Advocacia Privada: o que é e como se especializar?

Saiba como a Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada da Gran Faculdade pode ajudá-lo a se destacar na carreira!

Avatar


26 de outubro6 min. de leitura

A Advocacia Privada é um campo de atuação profissional muito popular no Brasil: segundo a Ordem de Advogados do Brasil (OAB), atualmente encontram-se registrados mais de 1,2 milhões para o exercício do cargo de Advocacia.

Tendo em mente o grande mercado competitivo, se o seu objetivo é trabalhar com Advocacia Privada, algumas medidas são necessárias para se destacar e conquistar o seu diferencial. Uma delas, sem dúvida, está na conquista de um curso de pós-graduação para garantir mais autoridade profissional.

Pensando nisso, o Gran acabamos de relançar a nossa Pós-Graduação em Ciências Jurídicas aplicadas à Advocacia Privada. Esse pode ser o primeiro passo em direção ao aperfeiçoamento acadêmico e profissional!

Navegue pelo índice abaixo para saber mais informações:

O que é advocacia privada?

A advocacia privada é um campo do Direito voltado para a atuação profissional privada. Ou seja, é uma área dedicada a uma atuação mais generalista e particular do trabalho do advogado. Esse setor é um dos mais antigos dentro do Direito.

Antes de se consolidarem instituições como a OAB e a administração pública, já existiam profissionais da área jurídica preocupados com normas e boas práticas voltadas para muitas questões judiciais. É assim que surge o campo da advocacia privada.

Como funciona a advocacia privada?

A advocacia privada funciona principalmente das seguintes formas:

  • Trabalhar por conta própria: mas lembre-se que uma base estável de clientes é construída com tempo, especialmente a partir da solidificação da reputação do advogado;
  • Associar-se a um escritório de advocacia: aqui a clientela pode ser arranjada com mais facilidade, mas em contrapartida existe uma contribuição a partir dos ganhos;
  • Contratação CLT: o valor recebido mensalmente é fixo, o que pode ser bom ou ruim, a depender do profissional. Podem haver comissões por fora também.

Advocacia privada: características

O profissional da advocacia privada deve possuir algumas características importantes:

  • Atitude empreendedora;
  • Possuir noções sobre as diversas correntes filosóficas acerca das soluções consensuais dos conflitos na sociedade atual;
  • Desenvolver habilidades de leitura, a compreensão e a elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos de acordo com a legislação;
  • Dominar tecnologias e métodos para a compreensão e aplicação moderna do Direito.

Funções da advocacia privada

Em geral, o profissional que atua na advocacia privada tem como principal função a defesa de interesses e administração de conflitos entre duas partes particulares. Ou seja, é a tratativa de processos litigiosos que pode ser ou não relacionado a áreas específicas, mas sempre de acordo com a lei e outros tipos de normativas.

Quem escolher atuar com a advocacia privada deve desenvolver competências e habilidades ao exercício pleno e efetivo do Direito. Sempre propondo soluções em consonância com as normas fundamentais processuais e constitucionais.

Desse modo, fazer uso do raciocínio jurídico criativo e destinado à interpretação e aplicação do direito, pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do direito para atuação eficiente nas demandas judiciais e extrajudiciais.

Advocacia privada e pública

A principal diferença entre advocacia privada e pública são os interesses de cada um: enquanto a advocacia privada busca defender interesses particulares, a advocacia pública vai defender os interesses públicos na representação da União e/ou da população. Veja:

Advogado público pode exercer advocacia privada?

Em alguns casos o advogado público pode exercer a advocacia privada. O mais comum é que o advogado público não possa atuar em casos particulares que envolvam a administração pública que esteja lotado ou nenhum tipo de órgão em geral.

Por exemplo: um advogado do Ministério da Justiça não pode advogar em um processo que envolva o órgão, a União ou nenhum outro tipo de instituição pública estadual ou municipal.

