Concurso Receita Federal: Diego Rebouças comenta sobre as atividades que o servidor pode desempenhar no órgão após a aprovação. Confira!
Por Gran Cursos Online
Claro que existe uma possibilidade alta de que, ao ingressar na carreira, você não trabalhe em algo tão específico como nos casos descritos acima. Confira nos próximos stories quais são as atribuições tradicionais da carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil:
O Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil é a autoridade pública responsável pela Administração Tributária e Aduaneira da União. São atribuições privativas dos ocupantes do cargo de Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil: constituir, mediante lançamento, o crédito tributário e de contribuições; elaborar e proferir decisões ou delas participar em processo administrativo-fiscal, bem como em processos de consulta, restituição ou compensação de tributos e contribuições e de reconhecimento de benefícios fiscais; executar procedimentos de fiscalização, praticando os atos definidos na legislação específica, inclusive os relacionados com o controle aduaneiro, apreensão de mercadorias, livros, documentos, materiais, equipamentos e assemelhados; examinar a contabilidade de sociedades empresariais, empresários, órgãos, entidade, fundos e demais contribuintes, não se lhes aplicando as restrições previstas no Código Civil; proceder à orientação do sujeito passivo no tocante à interpretação da legislação tributária supervisionar as demais atividades de orientação ao contribuinte;
Este servidor é um agente da Administração Tributária e Aduaneira e está presente em todas as unidades do Fisco, distribuídas nas dez Regiões Fiscais (RF) do país. Atualmente, a Receita Federal conta com cerca de 7.500 Analistas-Tributários, que realizam atividades nas áreas de arrecadação; cobrança; fiscalização; tributação; julgamento; atendimento; educação fiscal; aduana; tecnologia da informação; logística; e atuação no exame de processos administrativos-fiscais. Os Analistas-Tributários também exercem funções de confiança na Receita Federal, como a de chefia em agências, divisões, serviços ou seções, entre outras. Nestes postos, os servidores do cargo desempenham atividades como a emissão de pareceres, análise de informações fiscais e exame de matérias e processos administrativos fiscais.
– Situação atual – Remuneração e benefícios – Inscrições – Cargos e vagas – Requisitos e atribuições – Etapas de prova