Como resolver uma questão de concurso? Veja as dicas!

Como enfrentar uma questão de concurso e gabaritar? Descubra!

Avatar


29 de janeiro6 min. de leitura

A questão de concurso é um dos elementos mais importantes para garantir sua aprovação em um concurso público. Isso parece óbvio, não é? Afinal de contas, a maioria dos concursos públicos escolhe a prova objetiva como método primário de avaliação. Mas então, não seria mais certo dizer questões de concurso?

Aqui estamos focando na questão de concurso singular, porque como concurseiro, você sabe que toda questão importa. Seja para garantir um ou dois pontos, seja para prevenir a anulação de um item correto, cada questão de concurso é um pequeno obstáculo a ser transposto e, por isso, deve ser analisada com cuidado.

O principal ponto passa a ser então: qual é a melhor maneira de encarar uma questão de concurso? Afinal de contas, existe uma técnica para fazer isso? Pensando nisso, trouxemos para você um pequeno guia de segurança para o concurseiro com as melhores dicas para enfrentar questão por questão e conquistar todas.

Questão de Concurso: Passo a passo para resolver as questões na hora da prova

1. Fique de olho no enunciado da questão de concurso

A interpretação de texto é uma competência muito cobrada para todos os níveis de concurso público. Além disso, quando não é bem executada, pode te fazer responder uma questão de maneira errada. E isso não se aplica apenas às questões de língua portuguesa; compreender bem uma questão pode te ajudar em todas matérias e especialmente em raciocínio lógico.

Veja como exemplo a questão abaixo:

(IDECAN- Analista de Sistemas. 2013) 

Quatro objetos – uma chave, um dado, um cadeado e um parafuso – foram colocados, cada um deles, em uma gaveta diferente, sendo as mesmas dispostas verticalmente. Considere que:

o cadeado está entre duas gavetas e não está abaixo do dado nem acima da chave;
ou o parafuso está na gaveta mais baixa ou a chave está acima do dado;
nem a chave nem o dado estão na gaveta mais alta.
A sequência de objetos citados, a partir da gaveta mais baixa, é

A.chave, cadeado, dado e parafuso.
B.dado, chave, cadeado e parafuso.
C.dado, cadeado, parafuso e chave.
D.chave, dado, cadeado e parafuso.
E.dado, cadeado, chave e parafuso.

Como resolver a questão de concurso?

Como você resolveria essa questão? Aqui, cada detalhe é importante. Observe as palavras “nem”, “entre” , “acima” e “abaixo”. A partir delas, você será capaz de construir uma imagem mental para visualizar esse cenário e escolher a alternativa correta. Tudo isso faz parte da interpretação de texto que já mencionamos!

Fique por dentro de todas as dicas para uma boa interpretação de texto em concursos! 

Ficou curioso para saber o gabarito? A resposta é a letra E! Caso você tenha errado ou não tenha entendido o gabarito, que tal conferir uma resposta comentada? Essa questão está disponível na nossa plataforma Gran Questões! Lá você encontra essa e mais outras milhares de questões comentadas por professores!

2. Faça marcações em textos grandes

Um texto grande na prova geralmente indica uma bateria de questões relacionadas a seguir. Na resolução de uma prova de concurso, sabemos que cada minuto conta e, por isso, muitas vezes não é possível ler o texto várias vezes. Então, o que você pode fazer? Durante a leitura de longos textos, nossa atenção pode se desviar, especialmente considerando o contexto de tensão de estar prestando uma avaliação tão importante.

Por isso, uma boa estratégia é analisar as questões associadas antes mesmo de ler o texto. Que tipo de questões são? Língua portuguesa, raciocínio, matemática? A partir desse conhecimento prévio, com a caneta na mão, volte ao texto e comece a fazer marcações no corpo do texto, ficando atento para os assuntos abordados em cada questão. Assim você faz uma leitura estratégica do fragmento de texto, apontando para o seu cérebro quais são as partes que ele deve prestar mais atenção.

Mas como vou saber os assuntos mais importantes?

Por meio de treinamento! Aqui a resolução de questões também entra como uma opção estratégica de estudos. Afinal, uma das principais finalidades de resolver questões é que você conheça e aprenda a fazer a prova da banca que está organizando o certame. Com o tempo, você passa a reconhecer os assuntos mais cobrados, a maneira de estruturar questões e também pode acabar esbarrando em questões de concurso repetidas!

Clique aqui para ler  sobre os 10 benefícios de estudar por questões de prova! 

3. Deixe as questões mais difíceis para depois

O raciocínio mais lógico para resolver qualquer grupo de problemas seria começar pelo mais difícil, não é mesmo? Afinal de contas, no início da avaliação sua cabeça ainda está descansada. No mundo dos concursos não é bem assim! Para garantir a aprovação em um concurso público, você deve se focar em acertar a maior quantidade de itens possível.

