Como fechar o edital em 3 meses

Avatar


29 de abril4 min. de leitura

 

Você acredita que é possível fechar um edital em 3 meses?

 

Muitos acreditam que não! Convido-o a entender qual a estratégia desenvolvida para que meus mentorados e coachees consigam, em apenas 3 meses, chegar à excelência em seus estudos.

 

O método desenvolvido conta com 3 pilares importantes.

 

Está preparado? Vejamos!

 

Primeiro pilar: eficiência

 

Neste primeiro pilar, prioriza-se a melhora do aprendizado com a resolução de simulados e o êxito em conseguir explicar o conteúdo estudado para outra pessoa.

 

A plenitude da eficiência será o ato de dominar tanto o conteúdo, que até o seu “reflexo do espelho” poderá ser utilizado como coadjuvante de aprendizado. Conte para si mesmo o conteúdo dominado e sinta o poder de ensinar e a segurança da absorção que você nem sequer imaginava já ter.

 

Segundo pilar: alto rendimento

 

O estudo deve estar em um nível maior do que 70% de acertos, em simulados e provas da banca.

 

Não realize simulados de questões inéditas, pois, com isso, você deixa de entender a forma de tratar os temas daquela determinada banca.

 

Terceiro pilar: carga horária

 

Alguns cursos determinam, de maneira engessada, a carga horária de excelência para realizar os estudos para concursos. A carga horária ideal deve fazer um mix entre qualidade e quantidade, causando um alinhamento.

 

Muitas pessoas querem estudar 8 horas por dia quando sai o edital, mas depois vão reduzindo até abandonar por definitivo os estudos. Fingir estudar 8 horas não trará a aprovação; é melhor estudar 5 horas com qualidade, e não apenas visar à quantidade.

 

Como devemos proceder quando nos deparamos com disciplinas com poucas questões disponibilizadas nos simulados, ou legislação nova?

 

No caso da legislação, leitura seca da lei, focam-se prazo, definições, funções (competência) e limites, pois são os conteúdos mais cobrados das leis secas. Este estudo deve ser de 15 minutos com pausa de 2. Faça um estudo ativo, com esquemas e pequenas anotações.

 

Estudar com exemplos hipotéticos, inusitados e absurdos faz com que não esqueçamos o conteúdo; o simples rir nos causa emoções de entusiasmo e alegria. Seja criativo nos exemplos.

 

Mas precisamos saber apenas esses 3 pilares para iniciar nossos estudos? Não. Agora vamos entender o método.

 

 

Método

 

 

O melhor método deve fazer com que você estude todas as matérias dentro de uma mesma semana, ou seja, passar por todas elas, umas mais horas e outras menos horas. Não é fácil, mas é possível.

 

Se você já tem alguma formação prévia em alguma área específica do concurso, ou, se, nos seis meses anteriores ao edital, você já estiver estudando alguma matéria, esta deverá ser vista de forma diferente das demais. Neste caso, o estudo deve ser feito por meio de anotações e questões da banca. Lembre-se: as questões devem ser pesquisadas apenas dos quatro anos anteriores.

 

“O real aprovado não quer saber tudo, e sim apenas aquilo que ele necessita para a aprovação.”

 

Ninguém precisa fechar o edital para ser aprovado. O edital todo é quantidade, e o que é fundamental é a qualidade. Ao que não for importante, você não deverá dar relevância; se houver tempo, haverá de se importar.

 

A repetição de exercícios te leva à perfeição.

 

Primeiramente, utilize o sistema CDE. O que é o sistema CDE? Vou lhe explicar!

 

 

Sistema CDE

 

Esse sistema é para distribuir sua meta de forma inteligente.

 

Classifique, decida e execute.

 

O que vamos classificar?

 

Classifique as matérias em: fáceis, medianas e difíceis.

 

Decidir o quê?

 

Decida sua carga horária semanal e diária. Exemplificando, você quer estudar 35 horas semanais, porém não quer estudar no domingo. Em vez de estudar 5 horas diárias, você realoca as 5 horas do domingo aumentando uma hora em 6 dias, ficando, assim, com o domingo sem horas definidas de estudo.

 

As matérias fáceis serão estudadas com revisão e questões. As medianas e difíceis não.

 

“Dê importância para aquilo que é importante. Aquilo que não é importante, se der tempo, você se importa; senão, não se importará.”

Yuri Lima

 

As matérias difíceis e medianas, na primeira semana, estudamos 30 minutos de videoaula, com velocidade de 1,5 a 2,0 sem psicografar a aula ou pausar, ou material de leitura. Dentro de mais 30 minutos, faremos exercícios de fixação dos assuntos estudados nesses primeiros 30 minutos. Se não houver exercícios por ser parte introdutória, faça a revisão da aula.

 

Contabilizar erros e acertos é importantíssimo para saber o nível de aproveitamento do conteúdo.

 

Não estude uma matéria apenas. A variação de disciplinas faz com que você tenha novos estímulos, não se canse da disciplina e siga renovando seus aprendizados.

 

Executar?

 

Entrar em ação para vencer a resistência. E quando? Todo dia.

 

Na segunda semana, incluem-se 7 minutos de revisão rápida, sistemática e analítica. No que consiste essa revisão?

 

Revisar a matéria da semana anterior da disciplina em questão, antes de continuar com a matéria, para que o raciocínio anterior volte. E assim sucessivamente nas semanas seguintes.

 

A revisão deverá ocorrer também no fim de semana, preferencialmente aos domingos, de duas a quatro horas. Esta revisão corresponde à denominada RQE (Revisão por Questões Erradas) e a simulados com correção detalhada, analisando questão por questão, as certas e as erradas. Intercale um fim de semana de RQE e outro de simulado com correção detalhada.

 

Finalize o seu estudo com a matéria mais fácil e inicie pela de maior dificuldade, pois, no início do seu estudo, a energia está no ápice.

 

Na teoria parece muito complicado, mas o estudo e a organização são hábitos a serem construídos dia a dia. O desconhecido assusta, mas o que é preciso primeiramente para conquistar todos os objetivos nessa jornada é estar aberto a novas técnicas e métodos de estudos, deixando de lado as raízes e teorias conhecidas para experimentar novas experiências no mundo do aprendizado. Permita-se ser incrível e sobreviver onde muitos desistem.

 

Ao longo da jornada, tenha bastante confiança, confie no seu estudo diário. Acredite nos seus professores e mentores. Caso você não tenha mentores, é a hora de pensar em contratar um. Uma das coisas mais importantes do caminho da aprovação é não estar sozinho. De certa maneira, não passa quem estuda tudo, e sim quem estuda de forma direcionada. Esse aqui é o grande diferencial e nós, GranXperts, estamos aqui para te levar até a tão sonhada aprovação.

Avatar


29 de abril4 min. de leitura