o Estado não contrata apenas os gênios; tampouco os mais necessitados. Contrata, sim, os mais bem-preparados, os esforçados, os que souberam empregar o conhecimento científico para desenvolver uma preparação bem-pensada e planejada passo a passo.

Caro leitor, considero-me um amigo seu. Por isso, sinto-me no dever e no direito de lhe oferecer alguns conselhos. Minhas dicas são sempre fruto de muitas observações, de muita leitura, de experiências no âmbito pessoal e no profissional, de relatos que li ou ouvi. Desejo que elas lhe sejam úteis, mas sei bem que cada candidato pode adotá-las ou não, na totalidade ou apenas parcialmente. E compreendo que seja assim.

Então, siga em frente, seja feliz, pratique o bem, ouça o seu espírito e a sua consciência. E saiba que estamos juntos e misturados na missão de servir ao nosso país.

“Não arriscar nada é arriscar tudo.” Al Gore


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Avatar


22 de maio4 min. de leitura