Como estudar para concursos de maneira eficiente

Avatar


05 de maio3 min. de leitura

Olá, tudo bem? Muito prazer, eu sou o coach Marcos Almeida e estou aqui para trazer um assunto mega importante para a sua preparação. Vamos juntos nessa!

Hoje eu vim te apresentar algumas estratégias simples sobre como você pode estudar melhor; se você as implementar, essas técnicas elevarão o seu nível de aprendizado e a sua memorização, elas te ajudarão a criar uma rotina eficaz de estudos e consequentemente te ajudarão a ser aprovado mais rapidamente.

Com a escassez de tempo, temos de ser inteligentes na hora de estudar, aproveitar ao máximo nosso tempo de estudo e fazer com que ele seja o mais produtivo e eficaz possível.

Seguem abaixo algumas dicas práticas para você melhorar os seus estudos a partir de hoje:

Local de estudo

Você precisa escolher um bom local para o seu estudo. Se você vê que seu estudo não rende em casa porque nela há várias situações que tiram o seu foco, seja seus pais te chamando toda hora, seu marido, esposa, namorado, cachorro, gato, filhos chamando sua atenção, talvez seja a hora de você procurar um outro local para estudar, e a minha sugestão são as bibliotecas ou salas de estudos.

Alguns dos meus alunos preferem estudar em sala de estudos, pois conseguem manter o foco e se livram das distrações do celular, das redes sociais e dos afazeres domésticos. Uma outra vantagem das salas de estudo é poder conhecer outras pessoas que têm um objetivo igual ao seu, que é entrar no serviço público.

Lembro-me que em 2018 um dos meus alunos de coaching não conseguia ter alto rendimento em casa, até porque ele tinha dois filhos menores que exigiam atenção. Ele alugou uma sala de estudos e logo cedo chegava lá e estudava até meio-dia. Daí voltava para casa na hora do almoço e retornava para a sala à tarde, onde geralmente ficava até as 18h. Com essa rotina de estudos, ele conseguiu ser aprovado em quatro concursos policiais, inclusive os da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, e acredito e declaro que, se você mantiver a constância nos estudos, também chegará lá!

Material de estudo

Outro ponto de extrema relevância é manter um bom material de estudo já preparado e organizado antes mesmo de começar a estudar, pois, quando você se sentar para iniciar os estudos, não poderá fazer outra coisa que não seja isso. Não pare para organizar material quando seu tempo de estudo já estiver contando.

No Gran Cursos Online, você tem acesso aos melhores materiais do mercado: videoaulas de professores super didáticos, cursos completos em PDF, que contém o estudo teórico daquilo que realmente é cobrado em provas, bem como bastantes questões comentadas por professores para você solidificar o aprendizado. Fora isso, temos mapas mentais e degravações das aulas em vídeo, materiais que auxiliarão a sua revisão.

Mente e corpo descansado

Mente cansada não produz resultados, não aprende! Se você não teve um boa noite de sono, se seu dia foi extremamente agitado, se brigou com alguém e está com “zero cabeça” para estudar, resolva isso antes de tentar estudar, porque seu cérebro vai ficar pensando somente naquilo e você terá muito mais dificuldade para assimilar o conteúdo estudado. Portanto, minha dica é: descanse, relaxe e resolva o que te incomoda antes de estudar.

Tenho visto muitas pessoas acordarem por volta das 5h da manhã para iniciarem os estudos, porém, se você não tiver um número adequado de horas de sono, não adianta nada, a sua memorização dos assuntos estudados será falha. Recomendo pelo menos de seis a sete horas de sono diárias. Menos que isso afetará radicalmente o seu desempenho.

Tempo de estudo

Mensurar o tempo de estudo te ajudará a saber o quão produtivo você tem sido, e perceber que você pode aumentar isso diariamente te manterá mais focado e determinado no seu objetivo. Poucas são as pessoas que fazem isso, mas, se elas soubessem como registrar as horas líquidas de estudos faz a diferença, elas já o teriam feito há mais tempo.

Utilize métricas de desempenho nos estudos. Aquilo que não é medido não pode ser melhorado. Por isso, é essencial que você implemente melhorias no seu desempenho utilizando métricas. Sobre uma delas já falamos, que é contabilizar as horas de estudos diárias e semanais. Poucas pessoas fazem isso. Outras métricas que utilizo com os meus alunos é mensurar o avanço no edital, a média de número de questões semanais realizadas, a porcentagem de acertos e o desempenho em simulados. Utilizando essas medidas e fazendo ajustes na sua preparação, eu acredito que, em pouco tempo, você visualizará um aumento absurdo no seu desempenho.

Essas são mais algumas dicas que eu tenho certeza que, se você colocá-las em prática, seus resultados em provas serão melhores e sua vida será muito mais tranquila e organizada. Além disso, elas te ajudarão a usufruir melhor das coisas boas da vida, sem deixar de lado o estudo.

 

Um abraço, e até breve.

@marcosalmeidacoach

Avatar


05 de maio3 min. de leitura