Como manter uma rotina diária de estudos

Avatar


23 de junho3 min. de leitura

Olá, tudo bem com você? Muito prazer, eu sou Marcos Almeida, coach aqui no Gran Cursos Online! Hoje vamos falar sobre uma rotina de estudos que você deve manter diariamente para ser aprovado.

Ao longo desses anos atendendo diversos alunos em programas de coaching para concursos, tenho observado como as pessoas têm dificuldade para estudar e para manter uma rotina diária de estudos. Algumas porque trabalham durante oito horas diárias, outras porque têm os afazeres domésticos e outras porque simplesmente não conseguem ficar por quatro horas concentradas estudando e acabam dando lugar a diversas distrações como rede sociais, internet e outras que prejudicam o desempenho nos estudos.

Mas quem disse que você precisa ficar quatro horas direto sentado estudando? O que você precisa fazer é ter, diariament,e de três a quatro horas de estudos, com qualidade. Mensure, por exemplo, quanto tempo você passa nas redes sociais, principalmente no WhatsApp, respondendo notificações ou vendo grupos que nada contribuirão para o seu futuro. Com certeza, você ficará mais de quatro horas perdendo tempo com bobagens, sendo que poderia estar investindo no seu futuro. Já dizia Steve Jobs: o segredo do sucesso é aprender a dizer não. Pergunte-se o que tem roubado o seu tempo de estudos e para o que você precisa dizer “não” hoje.

Então se você tem alguma dessas dificuldades que citei acima, vou te dar a primeira dica: acorde uma ou duas horas mais cedo que o habitual – pronto, aí só faltam três horas. O estudo pela manhã é bem melhor do que o realizado ao final do dia, depois de um dia estressante de trabalho, por exemplo. Assim, você já irá trabalhar feliz por ter cumprido essas uma ou duas horas da sua meta.

Quantas horas você tem de almoço? Uma ou duas? E fica fazendo o que durante esse período? No Instagram, olhando a vida dos outros ou batendo papo no trabalho? Não faça isso! Use pelo menos uma hora para estudar! Ufa, mais uma hora a menos, agora só faltam mais umas duas horas de estudos.

Ao sair do trabalho à noite, mesmo cansado, desanimado, se você achar que não vai conseguir estudar em casa, minha recomendação é que procure uma sala de estudos e vá direto para lá. Isso mesmo, seu sangue estará quente ainda, então as chances de você não estudar numa sala estudos que você paga ou numa biblioteca são quase iguais a zero, até porque nesses lugares você vê todas as pessoas estudando e isso te motivará.

Mas atenção! Não é só chegar lá e dizer que vai estudar e deixar o WhatsApp Web aberto ou qualquer outro aplicativo de rede social. Se você está lá, é para estudar, e com qualidade! Deixe tudo acessível para você (isso inclui a água e uma fruta) e vá ao banheiro antes de começar a se concentrar nos estudos.

Permita-se ficar concentrado e fazer o que foi ali para fazer: única e exclusivamente estudar. Esse deve ser o seu principal objetivo pelas próximas duas horas. Se você não consegue se manter focado por mais de uma hora, não tem problema fazer uma pausa, levantar para tomar um café, uma água, se alongar. Tudo isso é muito importante também. Só não tire mais de 10 minutos de descanso para não dar margem ao cansaço ou ao desânimo.

Inicialmente, talvez você ache muito difícil estudar de três a quatro horas e que nunca vai conseguir. Comece por duas horas e aos poucos aumente esse tempo; você verá que depois tudo fluirá naturalmente e ficará bem mais leve.

Estude todos os dias! Isso mesmo! Talvez você tenha já ouvido falar que é necessário um dia de descanso. Para quem está começando na jornada da aprovação em concursos, é importante ter um “hábito” de estudos, e pesquisas apontam que você adquire um hábito fazendo a mesma atividade de 30 a 60 dias repetidamente. Entendo que, no final de semana, você pode dar uma diminuída nas atividades até para você ter um momento de lazer em pelo menos um dia na semana. Agora, isso não te impede de estudar durante uma ou duas horas nesse dia. Isso não vai atrapalhar o seu dia de descanso e lazer. Por exemplo: no domingo, você pode acordar às 7h, daí estuda de 8h às 10h e ainda terá o dia todo para fazer o que quiser.

Estude com prazer e pense sempre no porquê de fazer isso, no que almeja, nas coisas que poderá comprar ou fazer depois de ter tomado posse. Quando fazemos isso, mandamos mensagens positivas para o nosso cérebro, que tende a ser motivado pelo que vemos, pensamos ou imaginamos.

Então, essa é mais uma dica que eu garanto: se colocada em prática, você logo, logo manterá uma rotina de estudos maravilhosa que te levará bem rápido à sua meta de se tornar um servidor público no cargo dos sonhos! Faça isso e não procrastine mais. Deus te fez capaz!

Nós aqui do Gran temos um compromisso com o seu sucesso, mas você também precisa se ajudar e acreditar que pode.

Um abraço e me siga no Instagram (@marcosalmeidacoach). Rumo à posse no cargo público!

 

Até breve.

Marcos Almeida

Avatar


23 de junho3 min. de leitura