Procuradorias que permitem advocacia privada

Segundo o jornal da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo publicado em 2022:

existem 21 Procuradorias Estaduais que permitem a Advocacia plena: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Procurador municipal pode exercer advocacia privada?

Não. Segundo as principais instituições como OAB e Supremo Tribunal de Justiça (STJ) um Procurador Municipal não pode exercer advocacia privada.

Advocacia privada e defensoria pública

Segundo o Conselho Federal da OAB, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que:

defensores públicos que quiserem exercer a advocacia privada ou que deixarem a carreira para advogar precisam se inscrever nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Quanto ganha um advogado privado?

A remuneração de um advogado privado pode variar de acordo com a forma como vai atuar profissionalmente e o tipo da complexidade dos casos que pegar. Segundo os principais sites de busca salarial, o salário de um advogado da advocacia privada pode variar entre R$ 3 mil e mais de R$ 20 mil reais.

Como se tornar um advogado privado?

Se o seu objetivo é atuar como advogado no setor privado, você deverá:

  • Concluir o bacharelado em Direito em uma Instituição de Ensino devidamente reconhecida pelo MEC: o curso dura aproximadamente 5 anos;
  • Ser aprovado no Exame de Ordem;
  • Solicitar a Inscrição de Advogado na Comissão de Exame da Ordem da Seccional em que realizou o Exame de Ordem;
  • Estar em dia com o pagamento da taxa de anuidade.

Advocacia Privada: como se destacar?

Seja qual for seu segmento de escolha para atuação profissional na Advocacia Privada, a reputação e autoridade profissional são componentes essenciais para se destacar nesse meio. Vamos nos concentrar nesses dois pontos para listar as dicas abaixo. Veja:

Agregue valor ao seu trabalho

Buscando evitar a mercantilização da advocacia (Art. 39 da Resolução 02/2015), a OAB costuma ser bem rígida em relação aos métodos de divulgação dos serviços. De acordo com Código de Ética e Disciplina do órgão, a publicidade pode ser feita desde que não tenha o objetivo de captar clientela diretamente.

Assim, ao investir no Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais (que se tornaram a maior vitrine de conteúdos e serviços), criando conteúdos informativos para o público, você aumenta sua reputação profissional sem ferir os princípios de publicidade. O objetivo aqui é informar, agregando valor aos seus serviços.

Defina sua área de atuação

A competitividade no mercado de trabalho apenas aumenta a cada dia e isso não é segredo. Nesse contexto, as pessoas cada vez mais buscam por profissionais especializados, isto é, que compreendam determinada área do Direito mais profundamente.

Pode parecer à primeira vista que a conquista de uma especialização vai diminuir sua clientela, diminuindo ainda mais as chances de obter clientes. Porém, esse movimento apenas direciona a natureza dos casos tratados, dando a você maior autoridade para tratar sobre aqueles em que é especialista.

São muitos os ramos de Direito em que a Advocacia Privada pode atuar, como por exemplo Direito do Consumidor, Civil, Trabalhista, Empresarial, Ambiental, Tributário, Penal e Eleitoral.

Para de fato adquirir o Título de especialista em qualquer uma dessas áreas, o profissional deverá concluir um curso de pós-graduação lato-sensu em Direito, reconhecida pelo MEC.

Especialize-se

Quando você precisa cuidar de uma importante questão jurídica, qual desses profissionais você escolheria para cuidar do seu caso: aquele que atua há algum tempo na profissão, mas não demonstrou qualquer ímpeto para se atualizar e aprimorar profissionalmente ou aquele que está em constante movimento, atualizando-se e qualificando-se cada vez mais?

Se você escolheu o segundo, então suas chances de ter uma boa experiência seriam consideravelmente maiores. A Lei muda o tempo todo (vimos isso com mais força em tempos de incertezas e mudanças de paradigmas, como o tempo de pandemia e a nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus), assim é assim podermos contar com profissionais que se atualizam e aperfeiçoam constantemente.

Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada: como é o curso?

Ao contrário da especialização em uma área específica do Direito, a Pós-graduação de Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada fornece um aprimoramento geral na sua atuação dentro da carreira de Advocacia Privada.

Assim, é uma especialização perfeita tanto para profissionais que já atuam na área, como também paraquem está começando. Afinal, se você ainda está na dúvida em que área se especializar, o curso te dará uma visão ainda mais específica sobre as principais.

Se você já atua no meio, o curso servirá para atualizá-lo e ensinar novas habilidades dentro do meio jurídico. Veja:

Pós EAD 100% remota

Você não precisa se preocupar com deslocamento ou com horários específicos ao se matricular na Gran Faculdade: todas as aulas são disponibilizadas no modelo 100% online e você pode acessá-las quando e onde preferir.

Horários flexíveis

Não precisa se preocupar com calendários acadêmicos rígidos ao se comprometer com um curso de especialização da Gran Faculdade: aqui a organização realmente fica a cargo do aluno que pode decidir quando acessar as aulas e resolver as provas. A única obrigatoriedade é respeitar o prazo máximo de 18 meses para a conclusão integral do curso.

Certificação reconhecida pelo MEC

Conquiste o efetivo título de especialista em Ciências Jurídicas com a certificação da Gran Faculdade, reconhecida pelo MEC e válida em todo o território brasileiro.

Conteúdo programático completo e objetivo

O curso de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada inclui não apenas conhecimentos teóricos essenciais para o exercício da profissão como também instruções de como conduzir atividades secundárias igualmente importantes para o desenvolvimento da sua carreira (como o Marketing Digital, por exemplo).

Veja abaixo a relação de conhecimentos ministrados nos 3 módulos essenciais do curso:

MódulosDisciplinas
Ia) Direito Constitucional
b) Direito Tributário
c) Teoria Geral do Processo Constitucional e Ações Constitucionais Coletivas (Processo Constitucional)
d) Licitações e Contratos
e) Direito Administrativo
IIa) O papel da Advocacia na formação dos Precedentes
b) Tópicos Essenciais em Direito do Consumidor
c) Marketing Digital; Contratualização de Honorários Advocatícios
d) Técnicas de negociação, Mediação e Procedimentos de Autocomposição
e) Comunicação e Oratória
f) Advocacia Cível (aspectos processuais)
g) Advocacia Criminal (aspectos processuais)
h) Advocacia Trabalhista (processo do trabalho)
i) PJe-Calc
j) Processo Judicial Eletrônico
k) Tópicos Essenciais em Penal
l) Tópicos Essenciais em Direito Civil
m) Tópicos Essenciais em Direito do Trabalho
IIIa) Tópico Especial I – Arbitragem
b) Tópico Especial II – LGPD e Direito Digital
c) Tópico Especial III – Recuperação judicial e de crédito
d) Tópico Especial IV – Direito Condominial
e) Tópico Especial V – Compliance, Gestão de Pessoas e ética
f) Tópico Especial VI – Direito à Saúde e Responsabilidade Civil
g) Tópico Especial VII – Advocacia Eleitoral
h) Tópico Especial VIII – Advocacia Imobiliária
i) Tópico Especial IX – Advocacia Extrajudicial

TCC opcional

Na Gran Faculdade você decide se a realização do Trabalho de Conclusão de Curso é interessante ou não para sua especialização. Caso opte por realizar a avaliação, poderá contar com um módulo de iniciação científica, um tutor para tirar dúvidas e uma banca de professores para corrigir o seu trabalho.

Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada: conheça o seu curso!

Ficou alguma dúvida sobre a Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada da Gran Faculdade? Então acompanhe a live gratuita com a coordenadora do curso Roberta Queiroz!

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 69,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 69,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 69,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 79,90NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 119,90COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


26 de outubro6 min. de leitura