Após quatro longos anos de dedicação e esforço, Andre Lettieri alcançou o tão sonhado ingresso na carreira diplomática. Inspire-se!

Após quatro anos de dedicação, André Luiz Lettieri Alves conseguiu conquistar seu sonho: ser diplomata. O desejo de exercer ofício ligado a sua área de formação (Relações Internacionais), a estabilidade, a afinidade com a diplomacia e a segurança da carreira pública foram motivadores para essa conquista. Nos dois primeiros anos de estudo, o aprovado conciliava seus estudos com a rotina de professor de inglês em cursos de idiomas, mas ele conta que esse trabalho não lhe tomava muitas horas, fazendo com que conseguisse manter um bom ritmo de estudos. Já nos últimos dois anos, dedicou-se de forma exclusiva ao concurso.

Segundo ele, não houve mudança significativa na rotina de estudos no período pré-edital e no pós-edital, já que esse concurso ocorre anualmente e há poucas alterações de conteúdo entre um ano e outro. Entretanto, ele destaca que antes da publicação, focava em ampliar seus conhecimentos sobre o conteúdo requisitado pelo concurso. Após a publicação, priorizava a revisão e a fixação do conteúdo já angariado. A quantidade de horas estudadas, no entanto, não sofreu mudanças, manteve uma carga horária elevada, de 8h a 12h por dia. Buscava focar nas matérias cobradas pelas provas discursivas das duas últimas fases do concurso, o que considerou ser o maior obstáculo para sua aprovação. “Como técnica, eu busquei subdividir as matérias presentes nessas fases e estudar um pouco de cada toda semana, para garantir que o conteúdo continuasse fresco em minha mente no dia da prova”, relata. Por fim, com a proximidade da prova, resumia todo seu material para que pudesse revisar o conteúdo de modo intensivo.

André conta que o Gran Cursos Online foi fundamental para sua aprovação, especialmente em relação às matérias português, economia e direito. Para ele, merecem destaque as aulas de economia da professora Amanda Aires, matéria em que apresentava maior dificuldade de aprendizado e que, após as aulas, conseguiu alcançar a maior nota na terceira fase: “Sou muito agradecido por esse feito, pois certamente teria sido muito mais difícil sem o Gran Cursos Online e a professora Amanda Aires”. Foram também essenciais para sua aprovação as aulas de matérias mais restritas ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), como História do Brasil, do professor Carlos Vidigal, e geografia, do professor Helges Bandeira.

André é natural do Rio de Janeiro e já está preparando sua mudança para Brasília em janeiro, para entrar em exercício no cargo de seus sonhos. Ele conta da emoção do momento único, quando soube de sua aprovação: “Quando o resultado final do concurso saiu eu estava preparado para o pior, já havia até mesmo iniciado minha organização para estudar mais um ano. A sensação de ver meu nome na lista de aprovação foi um misto de felicidade e de alívio indescritível”.

Compartilhando sua experiência, André acredita que a principal dica que pode dar é a de tratar todas as matérias do edital com o devido respeito e atenção. Ter dado pouca ênfase ao francês e ao espanhol foi o maior erro durante sua preparação, segundo ele. Nesses dois idiomas, terminava com notas abaixo da média dos concorrentes. “Acredito que se tivesse dado maior atenção às duas línguas estrangeiras eu teria obtido nota mais elevada e conseguido uma aprovação com maior tranquilidade. É comum que candidatos subestimem alguma matéria prevista no edital, meu conselho é que não o façam”.

Por fim, André compartilha essa mensagem com você, que assim como ele, tem como sonho a carreira diplomática:

“Não desistam! Eu sei que desanima quando nos esforçamos e não obtemos o resultado que esperávamos, mas em geral a aprovação nesse concurso não ocorre em curto prazo. No Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata a persistência é crucial. Se caírem, levantem-se e tentem novamente.”

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Notícias Relacionadas

Hanri Nunes
Hanri Nunes
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo