Concurso PM AL: Como entrar na Polícia Militar de Alagoas? Veja!

A primeira etapa de avaliações para o Concurso PM AL se inicia em agosto de 2021. Veja as principais dicas de como garantir a aprovação no certame!

Avatar


21 de junho5 min. de leitura

Com a data da prova objetiva marcada para o dia 15 de agosto de 2021, a nova seleção da Polícia Militar do Estado de Alagoas oferta um total de 1.060 vagas, distribuídas entre soldados (1.000) e oficiais (60). Dentre os diversos pontos positivos de se ingressar na PM ALe estão a estabilidade do cargo, benefícios, possibilidade de aprimoramento acadêmico e promoções dentro da corporação. Acompanhe o artigo para descobrir todos os detalhes sobre como entrar na Polícia Militar de Alagoas.

Saiba TUDO sobre o Concurso PM AL

 

Como entrar na Polícia Militar de Alagoas?

A única maneira de ingressar na Polícia Militar de Alagoas é por meio da aprovação em todas as etapas do Concurso PM AL e subsequente conclusão do curso de formação, existente tanto para Soldados quanto para Oficiais.

Interessados em participar do novo Concurso PM AL 2021/2022 poderão fazer suas inscrições no período de 24 de maio até 28 de junho de 2021 no site da Banca Organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, acessível pelo endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/.

O Concurso PM AL é divido nas seguintes etapas:

  1. Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório (apenas para Oficial);
  3. Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  4. Avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório;
  5. Teste de aptidão psicológica, de caráter eliminatório.
  6. Apresentação e comprovação documental e investigação social, de caráter eliminatório
  7. Exame toxicológico,  de caráter também eliminatório e última etapa do certame, sendo condição obrigatória para a matrícula no Curso de Formação.

Confira abaixo algumas dicas essenciais em cada uma das etapas para ajudar a garantir a aprovação!

Como entrar na Polícia Militar de Alagoas: prova objetiva

A prova objetiva do Concurso PM AL, com data de realização prevista para o dia 15 de agosto de 2021, contará com 120 itens formulados pela banca Cebraspe/Cespe. A relação de matérias cobradas para cada cargo é a seguinte:

Cargos Conhecimentos Básicos (50 questões) Conhecimentos Específicos (70 questões)
Soldado Combatente Língua Portuguesa
Noções de Informática
Matemática
História Geral, do Brasil e de Alagoas
Geografia Geral, do Brasil e de Alagoas
Legislação Pertinente ao Policial Militar de Alagoas
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Oficial Combatente Língua Portuguesa
Língua Estrangeira (Inglês)
Atualidades (somente para prova discursiva)
Noções de Informática
Sociologia
Filosofia
História Geral, de Alagoas e do Brasil
Geografia Geral de Alagoas e do Brasil
Biologia
Física
Química
Matemática
Legislação Pertinente ao Policial Militar de Alagoas
Noções de Direito Penal
Noções de Direitos Humanos
Noções de Processo Penal
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo

Matérias mais cobradas no Concurso PM AL: Soldado e Oficial

Os professores do Gran, Érico Palazzo e Fernando Mesquisa fizeram uma estimativa das matérias mais cobradas em provas anteriores dos Concursos PM AL Soldado e Oficial, baseado em avaliações anteriores e chegaram ao seguinte resultado:

  • Língua Portuguesa é a matéria mais cobrada para ambos dos cargos, representando 19% das questões para o cargo de Soldado e 18% para Oficial.
  • Matérias de Ciências Sociais e Ciências Naturais ganham destaque para o cargo de Oficial.
  • História e Geografia Geral de Alagoas figura em segundo lugar em conteúdos mais cobrados para o cargo de Soldado.

Leia mais com mais detalhes sobre os conteúdos mais frequentes para o cargo de Soldado PM AL 

Principais dicas para a prova objetiva PM AL: Soldado e Oficial

Para se sair bem na prova objetiva PM AL, a principal dica é não deixar de estudar por meio da resolução de questões de concurso, incorporando-as de maneira estratégica na sua rotina de estudos. Isso pode ser feito seguindo um cronograma ou ciclo de estudos, que deve levar em consideração tanto os assuntos mais cobrados, como a sua afinidade com cada matéria.

Por meio da resolução de questões de concurso, você se acostuma com mais facilidade ao estilo e nível de cobrança da banca, diminuindo as chances de cair em pegadinhas, por exemplo. A prática também pode ajudar muito a controlar seu tempo geral de resolução e  o nervosismo, que costuma ser um grande problema especialmente para os concurseiros de primeira viagem.

