Como melhorar o currículo em 2023: Veja as principais dicas!

Está em busca de uma nova oportunidade profissional? Confira as principais dicas de como melhorar o currículo em 2023 e conquiste um novo emprego!

Avatar


24 de abril5 min. de leitura

O ano já começou tem alguns meses, mas a busca por profissionais qualificados não para nunca! Muitas empresas buscam colaboradores para concretizar novos projetos e planos de crescimento. Por isso, é importante saber como melhorar o currículo e estar preparado!

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você dicas para ter um currículo melhor e chamar a atenção dos recrutadores. Confira o artigo completo ou navegue pelo indice:

  1. Mantenha-se ativo
  2. Aprenda ou aprimore a segunda língua
  3. Envolva-se com trabalho voluntário
  4. Seja objetivo, claro e estratégico no seu currículo
  5. Dê atenção especial para a descrição de atividades realizadas
  6. Tente não ultrapassar 1 página
  7. Adeque também o layout do currículo para a vaga

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Por que é importante melhorar o currículo?

O currículo é um documento essencial para qualquer profissional, especialmente para aqueles em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Ao ler o seu currículo, o recrutador precisa identificar rapidamente porque você é o melhor para a vaga.

Além de conter uma síntese de todas as suas habilidades e conquistas, ele também é quase sempre o primeiro contato que você terá com a empresa ou potenciais clientes. Por isso, você precisa sempre buscar ter o melhor currículo profissional.

Com o advento da tecnologia e a evolução cada vez maior de sites de vagas e recrutamento, é possível que as próprias empresas o encontrem e vagas específicas sejam oferecidas para você.

Esse processo leva em consideração tanto a formação e atividades profissionais anteriores como também os movimentos de aperfeiçoamento e capacitação realizados. Tudo isso só será possível se estiver constantemente atualizado. Por isso, melhorar o currículo é tão importante.

1. Mantenha-se ativo

Independente de você estar empregado ou não, a primeira dica de como melhorar o currículo é manter-se ativo. A competitividade do mercado de trabalho só aumenta a cada ano. Por isso, é importante manter-se em constante atualização.

Isso pode ser feito muitas vezes de maneira gratuita, conquistando cursos livres de capacitação em assuntos relevantes para a sua área, por exemplo.

Outra forma de garantir uma atualização e destaque para o seu currículo é por meio da conquista de uma pós-graduação. É muito comum, principalmente pessoas que não estejam ativas profissionalmente, se dediquem a aprofundar seus conhecimentos.

Como encontrar cursos livres gratuitos para melhorar o currículo?

É muito comum que universidades e instituições de renome ofereçam cursos online gratuitos. É interessante ter o nome desses órgãos como uma forma de melhorar o currículo. Você pode encontrar alguns na:

  • Escova Virtual do Governo (EVG)
  • Instituto Legislativo Brasileiro (ILB);
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);
  • Universidades federal e estaduais em geral;
  • Instituições privadas.

Por que a pós-graduação merece destaque para um currículo melhor?

Com um curso de pós-graduação em nível de especialização, você não apenas garante atualizações para o mercado de trabalho, como também competências essenciais e o título de especialista. É uma estratégia valiosa de como melhorar o currículo.

Isso é essencial especialmente considerando as novas demandas do mercado de trabalho, que buscam candidatos cada vez mais especializados para as vagas. Além disso, ao se tornar um aluno de pós-graduação você também poderá assumir vagas de estágio!

Conheça os cursos de Pós-Graduação da Gran Faculdade! 

2. Aprenda ou aprimore a segunda língua

Uma outra dica de como melhorar o currículo é a conquista de um segundo idioma como espanhol ou inglês.

Essa habilidade pode auxiliar muito na conquista de novas oportunidades. Afinal, o movimento de globalização e conexão entre países e culturas apenas se fortalece a cada ano.

Com uma compreensão básica de um novo idioma, novas oportunidades com certeza aparecerão para você! Assim como os cursos gratuitos, é possível encontrar cursos introdutórios de línguas estrangeiras online.

