10 dicas para começar a escrever artigo científico ou TCC

O problema mais comum de quem precisa escrever um artigo científico ou TCC é não saber por onde começar. Neste artigo, reunimos 10 formas de destravar sua escrita!

Avatar


04 de janeiro4 min. de leitura

Escrever pode ser uma tarefa que demanda muito da nossa criatividade e concentração. No caso de um artigo científico ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a responsabilidade com a escrita é ainda maior, afinal, estamos expondo questões científicas, teóricas e profissionais através das palavras.

Esses dois tipos de textos são muito importantes. Ambos trazem não só autoridade profissional e acadêmica, como também são condicionantes para obtenção de certificados e, em alguns casos, pontuação em certames públicos.

Por ser uma tarefa importante, muita gente trava e não sabe como começar a escrever o seu trabalho ou artigo. Por isso, aqui estão 10 dicas para ajudar você a começar o seu texto assim que acabar essa leitura.

Navegue pelo índice:

  1. Fato histórico
  2. Definição ou verbete do dicionário
  3. Frases e citações
  4. Comparação
  5. Dados e pesquisas
  6. Questionamentos, hipóteses e motivações
  7. Fatos jornalísticos
  8. Séries e filmes
  9. Governo, ONGs e empresas privadas
  10. Literatura

1. Fato histórico

A primeira opção é começar a escrever um texto fazendo referência a um fato histórico. Nesse modelo, o ideal é iniciar relacionando um momento marcante da história e que seja de conhecimento geral ou especialmente ligado à sua área de atuação.

O ponto aqui é sempre ter em mente alguns momentos ímpares que revolucionaram o mundo em diversos temas. Por exemplo, você pode mencionar a Revolução Industrial em temas relacionados à desigualdade social ou relações de trabalho. Pode também citar diversos tópicos relacionados à história do Brasil ao tratar sobre meio ambiente, economia, criminalidade… o ponto é sempre lembrar que deve ser um fato histórico relevante e que você domine o contexto histórico.

2. Definição ou verbete do dicionário

Segundo o dicionário Oxford, verbete é “o conjunto das acepções, exemplos e outras informações pertinentes contido numa entrada de dicionário, enciclopédia, glossário etc.”. Ou seja, toda palavra ou expressão que contém uma definição ou comentário reunido em algum tipo enciclopédia ou dicionário é um verbete.

Começar a escrever um texto mencionando e trazendo uma definição de uma palavra-chave do seu trabalho é uma excelente maneira de destravar a escrita. Você pode se inspirar justamente no parágrafo anterior, em que é mencionado o significado da palavra verbete, seguido de uma breve explicação sobre como isso se relaciona com o texto.

Nesse modelo, você não precisa trazer um exemplo de verbete ou definição literal, ou seja, exatamente como está no dicionário. Você pode explicar com suas palavras, desde que seja de conhecimento geral. Além disso, muitas palavras ou termos não constam no dicionário, mas você também pode usar, desde que explique a definição. Podem ser expressões, ditados populares, palavras estrangeiras e muito mais.

3. Frases e citações

Um outro modelo muito comum em provas de redação e que podem te ajudar a começar a escrever seu texto é usar citações. Você pode pesquisar frases célebres de autores renomados da sua área que representem de alguma forma o seu trabalho. Dessa forma, ao trazer uma citação e referenciá-la, você tem um ponto de partida inteligente e que ainda mostra como você domina a bibliografia do seu trabalho.

Volte ao topo

4. Comparação

Comparar também é uma excelente forma de começar a escrever seu artigo científico ou TCC. Você pode pegar dois temas similares e compará-los entre si para, em seguida, expor os pontos do seu trabalho. Mas cuidado: a comparação deve ser entre coisas que realmente se relacionam entre si de alguma forma, se não isso pode acabar mostrando amadorismo no seu trabalho.

5. Dados e pesquisas

De acordo com pesquisas do Gran, 100% das pessoas que estão lendo esse texto podem fazer um início de texto incrível! Essa é mais uma dica legal para começar a escrever seu artigo ou TCC: usar dados e pesquisas. Ou seja, pesquise informações e dados recentes sobre o tema que você está escrevendo ou que embasam a sua pesquisa. Mencionar outros estudos, números estatísticos, pesquisas qualitativas e estudos de casos mostram autoridade e que você é uma pessoa preocupada com o estudo, profissional e atenta à sua área de conhecimento.

6. Questionamentos, hipóteses e motivações

Começar a escrever seu artigo ou TCC trazendo justamente os questionamentos e hipóteses que motivaram o seu trabalho também é uma excelente opção. Aqui a dica é começar fazendo perguntas, como quem interroga o leitor. Ele se sentirá intrigado com os questionamentos e então você explica a origem deles e a discussão de como tudo isso se relaciona com o seu estudo.

7. Fatos jornalísticos

Uma outra excelente forma de começar a escrever um texto é a partir de alguma pauta jornalística que tenha sido de grande relevância. Casos da mídia que tiveram grande repercussão e que se relacionem com o tema do seu trabalho podem ser mencionados. Isso passa autoridade e mostra como seu trabalho se relaciona com pautas presentes na sociedade e no cotidiano das pessoas. Mas não se esqueça de referenciar de forma adequada o veículo e reportagens divulgadas.

Volte ao topo

8. Séries e filmes

Você também pode relacionar o seu texto com séries e filmes em alta. Por exemplo, caso esteja pesquisando sobre questões relacionadas ao meio ambiente, você pode começar a escrever o seu texto falando sobre a série Avatar. Fazer conexão entre filmes e séries em alta também mostra autoridade e domínio sobre o assunto, bem como a atualidade e relevância dele.

9. Governo, ONGs e empresas privadas

Quando for começar a escrever seu artigo ou TCC, provavelmente você vai mencionar instituições públicas e/ou privadas. Fica a dica de começar falando sobre elas e seus respectivos trabalhos de acordo com o tema e a ideia do seu trabalho. Muitas entidades fazem ou já fizeram uma série de ações comprovadamente positivas ou não e você pode usar isso como ponto de partida para o seu texto.

10. Literatura

Por fim, uma outra opção para começar a escrever um texto é através da literatura. Diferente das citações, que podem ser ou não de livros, a literatura abrange os livros de modo mais específico. Você pode mencionar séries de romances, personagens, escolas literárias e muito mais. O importante é que você domine o assunto e mostre que você se empenhou.

Vem ser Gran

Por muito tempo o ensino à distância foi associado a má qualidade, mas hoje em dia é diferente: existem diversas tecnologias e metodologias que transformaram o ensino remoto para melhor, tornando-o uma modalidade de ensino que veio para ficar. Aqui no Gran nós já nascemos no mundo digital e, por isso, todas as nossas ferramentas são pensadas para revolucionar o EAD e estar próximo ao aluno em todos os momentos.

Matricule-se agora mesmo em um de nossos cursos de pós-graduação! 


Quer ficar por dentro da Pós-Graduação mais inovadora do Brasil?

Clique nos links abaixo:

PÓS INTENSIVA

PÓS 2 EM 1

SAIBA TUDO SOBRE O GRAN PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre pós-graduação!

Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


04 de janeiro4 min. de leitura