Como esperar pelo TJDFT?

Avatar


09 de novembro5 min. de leitura

Ainda com uma pontada no coração ao pensar no que passou? O mais importante é pensar que passou! E que foi mais uma experiência, jamais uma derrota, não se deve encarar dessa maneira, não ver com tal, mas sim saber que tudo se trata de aprendizado.

Agora é hora de olhar para frente tendo o que passou apenas como referência, fazer a necessária análise dos erros cometidos: em que assunto estou mais deficiente? Não saber apenas quais questões errei, mas sim: por que as errei? Em que preciso me dedicar mais? Dessa forma, você conseguirá retirar dos erros as lições que o impulsionarão para seguir adiante.

Ter a maturidade necessária para entender que ainda não era o momento, você ainda não estava pronto, não adianta querer alterar a ordem natural dos fatos, você vai “chegar lá” quando estiver pronto e nunca em razão de qualquer outro fator, a realização do seu objetivo dependerá exclusivamente das atitudes que você adotar, daqui em diante a caminhada continua, e o que temos em vista?

Vem por aí outro excelente concurso público que é o Tribunal de Justiça do Distrital Federal e Territórios (TJDFT) e como você está se preparando para isso? Sentado ainda pensado no que passou em uma postura de resignação? Ou com “sangue nos olhos” e vontade de se superar, de mostrar a si mesmo de que é capaz; é preciso saber que todo resultado dependerá apenas de nós mesmos, pois não há qualquer outro responsável pelo nosso sucesso ou “fracasso”.

Mas, antes de pensarmos propriamente em qual deve ser o posicionamento que você tomará a partir de agora, quero apenas lembrar alguns dos excelentes motivos que o levarão a se dedicar para esse concurso, além, é claro, da sua motivação pessoal e do desejo de alcançar a aprovação, que deve ser mantido todos os dias dentro de si mesmo. Isso é o que o fará lembrar todos os dias do porquê seguir adiante.

O TJDFT possui diversas vantagens: ainda que exerça suas atividades em âmbito estadual, o TJ é um órgão federal, portanto, sua remuneração será paga pela União, nunca se ouviu falar em atrasos em pagamento ou qualquer coisa do tipo; muito pelo contrário, muitos são os benefícios, além de uma remuneração atraente – e que é apenas inicial-, gratificações, adicionais, como os adicionais de qualificação, auxílio pré-escolar, funções de confiança, todos acrescidos ao inicial. A carga horária de trabalho é de meio período, o que, sem dúvida, proporciona uma qualidade de vida muito maior ao servidor, ter tempo para cuidar de si mesmo e da família é algo que não se pode mensurar. Foi implementado no Órgão regime de Teletrabalho, o que significa que o servidor poderá realizar suas atividades laborais em casa, claro que sob as condições que o órgão determinar. O plano de saúde oferecido é excelente, entre tantos outros benefícios estendidos aos servidores; assim, não restam dúvidas de que se trata de outro excelente órgão público ao qual você vai se dedicar a partir de agora.

O prazo do último concurso do TJDFT, realizado em 2015, está expirado. Dessa forma, foi aberto processo administrativo para analisar a viabilidade de novo concurso, e esse é o melhor momento para a sua preparação, não temos o relógio como uma arma apontada para a cabeça como o é quando da publicação do edital, temos certo tempo para nos planejar e executar o planejamento, nunca perdendo de vista o objetividade que deve fazer parte da rotina de concursando que se preze.

Falando de forma prática: há muitos cargos vagos, o que pode ser verificado no próprio site do TJDFT, e cabe lembrar que uma certa rotatividade de servidores fará com que esse número aumente ainda mais.

Assim, o momento é agora, não procrastinar é essencial, muitas pessoas imaginam, de forma absolutamente equivocada, que, pelo fato de não haver informações mais delineadas sobre o concurso, podem aguardar; em absoluto, a hora é agora! Esse é o momento de pôr em prática o que você não havia começado ou de continuar com ainda mais afinco o processo de estudos que já havia iniciado.

Este é momento ideal para preparação, sabemos que não se aguarda edital para estudar, erro crasso de amadores, o que não será o seu caso.

E o que está sendo feito para isso nesse momento? Como esperar pelo TJDFT?
Como esperar?! Espera-se trabalhando, dando duro, não damos valor ao que é fácil, portanto é hora de pôr em prática ações que o levarão aos seus resultados.