Além disso, se tiver condições, considere a realização de um intercâmbio para aprimorar suas habilidades!

3. Envolva-se com trabalho voluntário

Você sabia que ações de trabalho voluntário também são muito bem vistas por recrutadores? Afinal, refletem engajamento, compromisso e empatia com a comunidade e com o próximo.

Ademais, existem diversas maneiras de ajudar, possibilitando também o desenvolvimento de outras habilidades essenciais para a atuação profissional. É uma excelente forma de como melhorar o currículo, pois você ajuda uma causa e a sua vida profissional.

Procure escolas, ONGs ou instituições religiosas e de assistência social. Esses locais costumam sempre contar com projetos que precisam de voluntários.

4. Seja objetivo, claro e estratégico no seu currículo

Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento online Catho em 2019, revelou que 30% dos recrutadores levam cerca de 10 segundos para analisar e eliminar um currículo. E dos 400 avaliados, o tempo máximo de análise foi de 1 minuto.

Por isso, uma forma de como melhorar o currículo é manter ele breve e estrategicamente organizado.

Busque colocar no topo das categorias, as formações e experiências mais relevantes para a vaga que você está disputando. Lembre-se: é preciso capturar a atenção do recrutador nesses primeiros segundos.

Caso você consiga fazer isso, seu currículo poderá ser analisado com mais detalhe, desdobrando-se nas suas outras qualificações (cursos livres, voluntariado, habilidades técnicas ou habilidades interpessoais…).

5. Dê atenção especial para a descrição de atividades realizadas

É costume que cada experiência profissional seja seguida de uma descrição de atividades realizadas. Essa é a sua oportunidade para dar destaque às habilidades desenvolvidas de maneira objetiva. O melhor currículo vai ter tudo listado de forma organizada e destacando suas atividades.

Para o cargo de Professor de Inglês, por exemplo, poderíamos ter: planejar e lecionar aulas, interagir com alunos de todas as atividades, participar de atividades de planejamento acadêmico.

6. Tente não ultrapassar 1 página

Quanto mais sucinto o seu currículo for, melhor.

Afinal, como dissemos anteriormente, o tempo dos recrutadores é curto e muito seletivo. Se ao realizar uma triagem de informações, você perceber, por exemplo, que um curso de química não precisa ser incluído para uma vaga de revisor de textos, não faz mal algum deixá-la de lado!

Caso todas as experiências sejam relevantes, não faz mal preencher até duas páginas. Contudo, fique ligado para colocar na parte de cima (que é percebida primeiramente) apenas as mais importantes. Essa é uma importante dica de como melhorar o currículo.

7. Adeque também o layout do currículo para a vaga

Ao realizar uma rápida busca pela internet, você encontrará uma série de diferentes modelos do “melhor currículo” para se basear. As possibilidades vão de modelos mais modernos e criativos, até mais sérios e tradicionais.

Não há exatamente uma restrição de alternativa melhor ou pior de maneira geral: tudo irá depender do seu cargo e da empresa onde você pretende ingressar.

Seja qual for a sua escolha, assegure-se que as fontes utilizadas são legíveis e que o layout permite uma visualização simples e agradável de todas as informações. Na dúvida, opte sempre por modelos mais limpos e simples, esse sempre será o melhor currículo.

Como melhorar o currículo em 2023: conte com a Gran Faculdade!

Conquistar uma graduação ou pós-graduação tem um valor bem maior do que apenas atualizar-se no mercado de trabalho. Por isso, uma forma de como melhorar o currículo é tendo instituições de renome com você!

Afinal, cursos de qualidade (devidamente reconhecidos pelo MEC e no mercado) são ativamente procurados por recrutadores. Como dissemos anteriormente, o profissional “da vez” é aquele cada vez mais especializado em determinado assunto.

Além disso, estudos já mostraram que profissionais com ensino superior tendem a ser mais bem pagos e ocupar cargos de gestão. Por fim, a qualificação também pode te auxiliar no processo de aprovação em concursos públicos, sendo contabilizado na Prova de Títulos ou até mesmo como Atividade Jurídica.

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


24 de abril5 min. de leitura