Agente administrativo: veja tudo sobre a profissão

Avatar


03 de março2 min. de leitura

Os concursos no campo da Administração estão na lista dos mais concorridos do país. Muitos candidatos optam por essa área na hora de começar uma carreira no serviço público, afinal, o setor demanda muita mão de obra e, nos últimos anos, tem se expandido cada vez mais no país, acompanhando o crescimento da população e da tecnologia.

O cargo de agente administrativo é um dos mais concorridos, no entanto, muitos concurseiros de plantão ainda não sabem exatamente qual atuação do profissional e o que é exigido para atuar, por isso, apresentaremos a você um pouco dessa profissão. Confira!

O que faz um agente administrativo?

Você deve se perguntar o que faz um agente administrativo, afinal existem tantos outros cargos ligados a área, como assistente administrativo, auxiliar administrativo, analista administrativo, entre outros, que pode gerar essa dúvida em relação à ocupação.

Primeiro, é importante frisar que a função da posição varia conforme a empresa ou setor onde ele atuará. Isso porque ele é responsável, como o próprio nome sugere, por atribuições administrativas em um determinado setor.

Geralmente, para exercer as atividades do cargo é exigido apenas Ensino Médio completo, mas há exceções, por isso, se você deseja firmar carreira na área administrativa, é importante focar em cursos que envolvem Administração.

Onde atua um agente administrativo?

Começamos esse artigo falando sobre os concursos e editais abertos para agente administrativo, no entanto, não é somente no setor público que esse profissional se destaca. Eles também podem trabalhar em empresas privadas e Organizações não governamentais, as Ongs.

Entre as funções do cargo, estão: atender ao público, controlar o fluxo de estoque, redigir documentos, prestar apoio em diferentes áreas, organizar dados, documentos e planilhas.

Quem pode se tornar um agente administrativo?

Para se tornar um agente administrativo é exigido, geralmente, o Ensino Médio completo apenas, mas é preciso atender a alguns pré-requisitos para se tornar um profissional na área, como:

  • facilidade de lidar com prazos e metas;
  • ter uma comunicação assertiva entre os diversos setores de uma empresa;
  • responsabilidade com as suas atribuições e dinamismo para lidar com as diferentes situações que podem se apresentar na rotina de trabalho.

Além disso, o domínio da informática é muito importante, principalmente de programas como o Pacote Office. Também é necessário ter habilidade com cálculo e raciocínio lógico para conseguir lidar com notas fiscais e outras especificidades da área, por fim, ter conhecimento da Língua Portuguesa é essencial.

Lembrando que alguns cargos, principalmente os públicos, é necessário ingresso via concurso público, exigindo o curso superior em Administração.

Qual o salário de um agente administrativo?

Agora, com certeza, chegou a hora de responder uma pergunta que talvez você tenha feito desde que começou a pesquisar sobre o tema: qual o salário de um agente administrativo?

A verdade é que a remuneração desse profissional pode variar entre R $1.720,98 e R $3.845,83, podendo aumentar conforme outros requisitos, como o grau de conhecimento na área e até tempo de prestação de serviço.

E se você ficou interessado em atuar em administração também, confira quais os concursos administrativos com editais abertos por todo Brasil com o apoio do Gran Cursos.

Além disso, se você quiser ingressar no ensino superior para seguir na carreira, conte com Gran Faculdade! Aqui, você encontra o melhor corpo docente, além de preço justo e conteúdo personalizado para você se capacitar para ocupar o cargo que sempre quis. Conheça mais sobre o nosso curso de Administração EaD.

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


03 de março2 min. de leitura