Banca Fundatec: conheça o perfil e acesse questões gratuitas!

A Fundatec é uma organização de utilidade pública e sem fins lucrativos com atuação expressiva na realização de concursos públicos de pequeno e médio porte especialmente na região Sul do Brasil. Saiba mais detalhes!

Avatar


04 de abril4 min. de leitura

Você vai prestar concurso público e encontrou a Fundatec como banca organizadora? Então é importante conhecer um pouco mais sobre o perfil de elaboração de questões para garantir uma preparação mais direcionada. Acompanhe a leitura!

 

Banca Fundatec: histórico

De acordo com seu site institucional, as atividades da Fundatec tiveram início em 22 de novembro de 1973.  Além de atuar na realização de concursos públicos e processos seletivos com foco na região Sul, a fundação também se dedica a pesquisas no ramo da educação.

Dentre as seleções realizadas pela Banca Fundatec ao longo dos anos, podemos destacar os concursos públicos para a Defensoria Pública do Estado, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Prefeituras.

Banca Fundatec: perfil de cobrança

De modo geral, a Fundatec é avaliada como uma banca organizadora de nível baixo/moderado, não apresentando muita complexidade nas suas questões. Além disso, é muito comum que as provas repitam itens de provas realizadas anteriormente. Quanto ao modelo dos itens, costumam ser de múltipla escolha, exigindo que o aluno escolha a opção correta entre 5 alternativas.

Inesperadamente, a matéria de maior atenção na hora de estudar para a banca Fundatec é Informática, trazendo muitos exemplos práticos e imagens de telas para a análise do aluno. Acompanhe abaixo o perfil de cobrança por matéria.

Banca Fundatec: Língua Portuguesa

As questões de Língua Portuguesa elaboradas pela Fundatec são pautadas tanto em Interpretação de Texto quanto conceitos básicos da Gramática normativa.

No quesito de Interpretação de Texto são mais frequentes as questões que exploram a decodificação do texto: isto é, itens onde basta revisitar o texto para obter a resposta correta. Apesar de menos frequentes, também há a expectativa de encontrar questões de inferência nas provas realizadas pela Banca Fundatec: ou seja, o conceito não está diretamente expresso no texto, mas o aluno deverá realizar as conclusões corretas com foco na mensagem do texto.

Já para Gramática, os conteúdos que merecem atenção são: classes de palavras, morfologia, ortografia, crase, fonética, pontuação, regência e gêneros textuais. Esses conteúdos costumam ser cobrados também na maioria dos concursos públicos. Assim, buscar um curso de Gramática básica para concursos pode ser o suficiente para abordar toda essa frente.

Banca Fundatec: Direito

O principal foco da banca Fundatec na hora de cobrar legislação é apostar na literalidade da lei. Assim, é comum que os itens sejam bem “decorebas”, apresentando julgamentos diretos com base no que é explicitado nos texto legal. Exatamente por isso, a leitura da lei seca é essencial para garantir uma boa pontuação.

Banca Fundatec: Informática

Como mencionamos anteriormente, a Informática é a principal matéria “eliminadora” de candidatos, apresentando um nível maior de complexidade. Isso se dá especialmente devido ao caráter mais prático desse tipo de questão, cobrando não apenas as funcionalidades como também a aplicação destes conhecimentos.

Quanto aos conteúdos mais cobrados, são: Pacote Office (Excel Word), Sistemas Operacionais (Windows) e Navegadores (Google Chrome, Internet Explorer e Firefox).

Veja abaixo um exemplo de questão de informática formulada pela Banca Fundatec e retirada do banco de itens do Gran Cursos Questões :

2021. FUNDATEC – GHC – Técnico em Enfermagem – Área Generalista – 2021

Daiane é técnica de enfermagem e está alocada na campanha de vacinação da Covid19, que está acontecendo no posto de saúde onde trabalha. Para acompanhar o número de pessoas que comparecem por dia para vacinação, Daiane e sua colega criaram uma planilha, conforme a figura abaixo:

Banca Fundatec: conheça o perfil e acesse questões gratuitas!

 

Com base na imagem, se Daiane clicasse no botão ∑, o que seria mostrado?

