Você sabia que alguns concursos públicos, especialmente da carreira de segurança pública e militar, reservam vagas exclusivas para mulheres? Veja alguns exemplos!
Por Gran Cursos Online
Apesar de estarem conquistando cada vez mais espaço em diferentes áreas de participação profissional, ainda existem segmentos de atuação onde a presença das mulheres é consideravelmente menor do que a dos homens. No serviço público, as carreiras de segurança pública e militar, sem dúvida, apresentam os percentuais mais acentuados de disparidade. Exatamente por isso, é comum encontrar editais que ofertam vagas para mulheres, especificamente. Mas quais são essas seleções? Acompanhe o conteúdo e confira as oportunidades!
O edital mais recente para o Concurso PM DF foi publicado no dia 24 de janeiro de 2023 e oferta um total de 2.100 vagas para o cargo de Soldado. Dessas, 700 são imediatas e 1400 para a formação de cadastro reserva. As oportunidades são de nível superior. Já as vagas para mulheres estão distribuídas da seguinte forma: Vagas imediatas: 56 (AC) + 14 (PPP) Vagas de cadastro reserva: 112 (AC) + 28(PPP)
O edital para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais teve seu edital publicado no final de 2022 para o para ingresso no Corpo de Fuzileiros Navais durante o primeiro e segundo semestre do ano de 2024. A seleção oferta um total de 1080 vagas de nível médio para o cargo de Fuzileiro Naval (Soldado). Do total ofertado, 76 vagas serão destinadas para o público feminino.
Com a publicação realizada no dia 19 de janeiro de 2023, o edital do Colégio Naval oferta um total de 131 vagas para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval. Dessas, estão previstas 12 vagas para mulheres. O Concurso Colégio Naval oferta oportunidades de nível fundamental: isto é, para ingressar, é necessário ter concluído om aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais teve seu último edital publicado no dia 8 de agosto de 2022 e ofertou 270 vagas de nível médio para o cargo de Agente de Segurança Socioeducativo, com remuneração inicial de R$ 5.097,15. Das oportunidades ofertadas, 24 foram vagas para mulheres, com a reserva de 3 (PcD).
O último edital do Concurso EsPCEx foi publicado no dia 4 de fevereiro de 2022 e ofertou um total de 440 vagas de ensino médio. Desse total, estavam previstas 32 vagas para mulheres na ampla concorrência e 8 vagas reservadas (PPP).
O último edital para o ingresso no Curso Preparatório de Cadetes do AR foi publicado em fevereiro de 2022 e ofertou um total de 110 oportunidades. 20 delas vagas para mulheres. O curso é realizado na cidade de Barbacena (MG).
O último Concurso PM CE teve seu edital publicado no dia 10 de outubro de 2022. A seleção ofertou um total de 1500 vagas de nível médio, sendo 1000 imediatas e 500 para formação de cadastro reserva. Já no quesito de vagas para mulheres, foram: Imediatas: 120 (AC) e 30 (PPP). Cadastro Reserva: 60 (AC) e 15(PPP). Vale lembrar que no Estado já vigora a Lei Estadual nº 16.826, de 13 de janeiro de 2019, que destina o percentual mínimo de percentual de 15% (quinze por cento) para mulheres entre as vagas ofertadas.
- Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CAP) - Corpo de Saúde da Marinha (CSM) - Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM) - Quadro Técnico (QT) - Academia da Força Aérea (AFA) CIAAR, EAOAP, EAOEAR - Escola de Saúde do Exército (EsSEx) Instituto Militar de Engenharia (IME) Carreiras de segurança pública em nível estadual: - DEPEN MG - Susepe RS - Polícia Militar da Paraíba - Polícia Penal AL
Veja abaixo os projetos de lei que tramitam atualmente sobre o tema: PL 3510/2020: busca reservar 15% das vagas em concursos públicos; PL Lei 1529/21: busca criar a “Política Nacional de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública”, um projeto voltado a aumentar o índice de mulheres na carreira de segurança pública. Com isso, dentre outras definições, está prevista a reserva de 20% das vagas oferecidas em carreiras de segurança pública para mulheres. A questão também é abordada em esferas estaduais, podendo resultar em legislações específicas, como é o caso da PL 2069/2021.