Como melhorar o currículo em 2022: confira as principais dicas!

Está em busca de uma nova oportunidade profissional? Confira as principais dicas de como melhorar o currículo em 2022 e comece o ano conquistando seu novo emprego!

Avatar


08/12/2021 | 10:15 Atualizado há 243 dias

Com a chegada do novo ano, muitas empresas buscam colaboradores para concretizar novos projetos e planos de crescimento. Assim, o número de vagas ofertadas tende a ser bem maior no primeiro trimestre. Para ganhar destaque e garantir uma destas oportunidade, um grande segredo está em apresentar um bom currículo. Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a melhorar o currículo e chamar a atenção dos recrutadores. Confira!

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

Destaques:

 

Por que é importante melhorar o currículo?

O currículo é um documento essencial para qualquer profissional e especialmente para aqueles em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Além de conter uma síntese de todas as suas habilidades e conquistas, ele também é quase sempre o primeiro contato que você terá com a empresa ou potenciais clientes.

Ao ler o seu currículo, o recrutador precisa identificar rapidamente porque você é o melhor para a vaga. Esse julgamento leva em consideração tanto a formação e atividades profissionais anteriores como também os movimentos de aperfeiçoamento e capacitação realizados.

Com o advento da tecnologia e a evolução cada vez maior de sites de vagas e recrutamento, é possível que as próprias empresas o encontrem e vagas específicas sejam oferecidas para você. Tudo isso só será possível, no entanto, se estiver constantemente atualizado. Por isso, melhorar o currículo é tão importante.

Como melhorar o currículo em 2022?

Agora que você já sabe a importância de melhorar o currículo para a chegada do novo ano, confira as principais dicas de como fazê-lo:

1. Mantenha-se ativo

A competitividade do mercado de trabalho só aumenta a cada ano. Por isso, é importante manter-se em constante atualização, mesmo que você não esteja trabalhando atualmente.

Isso pode ser feito muitas vezes de maneira gratuita, conquistando cursos livres de capacitação em assuntos relevantes para a sua área, por exemplo. A melhor maneira de garantir atualização e destaque para o seu currículo, contudo, é por meio da conquista de uma pós-graduação.

Como encontrar cursos livres gratuitos?

É muito comum que Universidades de renome ofereçam cursos online gratuitos. Por meio da HarvadX, por exemplo, a Universidade norte americana de Harvard apresenta oportunidades para a capacitação de milhares de estudantes ao redor do mundo.

Também há a possibilidade de encontrar cursos gratuitos em Universidades Nacionais e também em outras instituições, como o SEBRAE.

Por que a pós-graduação merece destaque?

Com um curso de pós-graduação em nível de especialização, você não apenas garante atualizações para o mercado de trabalho, como também competências essenciais e o título de especialista.

Isso é essencial especialmente considerando as novas demandas do mercado de trabalho, que buscam candidatos cada vez mais especializados para as vagas. Além disso, ao se tornar um aluno de pós-graduação você também poderá assumir vagas de estágio!

Está em busca do curso de especialização feito para você? Conheça os cursos da Gran Cursos Pós-Graduação! 

 

2. Aprenda ou aprimore a segunda língua

A conquista de um segundo idioma como espanhol ou inglês pode auxiliar muito na conquista de novas oportunidades. Afinal, o movimento de globalização e conexão entre países e culturas apenas se fortalece a cada ano.

Com uma compreensão básica de um novo idioma, novas oportunidades com certeza aparecerão para você! Assim como os cursos gratuitos, é possível encontrar cursos introdutórios de línguas estrangeiras online. Além disso, se tiver condições, considere a realização de um intercâmbio para aprimorar suas habilidades!

3. Envolva-se com trabalho voluntário

Você sabia que ações de trabalho voluntário também são muito bem vistas por recrutadores? Afinal, refletem engajamento, compromisso e empatia com a comunidade e com o próximo. Ademais, existem diversas maneiras de ajudar, possibilitando também o desenvolvimento de outras habilidades essenciais para a atuação profissional.

Se você está em busca de uma oportunidade de voluntariado, pode começar sua busca por meio do Portal do Voluntariado, acessível em <http://voluntariadoemacao.sejus.df.gov.br/> ou <https://www.gov.br/patriavoluntaria/home>.