E objetivo definido, é hora de lançar mão da tática de preparação, você vai esperar executando seu plano de estudos, que se já não existe, deve ser feito imediatamente. Como? Vamos pegar o último edital e separar as disciplinas cobradas na última prova, de forma geral, 60 a 70% das disciplinas se repetem, avalie quanto tempo você poderá dedicar aos estudos e distribua essas disciplinas ao longo das horas de que disporá, montando assim um ciclo de estudos eficiente.

Feito isso, é necessário traçar metas antes da prova, como ter vencido o conteúdo das disciplinas organizadas. Isso pode ser adquirido já pronto ou ser feito por você mesmo, o importante é programar-se para cumprir com o planejamento ora traçado e, dentro do planejado, ir identificando as falhas e sanando gradualmente cada uma no decorrer dos estudos.

Você não pode jamais negligenciar a forma correta de estudar, assim, após a preparação: o que estudar e em que período (ciclo de estudos definido), você deve ater-se a fatores essenciais, como lançar mão de técnicas de estudo que melhor se adequem ao seu perfil, montar, portanto, seu material de revisão por meio de resumos, grifos etc., que serão essenciais quando da publicação do edital para rever conteúdo. Concomitantemente ao estudo teórico, você deve prezar pela realização de muitas questões, se resta alguma dúvida sobre a eficácia de fazer exercícios: saiba que exercícios não são apenas um método de fixação do conteúdo, eles servem também para a autoavaliação do concursando, além de serem um método de revisão de alta eficácia.

Outro mecanismo absolutamente importante é a realização de simulados, essa é uma forma de verificar como está seu desempenho e, por consequência, saber em que se deve melhorar, tudo isso sempre de forma direcionada à banca que realizará a sua prova.

Uma boa noticia é que o TJDFT, há muito, não muda a banca realizadora de suas provas, que tem sido, por muitos anos, a banca Cespe, assim, são grandes as chances de que seja ela a banca responsável pelo próximo certame. Dessa forma, treine questões dessa banca, sua prova virá no mesmo formato.

Ainda sobre tática de estudo, como já mencionado, outra possível é conseguir exaurir o conteúdo antes mesmo da publicação do edital. Isso permitirá que, após sua publicação, você apenas revise o que foi estudado, salvo ponto ou outro que deverá ser abordado pela primeira vez. Não tenha dúvidas de que isso o levará para a sua prova com um nível de preparação inigualável!

Assim, planejamento delineado, siga com a programação. Como exposto, o objetivo é exaurir o conteúdo ali disposto antes do edital, e isso será fantástico! Você verá uma melhora exponencial no seu desempenho, o que vai motivá-lo de uma forma incrível, pois, quando percebemos uma melhora nos resultados, entramos em um círculo virtuoso (e não vicioso) que faz com que queiramos melhorar cada vez mais, e acredito não precisar mencionar as vantagens e o resultado disso tudo.

Por fim, você vai esperar pelo TJDFT, fazendo o melhor que você puder! Dando o melhor de si, como se já houvesse uma data marcada, e não procrastinando e deixando para amanhã o que você pode e deve fazer agora, tudo que se consegue com isso é postergar ainda mais a realização de tudo com que você sonha.

Você vai esperar lutando pelo seu objetivo, dedicando-se! Tendo sempre em mente os níveis altíssimos de exigência das provas e, portanto, irá se qualificar cada vez mais, de forma incansável. Para isso, precisa manter vivos, diariamente, dentro de si, seus propósitos e ser fiel a cada um deles, sabendo que eles é que o levam a sempre lutar pelo que deseja. A partir do alcance desse objetivo, poderá realizar tantos outros sonhos: a viagem, o casamento, a escola para o filho, o esporte, qualquer que seja, a cada um cabe empreender o esforço proporcional ao tamanho dos sonhos. Tenho certeza de que eles são tão grandes quanto a vontade que cada um carrega dentro de si, por isso você irá “esperar”, mas da maneira correta, fazendo por merecer…

TJ: a vaga é sua!


Cristiane Capita

Servidora Pública do Ministério Público da União. Aprovada em 5 concursos: Secretaria de Estado de Educação do DF /SEE-DF, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Ministério do Planejamento-MPOG, Ministério da Educação-MEC e Ministério Público da União.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/mpu-ministerio-publico-da-uniao” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

Avatar


09 de novembro5 min. de leitura