O que é melhor? Saiba o que dizem os estudos científicos sobre a eficácia dos dois diferentes tipos de anotações para concursos públicos!
Por Gran Cursos Online
De modo geral, quando assistimos a uma videoaula ou lemos um PDF, estamos realizando um estudo passivo. Dito isso, existem maneiras de tornar o estudo passivo mais ativo. E, uma das maneiras mais conhecidas de se fazer isso, é por meio das anotações para concursos. Boas anotações para concursos permitem que o aluno interaja com o conteúdo enquanto o aprende, além de produzir materiais de revisão que poderão ser usados posteriormente em sua preparação.
- Textos curtos: capazes de sintetizar os principais pontos da matéria; - Conceitos estruturados com as próprias palavras ao invés de copiar o que foi transmitido; - Utilização e destaque de palavras-chaves; - Utilização de elementos visuais, sempre que possível. Tais como: setas, desenhos e esquemas. - São materiais que podem ser usados em revisões;
Estudos revelam que, tanto nas crianças, como nos adultos, o cérebro fica consideravelmente mais ativo quando se escreve à mão. Ao realizar anotações de maneira digitada, utilizando um teclado, o processo torna-se um pouco menos desafiador para o cérebro. Logo, de acordo com não apenas este, mas outros estudos realizados, as anotações para concursos realizadas de maneira manuscrita seriam melhores do que as digitadas.
1. Não copie, use as suas próprias palavras 2. Anote as perguntas que surgirem 3. Passe a limpo 4. Experimente diferentes técnicas Se você gostou desse conteúdo, convidamos você a explorar outras dicas valiosas em nossa matéria. Acesse o link a seguir! :)
Acesse nossa página exclusiva e conheça: -Ebooks, -Apostilas, -Aulas gratuitas, -Guia de estudos, -Editais verticalizado e muito mais!