Advocacia pública: o que faz e como estudar?

Descubra como uma Pós-Graduação em Advocacia Pública pode te ajudar a ingressar e progredir na carreira de advogado público!

Avatar


18 de setembro6 min. de leitura

A Advocacia Pública está prevista na Constituição Federal de 1988 como uma das funções essenciais à justiça. Afinal, é por meio dela que ocorre a representação judicial (e extrajudicial) de entes políticos, assessoria jurídica ao poder Executivo e também a concepção de políticas públicas.

Resumidamente, a advocacia pública é a maneira como o Estado é representado, observando a lei com o objetivo de sempre agir de forma constitucional. Mas você sabia que essa não é a única maneira de conquistar um cargo na carreira de Advocacia Pública?

Por isso, se você busca atuar na área pública, ou em diálogo com ela pode se interessar por se capacitar na área e fazer uma pós-graduação em Advocacia Pública.

Desconto em Dose Dupla: Pós + Assinatura Ilimitada

Trabalhamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível!

Prepare-se com a única Pós que encurta o seu caminho até as vagas públicas mais desejadas pelos concurseiros. Garanta seu certificado de especialista e estude para concurso público ao mesmo tempo!

Matricule-se na Pós + Assinatura Ilimitada e tenha acesso total aos cursos de todas as carreiras de concursos públicos, OAB e Residências.

E o melhor: com desconto duplo! Clique no link abaixo e comece a estudar agora:

QUERO GARANTIR O MEU DESCONTO

Navegue pelo indice abaixo para descobrir mais:

O que é advocacia pública?

A advocacia pública é uma área do Direito responsável por atuar frente a questões de interesse das instituições que representam o poder público. Ou seja, é um campo voltado para tópicos relacionados à gestão pública em diferentes instituições: prefeituras, câmaras, União e muitas outras.

O conceito mais popular referente à advocacia pública está previsto na constituição, no artigo 131, que trata sobre o principal órgão mais tradicional dessa área é a Advocacia Geral da União. Apesar da definição se aplicar a União, ele ilustra bem o papel desse campo como um todo:

Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

Advogado do setor público: o que faz?

Muita gente já deve ter se perguntado: “Advogado do setor público: o que faz?”. Suas principais atividades são:

  • Defende os interesses de órgãos públicos ou da população, de acordo com a instituição em que atua;
  • Aconselha em pareceres jurídicos e questões legais relacionadas à gestão pública;
  • Elabora e fiscaliza contratos, concursos e processos seletivos e administrativos;
  • Avalia questões relacionadas à regulamentação jurídica pública;
  • Desenvolve projetos jurídicos voltados para o poder público e muito mais!

Funções da advocacia pública

Em geral, a principal função da advocacia pública é defender e incentivar questões que sejam de interesse público. Ou seja, o papel do profissional dessa área é garantir que, dentro da lei, o principal beneficiado seja o setor público: seja na representação de uma instituição ou também enquanto representante da população.

Segundo o Código de Processo Civil brasileiro, a principal dentre as funções da advocacia pública é:

defender e promover os interesses públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por meio da representação judicial, em todos os âmbitos federativos, das pessoas jurídicas de direito público que integram a administração direta e indireta.

Estrutura da advocacia pública

Essencialmente, os profissionais envolvidos com a carreira de advocacia pública podem atuar em todas as esferas, desde a municipal até a federal.

Advocacia Geral da União (AGU)

No âmbito federal, a divisão de cargos da advocacia pública fica em cargo da AGU, que segmenta a carreira da seguinte forma

  • Advogado Público da União: defende os interesses da União, exceto em casos fiscais;
  • Procurador Federal: trabalha em defesa das autarquias e fundações federais;
  • Procurador da Fazenda: defende os interesses da União essencialmente em casos fiscais

Procuradorias

Além das procuradorias federais, existem também as procuradorias estaduais. De modo geral, são intitulados como Procuradores do Estado, os advogados públicos que atuam nas esferas municipal e estadual da advocacia pública. As atividades são basicamente as mesmas da União, mas aplicadas à gestão pública municipal e estadual.

Defensorias

Por fim, outro órgãos referente à advocacia pública são as Defensorias. O objetivo aqui é defender principalmente a população que não tem condições de arcar com os custos de um advogado privado (idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade, crianças, vítimas de violência do estado e outros). Aqui o órgão pode ser estadual ou federal.

Advocacia pública e defensoria pública

Um ponto importante quando falamos sobre advocacia pública e defensoria pública é no que se refere ao campo de atuação. Em geral, a advocacia pública defende questões de interesse público. Já a defensoria pública é mais aplicada à sociedade em geral contra outras entidades.

