Especialista: como se tornar na sua área de atuação? Veja!

O profissional especialista é aquele que é referência no que faz, trazendo soluções e inovações para o seu trabalho diariamente. Ele também é a principal escolha de clientes e empresas na hora de fazer negócios. Mas como se tornar um? Confira!

Avatar


26 de janeiro4 min. de leitura

O título de especialista é muito importante para a sua carreira e isso não é sem razão: imagine que você tenha um problema em determinada área e precise contratar alguém para resolvê-lo. Certamente irá preferir um profissional que realmente entende sobre a situação, não é mesmo? Pois é! Esse mesmo raciocínio também se aplica ao mercado de trabalho, que agora vê os especialistas como os profissionais ideais para contratar.

Dito tudo isso, o que você pode fazer para se tornar um especialista na sua área de atuação? E o que isso tem a ver com a pós-graduação? Acompanhe o artigo para descobrir!

Como se tornar especialista? Confira o passo a passo!

De acordo com o dicionário Oxford Languages , o especialista é aquele que possui  “conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação ou profissão”. 

Chegar até esse ponto parece ser impossível de primeira, mas focando em cada passo do caminho, conquistá-lo se tornará mais fácil do que você imagina. Veja quais são os principais passos de como se tornar um especialista:

1. Faça uma pós-graduação

Como o próprio nome já sugere, a pós-graduação é a modalidade de ensino que vem logo depois da sua primeira formação de ensino superior (graduação ou tecnólogo). Assim, será capaz de fornecer conhecimentos aprofundados em segmentos específicos da sua área de atuação.

Se você é formado em Ciências Contábeis, por exemplo, uma pós-graduação em Perícia Contábil auxiliará na sua qualificação para trabalhar como esse tipo de profissional.

Além disso, ao concluir um curso de pós-graduação, você também recebe títulos, de acordo com cada curso concluído: Veja:

  • Doutorado: doutor
  • Mestrado: mestre
  • Especialização/MBA: especialista

2. Mantenha-se atualizado

O especialista está sempre buscando conhecer as novidades da área e encontrando maneiras criativas de resolver problemas. Isso pode ser feito tanto pela realização de cursos livres, especializações (pós-graduação lato-sensu), lendo artigos e livros sobre o assunto,  quanto participando de eventos e seminários da área.

O mais importante nesse sentido é nunca parar de aprender e correr da estagnação. Sabe aquela ideia de que você já aprendeu tudo que tinha para saber em determinada área? Pois é! É justamente isso que você deve evitar! A mentalidade de um verdadeiro especialista estará focada em como melhorar sua atuação profissional ainda mais!

3. Trabalhe no seu networking

A construção de um bom networking é essencial para todo o profissional, mas especialmente para o especialista. Afinal, além da preciosa troca de conhecimentos e aprendizados com outros profissionais, por meio do networking também é possível envolver-se e criar projetos ainda maiores.

Esse fator também auxilia no seu reconhecimento como especialista. Basta pensar que ao trabalhar com você, essas pessoas irão reconhecer suas habilidades e potencialmente recomendá-lo para seus clientes.

Um bom networking pode ser construído investindo nas suas relações com colegas de trabalho e supervisores, participando de eventos para a sua área, ingressando em um curso de pós-graduação e até mesmo usando redes sociais profissionais, tais como o Linkedin! Com uma simples busca, é possível encontrar diversas pessoas que atuam no mesmo segmento que você!

4. Produza conteúdo

Você já deve ter escutado aquela famosa frase: “quem sabe faz ao vivo’, não é? Para ser reconhecido como especialista mais rapidamente, uma boa maneira é produzir conteúdo e compartilhar o que você sabe com outras pessoas.

Pense dessa forma: se uma pessoa tem dúvidas sobre o novo processo de aposentadoria e encontra a resposta em um conteúdo produzido por você (Advogado Previdenciário), além de ficar agradecida, ela também estará mais inclinada a contratá-lo para cuidar desse assunto. Afinal, você mostrou que é um especialista de maneira prática. 

Criar um Blog profissional pode ser uma boa ideia nesse caso. Caso não seja interessante para você, também existe a possibilidade de produzir artigos e conteúdo em um canal do Youtube, ou até mesmo nas redes sociais profissionais.

5. Faça um curso de especialização

Como mencionamos anteriormente, a especialização é um tipo de curso de pós-graduação da modalidade lato-sensu que pode garantir a você o título de especialista em determinada área. No entanto, existem muitas outras vantagens de garantir este aperfeiçoamento profissional.

Afinal, cursos de especialização geralmente são mais objetivos (com duração até 1 ano e meio), podem ser realizados 100% online e permitem que você escolha se a formulação de um TCC é interessante ou não para a sua capacitação. Além disso, o foco costuma estar na atuação prática para a sua função.

Também não há limite para quantas especializações você pode fazer e como elas são mais facilmente conciliáveis com outras atividades, você não precisa esperar pelo “momento perfeito” ou pelas suas férias para começar a estudar.

Especialista: quais são as vantagens de se tornar um?

Além de maior reconhecimento no mercado de trabalho, profissionais especialistas que conquistam uma pós-graduação também costumam:

  • receber salários mais altos;
  • ocupar cargos de gestão;
  • participar de grandes projetos;
  • crescer profissionalmente de maneira mais rápida;
  • ser a principal escolha de recrutadores;
  • construir uma carreira autônoma com mais facilidade e;
  • tornar-se referência em sua área, podendo construir uma plataforma que atinja muitas pessoas.

Torne-se um especialista com a Gran Cursos Pós-Graduação!

Se você está buscando uma oportunidade de atualização profissional com qualidade, objetividade, 100% EAD e uma titulação reconhecida pelo MEC, então os cursos de especialização da Gran Cursos Pós-Graduação são ideais para você!

Ao todo, já contamos com 32 programas em diferentes áreas como TI, Direito, Saúde, Educação, Gestão, Contabilidade e muito mais! É a qualidade de ensino Gran para concursos públicos agora também na pós-graduação!

Com as modalidades de pós intensiva e 2 em 1, você ainda pode encontrar um programa 100% voltado para os seus objetivos, sejam eles conclusão mais rápida ou até mesmo preparação simultânea para os principais concursos públicos da área!

Até o dia 31 de janeiro de 2022, você poderá garantir a sua matrícula com descontos de até 50% no valor total do curso! Além disso, na Gran Pós também é possível experimentar o curso por 30 dias, depois de finalizar a matrícula.

Conheça os cursos e faça sua matrícula com desconto! 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


26 de janeiro4 min. de leitura