Acorde o gigante que há dentro de você!

Avatar


16 de abril5 min. de leitura

gigante“Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança.” – Samuel Johnson

Há um aforismo muito conhecido que diz: “Há males que vêm para o bem”. Apesar de esse dito popular ser replicado à exaustão por todos nós, a máxima que ele contém só fará sentido mesmo se tivermos sabedoria para conseguir extrair das situações difíceis – os tais “males” – as lições que elas têm para nos ensinar. Não basta verbalizar por verbalizar o axioma; o que faz a diferença é saber absorver os ensinamentos nele contidos. Ora, amigo leitor, se você está passando por um momento de sofrimento e de derramamento de lágrimas, tenha fé e acredite que todas as provações que surgem em seu caminho são necessárias e até imprescindíveis para despertar algo em você capaz de torná-lo uma pessoa mais forte. Há um gigante adormecido dentro de cada um de nós, e ele está perfeitamente apto a enfrentar todo e qualquer obstáculo. Só o que esse ser poderoso pode estar precisando é de uma sacudida, um “tapa na cara”, para acordar. Que tal fazermos isso hoje?

“…dons, talentos e atributos precisam ser despertados, pois dificilmente se revelam espontaneamente”

O primeiro passo para tirar do torpor o gigante que vive dentro de você é aceitar a sacudida. Não raro, precisamos de uma chacoalhada para acordar e ativar a fortaleza que reside dentro de cada um de nós. Esse sacolejo pode vir de qualquer pessoa: de um amigo, de um colega, dos pais, de um desconhecido, de alguém colocado por Deus em nosso caminho. Também pode se manifestar de várias formas: nas palavras sábias contidas em um livro ou artigo ou, quem sabe, no conteúdo sinestésico de um vídeo. O que importa é que essa sacudidela nos ajude a perceber o quão fortes, imparáveis e indestrutíveis somos de fato. Não se engane, nobre leitor: dons, talentos e atributos precisam ser despertados, pois dificilmente se revelam espontaneamente. Esteja atento para aproveitar a oportunidade quando ela surgir. E não ignore esta grande verdade: algumas coisas boas não aconteceram em sua vida simplesmente porque você ainda não estava pronto para elas. Talvez ainda não as merecesse. Mas tenha certeza: a hora certa chegará, pois há um gigante adormecido dentro de você.

O segundo passo é mudar – ou melhorar – o alinhamento entre você e o mundo. Ponha-se em sincronia com os pensamentos dos grandes, das pessoas bem-sucedidas, nunca com os de gente fracassada, de gente negativa, de gente apequenada que só enxerga problemas em vez de soluções. Lembre-se de que você é o único responsável por criar seus próprios pensamentos, os quais, por sua vez, determinam a qualidade das suas intenções. São estas, por fim, que desenham a sua realidade, criando oportunidades e construindo o seu futuro. Portanto, se você quer de verdade ingressar em um círculo virtuoso, com boas intenções e bons resultados, alinhe a mente com os pensamentos de gente vencedora. Além disso, tenha esperança. Do verbo “esperançar”. Pense positivo e dê o seu melhor, na condição que você tem agora, até ser possível fazer melhor ainda. Entenda que a responsabilidade é sempre sua, mas seja capaz de perdoar a si mesmo por eventuais erros; afinal, eles fazem parte do processo de aprendizado. Seja grato pela sua vida, um dado estatístico inexplicável. Tenha humildade, mantendo a disposição de escutar os outros, mas sem se sentir inferior a eles. Mude as suas perspectivas. Seja autoconfiante e imparável. E tenha em mente que o que você faz num dia é semente de felicidade para o dia seguinte. Plante algumas boas sementes hoje e conte com uma bela floresta amanhã. A propósito, já abordamos todos esses temas em artigos que você encontra em nosso blog. Leia-os lembrando-se sempre: há um gigante se despertando dentro de você.