(A). O valor de 490 na célula D9.
(B). O número 14 na célula C10.
(C). O valor de 210 na B10 e 280 na célula C10.
(D). A média de todos os valores selecionados, na célula C10.
(E). Uma mensagem para ela definir em qual célula ela quer colocar o valor apresentado pela fórmula.

Neste caso, o gabarito é a letra C, já que o atalho ∑ no software Excel 2010 corresponde à ferramenta de soma para os valores verticais mencionados.

Ficou em dúvida com a resposta? Confira o gabarito comentado! 

Banca Fundatec: Matemática e Raciocínio Lógico

As questões de matemática e raciocínio lógico mantêm o caráter mais básico da banca Fundatec. Assim, os assuntos mais prevalentes são:

  • Matemática: Aritmética e fundamentos básicos, mediana (mediatriz, bissetriz e ângulos) e geometria analítica.
  • Raciocínio Lógico:  Lógica Proposicional, conectivos lógicos e tabelas verdade.

Banca Fundatec: outras matérias

Quer conhecer os assuntos mais cobrados de outra matéria presente no seu edital organizado pela Banca Fundatec? A ferramenta especial de filtragem “Assuntos Frequentes” do Gran Cursos Questões pode auxiliar nessa tarefa!

Depois de acessar a plataforma e realizar o seu login (ou cadastro gratuito!), basta localizar o nome da ferramenta “Assuntos Frequentes” na barra superior (versão web para desktop). Depois disso, basta selecionar a opção “Banca” antes de realizar a filtragem e indicar a Fundatec. Ao realizar a busca, você encontrará este gráfico:

Banca Fundatec: conheça o perfil e acesse questões gratuitas!

Matérias mais cobradas: Banca Fundatec

Ao clicar em cada uma das barrinhas azuis, você terá um detalhamento de assuntos em cada uma das matérias, juntamente com percentuais e estatísticas. É possível também iniciar um simulado personalizado com as questões registradas para cada assunto.

Vale lembrar que também é possível consultar por seleção específica. Para fazer isso, basta selecionar “Órgão” ao invés de “Banca” antes de iniciar o novo processo de filtragem e fazer as indicações necessárias.

Acesse a ferramenta Assuntos Frequentes! 

Banca Fundatec: como otimizar a sua preparação e gabaritar questões?

A resolução de questões de concurso é o principal curso de ação para quem deseja dominar o perfil da banca Fundatec, assimilar os conhecimentos mais rapidamente e aumentar o nível de acertos. Além disso, essa prática é ainda mais importante considerando que é uma banca conhecida por repetir muitos itens em suas avaliações.

Os benefícios da resolução de questões de concurso são ainda maiores quando você estuda por questões comentadas, já que não há apenas o julgamento de erro ou acerto, como também uma explicação contextualizada. Ademais, não há limite para o número de questões que você pode resolver: quanto mais melhor.

Caso você resolva todas as questões da Banca Fundatec durante a sua preparação, também pode recorrer à questões elaboradas por bancas similares, tais como: Fumarc, Objetiva Concursos, Fundação La Salle, Vunesp e Consulplan.

Onde encontrar questões gratuitas e comentadas para a Banca Fundatec?

Além de disponibilizar o filtro de Assuntos Frequentes, o Gran Cursos Questões também possui um rico acervo de questões de concursos públicos já aplicadas e inéditas. Você não paga nada para se cadastrar na plataforma e ainda pode conferir outras ferramentas, como a formulação de simulados e o acompanhamento de desempenho por matéria, avaliação e período de tempo.

Comece a resolver questões comentadas da Banca Fundatec! 

Banca Fundatec: resumo de perfil

  • Nome: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências
  • Dificuldade: baixa/moderada
  • Tipo de questão: múltipla escolha
  • Penalização por chute: não tem
  • Pegadinhas: não é conhecida por realizá-las
  • Enunciados: objetivos e curtos
  • Textos: médios
  • Banca semelhante: Fumarc, Objetiva Concursos, Fundação La Salle, Vunesp e Consulplan
  • Matéria de destaque: Informática

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


04 de abril4 min. de leitura