O Concurso Nacional Unificado foi anunciado recentemente pela ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, e desde então vem gerando dúvidas nos concurseiros. Saiba tudo sobre o tema nesse artigo!
Por Gran Cursos Online
A busca pela aprovação em concursos públicos no Brasil é uma jornada que demanda dedicação, estudo e preparação. Uma proposta de inovação que tem gerado expectativas e agitado a comunidade de concurseiros é o Concurso Nacional Unificado (CNU) para os concursos federais. Inspirado no modelo do Enem, a proposta foi apresentada pelo secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), José Celso Cardoso Jr. na última sexta-feira, 25 de agosto, aos líderes dos órgãos públicos que receberam autorização para realização de concurso público este ano. Um dos objetivos da proposta defendida pela ministra Esther Dweck é conseguir transformar a maneira como os concursos públicos do executivo federal são realizados.
A organização do concurso será conduzida por uma Coordenação Geral composta pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Advocacia Geral da União (AGU). Está prevista também a participação ativa das comissões setoriais de cada um desses órgãos, cujos representantes formarão o Comitê Consultivo/Deliberativo.
O Concurso Nacional Unificado será dividido em duas fases principais: – Provas Objetivas com Matriz Comum: Nesta etapa, todos os candidatos enfrentarão provas objetivas abrangendo conhecimentos gerais. A ideia é avaliar compreensão de temas fundamentais que se aplicam a todas as áreas. – Provas Específicas e Dissertativas por Blocos Temáticos: Na segunda fase, os candidatos serão avaliados em blocos temáticos relacionados às áreas de atuação desejadas. Isso permite uma avaliação mais precisa das habilidades específicas necessárias para cada carreira.
O governo federal ainda não divulgou o cronograma oficial completo do Concurso Nacional Unificado, mas já foi sinalizado que a intenção é de que o ato oficial para realização do Concurso Nacional Unificado seja publicado até meados de setembro e que a publicação do edital aconteça até dezembro com provas no dia 25 de fevereiro de 2024. Organizando no formato de linha do tempo as informações de data, temos: – Setembro 2023: ato oficial para realização do Concurso Nacional Unificado – Dezembro 2023: publicação do edital do CNU – 24 de fevereiro de 2024: aplicação das provas do CNU
– Concursos Federais já autorizados – O que esperar do Concurso Nacional – Qual o objetivo do Concurso Nacional – Cargos e vagas – Requisitos e atribuições – Etapas de prova