Por isso, a melhor estratégia é garantir de primeira aqueles itens que você tem mais facilidade. Assim, você constrói uma boa base de aprovação e deixa as questões mais difíceis como margem para construir o seu diferencial em relação aos concorrentes.

Qual o risco de começar pela questão de concurso mais difícil?

As chances de você se cansar mais rápido são maiores. Além de exigir maior raciocínio, as questões mais difíceis ainda podem acabar te deixando frustrado se você, mesmo depois de tantas tentativas, não chegar à uma alternativa do gabarito. Analogamente, acertar as questões que você domina vai ajudar a construir confiança para enfrentar desafios maiores.

Questão de Concurso: Passo a passo para resolver exercícios na hora dos estudos

1. Prefira resolver questões com gabarito comentado

Por meio da questão de concurso você pode aprender muito sobre o conteúdo e ainda direcionar os seus estudos. E como isso funciona? Vamos supor que você está resolvendo uma questão de Direito Constitucional e erra o item. Agora, imagine que você não faz a menor ideia qual é o artigo da lei que responde aquela questão. O próximo passo seria consultar seus materiais teóricos, muitas vezes relendo vários artigos que você já domina para encontrar a resposta. Parece trabalhoso, não é?

Bem, não precisa ser! Para facilitar seus estudos, a plataforma de resolução de questões com gabarito comentado do Gran Questões foi criada. Basta você responder a questão e o comentário do professor está disponível para você a um clique de distância. Veja:

Como resolver uma questão de concurso? Veja as dicas!
Questão de concurso no Gran Questões

Basta clicar na opção destacada “professor” para conferir um comentário inédito escrito por um dos professores especialistas da equipe Gran Questões! Otimize seu tempo e seus estudos com essa ferramenta.

Faça seu cadastro GRATUITAMENTE na plataforma! 

2. Marque a questão de concurso que te marcou

Todos nós conhecemos aquelas “questões vilões” que nos pegam de jeito. Elas podem ser classificadas dessa forma por serem mais difíceis, complexas, muito densas ou por terem uma pegadinha . Um recurso interessante para te ajudar a dominar completamente as estratégias escondidas nessas questões de concurso mais capciosas é marcá-las! Afinal de contas, são tantas questões que você pode acabar esquecendo dessa e… Caindo nela de novo! Queremos evitar isso, não é mesmo?

Revisite essa questão durante as revisões e não seja mais pego de surpresa. No Gran Questões, você pode marcar uma questão da maneira que preferir, construindo cadernos personalizados! Basta selecionar o item de bandeira no painel inferior da questão e selecionar o local onde você gostaria de salvar a questão de concurso.

Depois disso, basta clicar no seu ícone de usuário (localizado na parte superior da plataforma de desktop) e acessar as questões marcadas por meio da seção “Meus Marcadores”.

3. Coloque a questão de concurso em um simulado formulado para você

Resolver questões avulsas é uma técnica de treinamento eficiente, mas não é capaz de te fornecer toda a preparação que você precisa para o dia da prova. Afinal, resolver a questão de concurso no conforto da sua casa, sem valor mínimo de itens e sem limite de tempo é uma coisa; estar em uma sala de concurso com uma prova de 80-120 questões para serem resolvidas em um tempo fixo, é outra completamente diferente.

Por isso, é importante que você também treine por meio de simulados. No Gran Questões você pode gerar seus próprios simulados, filtrando por tema, disciplina, banca avaliadora, órgão, cargo e muito mais! Defina o número de questões a serem selecionadas e conte ainda com um timer na parte superior da tela para te ajudar a controlar o tempo de resolução da prova!

Também há a possibilidade de resolver avaliações formuladas por especialistas e professores da equipe pedagógica do Gran. Essas provas inéditas levam em consideração o perfil de cobrança da banca, bem como características específicas de cada órgão.

Saiba mais sobre os simulados do Gran! 

4. Resolva questões de concurso todos os dias

Foi-se o tempo em que resolver questões de concurso era considerada exclusivamente uma técnica de revisão, aplicada apenas depois que os conhecimentos já estivessem muito sedimentados na sua memória. Atualmente já se compreende que ao resolver questões diariamente, você otimiza esse processo e ainda “educa” a sua cabeça a raciocinar da melhor maneira para a seleção para a qual você está estudando.

Isso quer dizer que a recomendação é trazer a questão de concurso para o seu cotidiano, mesmo que o percentual de erro seja grande no início. Não deixe isso desanimá-lo! O importante é não deixar de praticar. Com o tempo você perceberá um aumento significativo no seu percentual de acertos!

Confira outros recursos gratuitos para te ajudar a resolver uma questão de concurso

Aqui no Gran, somos especialistas em aprovação e queremos  ajudá-lo a conquistar a sua também! Por isso, disponibilizamos no nosso site uma coletânea de materiais gratuitos que você pode consultar. Confira alguns deles relacionados à questões de concurso:


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


29 de janeiro6 min. de leitura