Além disso, sempre que possível, escolha estudar com questões comentadas. Afinal, por meio delas, você obtêm não apenas um juízo de certo ou errado, como também uma breve explicação por um professor especialista, que pode funcionar de resumo para consultas posteriores.

Para te ajudar nessa etapa, conte com o Gran Cursos Questões! A plataforma de resolução de questões do Gran conta com milhares de itens comentados por professores especialistas que podem ser filtrados por matéria, certame, cargo, ano e muito mais! Além disso, você também pode formular simulados, acessar provas anteriores, ter acesso a um plano de estudos voltado para questões, consultar assuntos mais frequentes e checar seu desempenho diário por meio do dashboard interativo.

Clique aqui para fazer seu cadastro gratuito na plataforma Gran Cursos Questões! 

Uma outra importante dica para o Concurso PM AL diz respeito ao modelo da prova, o tão temido “uma errada anula uma certa”. Com isso, o chute não é recomendado e caso você perceba uma marcação errada no cartão de respostas antes de entregá-lo, fazer uma marcação dupla poderá anular o item, deixando a sua pontuação intacta.

Como entrar na Polícia Militar de Alagoas:  dicas para a prova discursiva

A prova discursiva será aplicada apenas para o cargo de Oficial no mesmo dia das avaliações objetivas e terá como tema algum assunto da matéria de Atualidades. Por isso, é essencial não deixar de se inteirar nos principais eventos do Brasil e do mundo, sempre que possível. A prova discursiva valerá 20,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.

Além disso, lembre-se que a redação, assim como a resolução de questões, também pode e deve ser treinada. Reserve um dia na semana para dedicar à produção de textos que observem a estrutura canônica de: introdução, desenvolvimento e conclusão. Lembre-se também de treinar sua capacidade argumentativa acerca de assuntos que impactem a sociedade, já que esse recorte é muito querido pelo Cebraspe. Por último, atente-se à grafia correta das palavras, concordância e regras gerais da língua portuguesa.

O Gran Cursos Online criou o Redação Sob Medida para candidatos que precisem de mais atenção e preparação nessa área. Com esse curso você não apenas assiste aulas sobre como melhorar a formulação de seus textos para concurso, como também pode submeter redações para serem corrigidas por professores especialistas.

Revolucione suas habilidades de redação hoje mesmo! Clique aqui para saber mais sobre o Redação Sob Medida!  

Como entrar na Polícia Militar de Alagoas:  Teste de aptidão física

O teste de aptidão física (TAF) para o Concurso Polícia Militar de Alagoas é dividido em 3 dias, com a realização de 5 atividades distintas. São elas:

  • Abdominal supra tocando os cotovelos nos quadríceps;
  • Barra fixa/Isometria;
  • Corrida de ir e vir (shuttle run);
  • Corrida de 2.000M para masculino e 1800M para feminino;
  • Natação de 25 metros em piscina.

Quanto mais cedo a preparação para o TAF se iniciar, mais facilmente seu corpo se acostumará a realizar os exercícios nas medidas requeridas pelo edital. A antecedência também permite que você comece devagar, especialmente se não tinha o costume de fazer atividades físicas regularmente. Lembre-se sempre de se aquecer antes de qualquer esforço físico, utilizar filtro solar para atividades externas, beber água e não se forçar além do limite. Para colher resultados é melhor que seu treinamento seja mais caracterizado pela constância do que pela intensidade.

Formule metas para cada semana e construa seu condicionamento físico aos poucos, podendo pegar mais firme (sem exageros) após a divulgação dos resultados da primeira etapa de provas (objetivas e discursivas).

Como entrar na Polícia Militar de Alagoas: demais fases

As demais fases não dependem propriamente de um treinamento específico do candidato. Deve-se apenas ter atenção especial para realizar os exames requeridos por edital e submeter todos os documentos no prazo estipulado para a Avaliação Médica e Investigação Social. Fique atento às datas e adiante os processos para não ser desqualificado por falta de cumprimento de prazos.

Como entrar na Polícia Militar de Alagoas: conte com o Gran!

Queremos te ajudar a conquistar o sonho de fazer parte da Polícia Militar do Estado de Alagoas! Por isso, o Gran disponibilizou uma série de materiais gratuitos, tanto no site, quanto no Youtube.

Confira abaixo os links de plano de estudos para os cargos ofertados no edital:

Quem está atrás de uma especialização mais específica, com uma série de recursos, também pode contar com a Assinatura Ilimitada 6.0 Gran Cursos! Com ela você desfruta de:

  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 23.093 cursos;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 6.0!

Avatar


21 de junho5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso PM AL