Desse modo, podemos observar que a advocacia pública está voltada para dois principais campos: tanto para a defesa dos interesses administrativos, como também os sociais. Com isso, fica garantido a atuação pública frente a uma série de questões que busquem fortalecer a sociedade e a gestão.

Advocacia pública e privada

Em geral, quando falamos sobre advocacia pública e privada, estamos falando de um contraponto simples: o advogado público defende interesses públicos exclusivamente, já o advogado privado atua em processos de interesse privado.

Cabe destacar que o interesse privado por ser tanto para pessoas jurídicas, como também para pessoas físicas. Além disso, um advogado privado também pode atuar em casos que sejam de interesse público. A diferença aqui é a amplitude do campo de atuação e a autoridade do advogado frente a algumas questões voltadas à gestão pública.

Além disso, a forma de ingresso na carreira da advocacia pública é diferente de um advogado privado.Para atuar como advogado público, é preciso preencher alguns requisitos, que são:

  • Ser bacharel em Direito em uma Instituição devidamente reconhecida pelo MEC;
  • Ter inscrição na Ordem de Advogados do Brasil (ter sido aprovado em todas as etapas da Prova OAB);
  • Ser aprovado em todas as etapas do concurso público, seja ele municipal, estadual ou federal.

Apesar de longo, o caminho é muito recompensador: afinal, profissionais inseridos na carreira de advocacia pública podem ganhar mais de R$20 mil reais por mês (Advogado Público da União).

Como são os certames?

Assim como acontece na maior parte dos certames jurídicos, as seleções públicas para quem quer se tornar advogado público costumam ser extensas, contando com 5 fases. São elas:

  • Prova Objetiva: caráter eliminatório e classificatório;
  • Provas Discursivas: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Oral: caráter eliminatório e classificatório;
  • Sindicância de vida pregressa: caráter eliminatório;
  • Avaliação de Títulos: caráter classificatório.

Em todas as etapas de avaliação de conhecimentos, são cobrados conhecimentos exclusivamente da área do Direito. Assim, não se observa bloco de “conhecimentos gerais” em concursos dessa espécie.

Curso para advocacia pública

Se você se interessa pela advocacia pública, o curso de pós-graduação em Ciências Jurídicas aplicadas a Advocacia Pública da Gran Faculdade pode te ajudar! Com o nosso curso, você pode potencializar tanto o ingresso mais rápido na carreira, como também para os profissionais que já conquistaram o cargo.

Conteúdos relevantes

O curso de pós-graduação em Advocacia Pública busca promover a capacitação de profissionais com conhecimentos teóricos e práticos e uma visão técnica e especializada para lidar com os desafios do Direito Público.

O grande foco está na prática do Direito em suas diversas modalidades. Assim, o profissional não só se aprofunda nas noções teóricas de cada segmento, como também aprende a melhor maneira de aplicá-los em situações reais da advocacia pública. Confira o conteúdo programático do curso:

Módulo Conteúdo
I Direito Constitucional
Teoria Geral do Processo Coletivo Constitucional
Advocacia Pública Previdenciária: Tópicos em Direito Previdenciário
Fundamentos Iniciais do Direito Administrativo para Advocacia Pública
Licitações e Contratos Governamentais
II Convênios e Parceria Público-Privada
Controle Interno da Administração Pública
Processo Administrativo Disciplinar
Direito Constitucional à Saúde
Conciliação e Arbitragem na Administração Pública
Organização da Advocacia Pública na Constituição Federal: Aspectos Regimentais e Institucionais
III Tópicos em Direito Processual Civil: A Fazenda Pública em Juízo
Regime Jurídico dos Servidores Públicos
Tópicos em Direito Tributário
Teoria Geral do Direito Ambiental: Tópicos em Direito Ambiental
Direito Constitucional à Saúde
Responsabilidade Civil do Estado
Etica e Probidade na Administração Pública: lei 8.429/92 e Lei 12.813/13
Lei de Responsabilidade Fiscal

Advocacia pública: conheça seu curso!

Ficou interessado e gostaria de saber ainda mais? Confira uma análise completa do curso com coordenador Nilton Coutinho!

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 73% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais são válidas até as 23h59 do dia 18/09:

Tipo de Desconto Valores Cupom
Pós-Graduação Social 12x de R$ 79,90 POSGRANSOCIAL
Alunos Gran 12x de R$ 69,90 SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran 12x de R$ 79,90 VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos 12x de R$ 89,90 NOVONOGRAN
Combo Pós 12x de R$ 119,90 COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto! 

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


18 de setembro6 min. de leitura