“Não tenha a menor dúvida de que você já dispõe, dentro de si, de todas as ferramentas necessárias para resolver qualquer situação em que se encontre”

O terceiro passo para acordar o seu gigante interior é acreditar com toda a sua alma que ele é incomparavalmente mais forte do que tudo que está em torno de você. Não tenha a menor dúvida de que você já dispõe, dentro de si, de todas as ferramentas necessárias para resolver qualquer situação em que se encontre. Basta que você as use. Quando o fizer, notará que, mesmo que alguém tente derrubá-lo, vai, ao contrário, dar-lhe o empurrão que faltava para você ganhar ainda mais velocidade rumo à realização dos seus sonhos. Todavia, para que isso de fato ocorra, é necessário parar de reclamar, de lamentar, de focar no negativo. Sabe aquelas pessoas que obtêm sucesso em tudo que fazem? Você já parou para pensar por que dá tudo certo para elas? Pode ter certeza de que as coisas funcionam tão bem assim não porque essas pessoas sejam geniais, mas porque criaram uma atmosfera produtiva, positiva, tanto dentro de si, como ao seu redor. Você também tem esse poder. Afinal, acaba de acordar um gigante dentro de você.

“…as experiências boas que vivenciamos como as não tão boas assim são, na verdade, oportunidades ímpares para demonstrarmos a nossa força, as nossas habilidades, os nossos dons, a nossa maturidade, o poder da atmosfera que alimentamos”

O quarto e último passo é passar a acreditar piamente – e sei que essa não é uma tarefa fácil – que tanto as experiências boas que vivenciamos como as não tão boas assim são, na verdade, oportunidades ímpares para demonstrarmos a nossa força, as nossas habilidades, os nossos dons, a nossa maturidade, o poder da atmosfera que alimentamos. Cada experiência por que passamos, com seus traumas e suas cicatrizes, constitui o momento perfeito para mostrarmos como somos maiores do que os nossos problemas. Grandes dificuldades aparecem apenas para grandes pessoas. Quando elas surgem, não há para nós alternativa a não ser agir, a não ser enfrentá-las, a não ser ultrapassar a nossa linha do medo. Pode parecer paradoxal, mas é quando nos sentimos mais fracos que estamos mais fortes. Essa é a mais pura verdade. Ninguém consegue demonstrar sua real força navegando apenas por mares calmos. É justamente durante as dificuldades e no enfrentamento de problemas que damos mostra dos nossos maiores poderes.

Concurseiro, você não terá demonstrado o tamanho da sua força quando vir o seu nome numa lista de aprovados publicada no Diário Oficial. Na verdade, terá demonstrado o gigante que é bem antes disso. Você terá sido gigante em cada um dos fins de semana dedicados ao estudo, terá sido gigante em cada evento de família sacrificado em nome da preparação, terá sido gigante em cada hora de lazer substituída por mais algumas páginas de leitura. Tudo isso às vezes com recursos escassos. Nunca subestime esse poder que você tem em si. Nunca subestime a sua coragem. Nunca subestime a sua capacidade de mudar a si mesmo. Você está imune às piores dificuldades e agora se sente pronto para qualquer provação. O que lhe parecia fraqueza mostrou ser, na verdade, os anticorpos dos quais você precisava para enfrentar toda e qualquer situação.  Você já testemunhou alguém respondendo com absoluta serenidade a uma situação de extremo estresse? O que explica uma reação tão equilibrada é que essa pessoa está “vacinada”. Certamente ela já viveu aquela situação antes e, para ela, não se trata de novidade nem de motivo para perder a compostura. O problema simplesmente não a abala. Ela vai lá e resolve, com toda a tranquilidade, com toda a paz.

Você também tem o potencial para se vacinar, pois foi criado para resolver problemas e não para ser um problema. Você é a solução para algo que está acontecendo perto de si ou ao seu redor: na rua, no trabalho, na família, na comunidade, na sociedade, no serviço público brasileiro. Você tem o poder de curar outras pessoas que se feriram com dificuldades idênticas ou similares às suas. Hoje você está estudando para mudar a sua vida. Amanhã, estará inspirando outros a fazer o mesmo, quem sabe até mesmo dando o seu depoimento em nossa coluna “Cheguei Lá”.

Então, diga em alto e bom som: “Eu não sou um problema; sou, sim, a solução! Que venha o problema. Eu passarei por cima dele. Eu o enfrentarei e o derrubarei. Sou a pessoa mais bem-preparada para destruí-lo, pois eu sou UM GIGANTE!”

Se você sente que despertou o gigante que você é, mas não sabia, registre nos comentários: “Eu sou gigante!”.

Vamos juntos, vacinados e gigantes, rumo ao topo!

“O homem precisa se queimar em suas próprias chamas para poder renascer das cinzas.” – Friedrich Nietzsche

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Avatar


16 de abril5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

artigo motivacional