4. Seja objetivo, claro e estratégico no seu currículo

Você sabia que grande parte dos recrutadores levam de 10 segundos a 1 minuto para analisar um currículo? Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento online Catho em 2019, revelou que 30% dos recrutadores levam certa de 10 segundos para analisar e eliminar um currículo. E dos 400 avaliados, o tempo máximo de análise foi de um 1 minuto.

Por isso, é importante que você mantenha seu currículo não apenas breve, mas estrategicamente organizado. Por exemplo: busque colocar no topo das categorias, as formações e experiências mais relevantes para a vaga que você está disputando, ainda que precise quebrar a tão conhecida regra de listar as atribuições em ordem cronológica.

Lembre-se: é preciso capturar a atenção do recrutador nesses primeiros segundos. Caso você consiga fazer isso, seu currículo poderá ser analisado com mais detalhe, desdobrando-se nas suas outras qualificações.

5. Dê atenção especial para a descrição de atividades realizadas

É costume que cada experiência profissional seja seguida de uma descrição de atividades realizadas. Essa é a sua oportunidade para dar destaque às habilidades desenvolvidas de maneira objetiva. Listá-las utilizando verbos pode ser uma boa maneira de reunir um grande número, sem poluir demais o visual do seu currículo.

Para o cargo de Professor de Inglês, por exemplo, poderíamos ter: planejar e lecionar aulas, interagir com alunos de todas as atividades, participar de atividades de planejamento acadêmico.

6. Tente não ultrapassar 1 página

Quanto mais sucinto o seu currículo for, melhor. Afinal, como dissemos anteriormente, o tempo dos recrutadores é curto e muito seletivo. Se ao realizar uma triagem de informações, você perceber, por exemplo, que um curso de química não precisa ser incluído para uma vaga de revisor de textos, não faz mal algum deixá-la de lado!

Caso todas as experiências sejam relevantes, não faz mal preencher até duas páginas. Contudo, fique ligado para colocar na parte de cima (que é percebida primeiramente) apenas as mais importantes!

7. Adeque também o layout do currículo para a vaga

Ao realizar uma rápida busca pela internet, você encontrará uma série de diferentes modelos de currículos para estruturar o seu. As possibilidades vão de modelos mais modernos e criativos, até mais sérios e tradicionais.

Não há exatamente uma restrição de alternativa melhor ou pior de maneira geral: tudo irá depender do seu cargo e da empresa onde você pretende ingressar. Seja qual for a sua escolha, assegure-se que as fontes utilizadas são legíveis e que o layout permite uma visualização simples e agradável de todas as informações. Na dúvida, opte sempre por modelos mais limpos e simples.

Como melhorar o currículo em 2022: conte com a Gran Cursos Pós-Graduação!

Conquistar uma pós-graduação tem um valor bem maior do que apenas atualizar-se no mercado de trabalho. Afinal, cursos de qualidade (devidamente reconhecidos pelo MEC) são ativamente procurados por recrutadores: como dissemos anteriormente, o profissional “da vez” é aquele cada vez mais especializado em determinado assunto.

Além disso, estudos já mostraram que profissionais com pós-graduação tendem a ser mais bem pagos e ocupar cargos de gestão. Por fim, a qualificação também pode te auxiliar no processo de aprovação em concurso públicos, sendo contabilizado na Prova de Títulos ou até mesmo como Atividade Jurídica!

Qual o diferencial da Gran Cursos Pós-Graduação?

Na Gran Cursos Pós-Graduação, todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e formulados com a qualidade e excelência Gran de ensino à distância que você já conhece e aprova! Durante 2021 já registramos mais de 8 mil alunos registrados, com índices de satisfação que giram em torno de 95%.

Além de serem 100% EAD, na Gran Pós você constrói seus próprios horários, sem precisar ficar preso à rígidos calendários acadêmicos. Estude quando e onde quiser, acessando as aulas por aplicativo ou desktop!

Além disso, na Gran Pós-Graduação você também encontra a modalidade exclusiva pós preparatória 2 em 1: conquista da especialização e estudo pra concursos públicos ao mesmo tempo!

Quais são os cursos da Gran Pós?

Atualmente contamos com 27 cursos em diferentes áreas do conhecimento como Direito, TI, Educação, Saúde, Gestão. No dia 13 de dezembro de 2021 às 10h, você poderá conferir o lançamento de mais 5 cursos exclusivos! Durante a live também serão anunciados descontos incríveis para ajudar você a melhorar o seu currículo definitivamente em 2022!

Clique aqui para se inscrever e participar! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

Gran Cursos Pós-Graduação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.