As 7 dicas para a redação perfeita no ENEM. Por: Elias Santana

Avatar


02 de novembro2 min. de leitura

redação perfeitaAs 7 dicas para a redação perfeita no ENEM

Neste fim de semana, iniciam-se as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Quem vai participar desse certame sabe do peso da redação discursiva. Por isso, no artigo desta semana, vou apresentar 7 dicas para que o seu texto possa ser impecável! Veja:

  1. Planeje o texto. Uma boa redação discursiva nasce de planejamento. A do ENEM, por ser argumentativa, exige um cuidado ainda maior. Lembre-se de:
  • Identificar o tema;
  • Definir a tese a ser defendida;
  • Traçar as bases de defesa (duas ou três);
  • Pensar em uma proposta de intervenção.

Tenha certeza de que você preencheu esses quatro tópicos. Só depois disso você está autorizado a iniciar o seu rascunho. Detalhe importante: saiba, antes de escrever, qual informação estará em cada parágrafo. Você tem a obrigação de saber quantos parágrafos terá o seu texto antes mesmo de iniciá-lo.

  1. Defina os tópicos frasais. Para um texto seguro (e feito em quatro parágrafos), os tópicos frasais – primeira informação do parágrafo – deverá ser:
  • Parágrafo 1: o tema da redação
  • Parágrafo 2: base de defesa 1
  • Parágrafo 3: base de defesa 2
  • Parágrafo 4: reafirmação do tema ou proposta de intervenção
  1. Evite usar linguagem rebuscada. A redação do ENEM exige linguagem culta, que significa, ao mesmo tempo, correta e contemporânea. Rebuscamentos e arcaísmos não são bem-vindos, uma vez que constituem formas em desuso.
  2. Organize o tempo. Um bom candidato faz a redação entre 40 minutos e 1 hora. Você tem outras questões para responder. Organizar o tempo é fundamental para seja possível fazer tudo o que a prova exige.
  3. Trabalhe bem os parágrafos de desenvolvimento. Bons parágrafos de desenvolvimento apresentam, pelo menos, descrições, relações de causa e consequência e exemplos. Você não precisa colocar os três em cada parágrafo, mas distribuir essas propriedades entre os parágrafos de desenvolvimento. Detalhe importante: um texto dissertativo possui, no mínimo, três parágrafos, mas um bom texto dissertativo deve ter entre 4 e 6 (pensando que você tem apenas 30 linhas).
  4. Cuide com carinho da proposta de intervenção. Essa é, com certeza, a parte em que os candidatos mais perdem pontos. Antes de elaborar a proposta, responda os seguintes questionamentos:
  • O que deve ser feito?
  • Quem são os envolvidos? (quem fará, que será beneficiado)
  • Como fazer? (o mais importante)
  • Existe algum exemplo que prove que essa proposta é eficaz?

Faça questão de colocar a resposta para essas três perguntas no seu texto. Detalhe importantíssimo: cuidado para não ferir os direitos humanos! Não é pela nota, mas pelo bom-senso!

  1. Não deixe a redação para o final. Você estará nervoso. Não conseguirá planejar direito. Gerencie o tempo da prova. Leia os textos motivacionais. Deixe ser levado pelo que a banca quer de você.

Sei que falta pouco tempo para a sua prova, mas citei aqui dicas que são perfeitamente praticáveis nesse intervalo de tempo. Se você estudou com seriedade, com certeza, alcançará um excelente resultado! Fique com Deus! Boa prova!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros! 

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


02 de novembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

ENEM redação