Mesmo em dois empregos e em uma faculdade, Pedro Vieira conseguiu o 1º lugar no concurso do INSS

Avatar


25 de abril2 min. de leitura

“Quando eu lia as histórias do Cheguei Lá, pensava que um dia eu também chegaria e hoje finalmente posso dizer ‘eu cheguei lá, desde janeiro de 2017 faço parte do quadro de servidores do INSS'”, comemora Pedro Vieira, 1º lugar no cargo de Técnico do Seguro Social em Barreiras/BA entre os candidatos declarados negros ou pardos.

O aprovado começou a estudar seriamente para concursos em 2014 por estar desmotivado com o atual trabalho, pela estabilidade e para alcançar o cargo almejado por mérito próprio. Antes da publicação do edital, ele já havia estudado praticamente todo o conteúdo. “Através de vídeos, leis, resolução de questões, cheguei a estudar até 11 horas por dia e depois de 6 a 8 horas”.

Durante o período de preparação, no entanto, Pedro precisava equilibrar a rotina para dar conta de um Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade de administração pública e cumprir as jornadas dos empregos que exercia, um como porteiro de uma escola e outro como professor de química. “Como conciliei? Não desperdiçando tempo, estudava nos intervalos das aulas e, quando não podia ler, ouvia áudios no celular, além de estudar à noite nos horários em que não estava fazendo essas atividades”, revela o aprovado. “Foi muito difícil conciliar, mas nunca deixei de estudar”, confessa.

Ao longo da jornada, diante da espera pelo concurso, Pedro chegou a adoecer. “A ansiedade era enorme, a carga horária de estudo em excesso e o descontentamento com o atual serviço”, pontua. “Fiquei de três a quatro meses sem estudar nada por causa da doença e depois fui voltando aos poucos”.

Após fazer alguns concursos e notar que se saia melhor nas disciplinas específicas, percebeu que acabava deixando de lado a parte básica. “Foi aí que vi o meu potencial e só precisava estudar mais e melhor, precisava estudar corretamente”, lembra. “Aprendi que não se deve desprezar nenhuma matéria em um concurso, por mais que pareça não ter importância”, completa.

Com o edital publicado, passou a revisar o conhecimento com leituras e simulados. “Estudei também as disciplinas que faltavam, informática e raciocínio lógico e, a dois meses da prova, pedi licença do trabalho para focar nos estudos”. Foi então que a rotina dele se intensificou: estudava das 7h30 às 12h e das 14h às 17h com uma pausa até as 18h para caminhar e, então, levava os estudos das 18h30 às 21h30. “Foi uma decisão muito difícil, mas eu poderia ficar livre daquele serviço que não me fazia bem e eu já tinha estudado bastante para sentir que valia a pena arriscar, apesar de precisar de dinheiro”, analisa o aluno. “Conversei com Deus e senti que eu devia tomar essa decisão porque se eu não passasse no concurso sem tomá-la iria ficar muito mal, então fui pela fé”, conta. “Pessoas duvidaram e fui chamado até de louco, mas graças a Deus deu certo”, conclui.

Para ele, o material do Gran Cursos Online complementou a sua preparação quando percebeu que não poderia se dedicar aos estudos apenas com apostilas. “Uma colega me indicou um curso e, na época, pensei: ‘que nada, isso é desnecessário, uma apostila basta’, mas vi que uma apostila realmente era muito pouco”, recorda o aluno. “O Gran Cursos Online me ajudou sobretudo com a parte de direito administrativo, que foi o melhor material dessa disciplina que já encontrei, e também com as maratonas ao vivo pelo canal do Gran Cursos Online no YouTube, por meio do projeto ‘INSS –A vaga é Minha’ (e foi mesmo, risos), além da matéria específica com o professor Carlos Mendonça, bem como outros cursos que eu já havia feito para área bancária e que eram comuns aos conteúdos do INSS, como a disciplina de redação oficial com prof.ª Viviane Araujo, a melhor”, destaca.

Pedro acredita que ser aprovado em um concurso público não é tarefa impossível. Pelo contrário. “Invista nos seus estudos, não tenha dó, e estude! Veja vídeos, leia, faça muitas questões, tenha muita fé em Deus e tudo dará certo”, aconselha. “Pode não ser no primeiro concurso, mas pode ser nos próximos. Não desistam!”

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

Ficou inspirado? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-222

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


25 de abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

aprovados INSS cheguei lá motivação