Nacional

Começando do Zero? Confira algumas dicas para você que é novo no mundo dos concursos!

Começando do Zero

Começando do Zero: confira nossas dicas para você que ainda é novo no mundo dos concursos públicos

Olá, concurseiros(as)!

Ao iniciar a trajetória de estudos para concursos públicos muitas dúvidas surgem na cabeça do iniciante. Como estudar? Quantas horas dedicar aos estudos? Quais estratégias adotar? Quais erros não cometer? Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia para orientar aqueles que desejam iniciar a trajetória de estudos para alcançar o cargo dos sonhos. Vamos lá!

Motivação

Saber o que te motiva a ser um servidor público é um dos principais fatores para obter sucesso nos estudos. A rotina, a cobrança interna e externa e outros fatores do dia a dia podem tirar o seu foco da preparação. Por isso, é importante ter sempre em mente o que te motiva a seguir em frente.

Metas e objetivos

É importante estabelecer um objetivo a longo prazo que envolva o seu cargo dos sonhos, mas não podemos esquecer as metas a curto prazo que mantêm a motivação durante a trajetória de estudos. Entenda que para estudar de forma eficaz é necessário ter foco total e a definição de um cargo ou concurso ajuda muito nesse passo.  Por exemplo, “ser aprovado no concurso do INSS” ou “passar no concurso para auditor-fiscal” podem ser considerados o objetivo principal da sua dedicação aos estudos para concurso, mas são as metas que trarão a motivação necessária para se manter firme durante os dias, semanas, meses e anos de preparação.

As metas devem ser realistas e específicas, pois são elas que te levarão à conquista do seu objetivo. Não adianta escrever que precisa “assistir a 10 horas de videoaula de direito administrativo” e não estipular um prazo que esteja de acordo com o seu tempo de estudo disponível. “Assistir a 10 horas de videoaula de direito administrativo até o dia 25 de fevereiro” é uma meta específica e que pode ser cumprida. Você escolhe se irá assistir às 10 horas em um dia ou se distribuirá essas horas ao longo dos dias disponíveis para estudo. Além da meta principal, você também deve estabelecer metas diárias. “Assistir a 30 minutos da videoaula de direito administrativo”. Para potencializar a motivação, você pode estabelecer pequenas recompensas como assistir a um episódio do seu seriado favorito, sair para comer fora ou dormir uma hora mais cedo. Fica ao seu critério, use a criatividade para estabelecer recompensas, mas lembre-se, de que a recompensa não pode atrapalhar o plano de estudos!

Plano de estudos

Iniciar os estudos para concursos pode parecer uma tarefa complicada, mas a chave para essa etapa é organização. Antes de tudo, você precisa definir para qual concurso irá estudar, quais são as matérias que tem maior peso no edital, quais são as matérias em que você têm mais dificuldade e quanto tempo você tem para se preparar até a prova. O ideal é dividir a preparação em duas fases. A primeira delas é estudar apenas as matérias comuns aos concursos da área enquanto o edital ainda não foi publicado. Na segunda fase, é hora de estudar se baseando no conteúdo programático do certame. É muito importante que o intervalo entre dois conteúdos da mesma matéria seja de no máximo uma semana para que você não se esqueça daquilo que já estudou.

Para auxiliar nesse planejamento, o Gran Cursos Online disponibiliza para os seus alunos a ferramenta Cronograma de Estudos. Nem sempre é fácil desenvolver a disciplina necessária para cumprir a rotina de estudos, mas, com determinação os frutos de todo o esforço realizado serão colhidos! Mais vale estudar 2 horas com concentração total do que 10 horas com os pensamentos nas nuvens. Não desista!

Onde estudar

Depois de definir quanto tempo e quais matérias estudar, você deve escolher atentamente o local onde irá se preparar. É necessário saber em qual local você aprende melhor. O seu ambiente de estudo equivale a um centro de treinamento para um atleta, é nele que você se preparará para o grande dia! É preciso levar em consideração fatores pessoais que podem colaborar ou atrapalhar o seu estudo, como a ausência de som ambiente, iluminação, temperatura, conforto, interrupção por pessoas, barulhos, entre outros. Escolha o local onde você estará mais à vontade e terá certeza de que a sua concentração estará em aprender a matéria estudada.

Material de consulta

A utilização de livros e apostilas específicas para cada matéria é indicada, pois o conteúdo é abordado de forma objetiva e conforme cobrado nos concursos anteriores. Os arquivos em PDF são também uma boa opção, pois são mais leves e vão direto ao assunto.

Resolva exercícios

A resolução de provas anteriores e de questões específicas de cada matéria é muito importante no aprendizado. Além das questões ligadas ao conteúdo já estudado, separe pelo menos um dia da semana para resolver a prova do concurso escolhido ou da banca examinadora que prepara as questões do certame.

Descanse

Aproveite o seu horário de almoço para descansar o corpo e a mente com um cochilo breve de 20-30 minutos. Tenha uma rotina também para o seu sono. Dormir o número de horas adequadas ajudará no dia seguinte a manter-se bem disposto para os estudos.

Erros que você não pode cometer

Abaixo você confere os 20 principais erros cometidos pelos concurseiros que você deverá evitar durante a sua preparação:

1. Observar apenas o número de vagas ou a remuneração;
2. Escolher o concurso pela estimativa de baixa concorrência;
3. Não avaliar se está apto para a carreira;
4. Não ler o edital adequadamente;
5. Desconhecer o perfil da banca examinadora;
6. Não destinar aos estudos – uma vez por semana – o tempo exato que terá para resolver as questões da prova;
7. Deixar de estudar na semana que antecede a prova ou privilegiar apenas algumas disciplinas;
8. Não esgotar o conteúdo programático contido no edital;
9. Não estudar em grupo;
10. Não resolver provas de concursos anteriores;
11. Pensar que o colega de turma é o principal concorrente;
12. Subestimar a experiência do professor;
13. Frequentar apenas cursos de exercícios sem ter estudado a teoria previamente;
14. Experimentar novas estratégias às vésperas da prova;
15. Começar a estudar apenas quando o edital é publicado;
16. Inscrever-se em concurso de nível médio apesar de já ter formação superior;
17. Usar, para os estudos, textos de leis extraídos de sites não oficiais;
18. Iniciar a preparação para o teste de aptidão física apenas depois de divulgado o resultado da prova objetiva;
19. Restringir-se a assistir às aulas do curso, sem reservar tempo para o estudo individual;
20. Abandonar todas as atividades físicas – em especial a aeróbica – enquanto se prepara para o concurso.

Agora que você já conhece o básico para iniciar sua preparação, é hora de colocar as dicas em prática. Come

Aproveite para conferir nossos aulões gratuitos da série Começando do Zero:

Começando do Zero – Ano Novo

Começando do Zero

Começando do Zero – Tribunais

 

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Cheguei Lá

4 Comentários

4 Comentários

  1. Maria Celma

    14/08/2016 18:36 em 18:36

    Quero agradecer ao Gran. As motivações são bem vindas.

  2. Vilma

    04/01/2017 21:44 em 21:44

    Gostei.

  3. Marcos

    02/03/2018 09:12 em 09:12

    Estou buscando motivação para estudar para concursos, gostei muitos destas dicas muito obrigado Gran.

  4. jeniffer borges

    09/04/2018 08:56 em 08:56

    bom dia
    estava realmente precisando de uma ajuda
    grata com suas sugestão
    começar o mais rápido possível.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo